Mercado

Omnia anuncia construção de seu primeiro Data Center sustentável, no Ceará, em parceria com a Casa dos Ventos

Por Redação

04/11/2025 14h19

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Novo projeto de infraestrutura digital prevê investimento de até US$ 2 bilhões, capacidade de TI de 200 MW e operação com energia 100% renovável e baixo consumo de água

A Omnia, plataforma de Data Centers hiperescaláveis e investida do Fundo V de Infraestrutura do Patria Investimentos, anuncia hoje (4) o seu primeiro projeto de Data Center sustentável de grande porte, desenvolvido em parceria com a Casa dos Ventos, referência em energias renováveis e protagonista da transformação energética no Brasil. O anúncio ocorre no momento em que o Conselho Nacional das Zonas de Processamento e Exportação (CZPE) emitiu autorização para instalação do projeto.

O Data Center Pecém será construído na Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará) do Complexo Industrial e Portuário do Porto do Pecém (CIPP), e terá capacidade inicial de 200 MW de processamento (consumindo até 300 MW de energia total), tornando-se assim um dos maiores Data Centers da América Latina, e o primeiro voltado à exportação, projetado para atender às grandes empresas de tecnologia do mundo e suas demandas globais de Cloud e Inteligência Artificial.

Com início de construção previsto ainda para este ano, e entrada em operação prevista para o segundo semestre de 2027, o projeto receberá da Omnia investimentos de até US$ 2 bilhões para a construção de sua infraestrutura, além de vultosos investimentos a serem trazidos por seu cliente âncora, que ocupará toda a capacidade inicial do Data Center.

O empreendimento utilizará energia 100% verde e renovável, proveniente de novos parques eólicos da Casa dos Ventos, dedicados ao projeto, reforçando o compromisso com a transformação energética e a descarbonização da economia global. O projeto conta ainda com sistema de refrigeração em ciclo fechado, o que possibilita um baixíssimo consumo de água (30 m3/dia), equivalente a cerca de 70 residências médias, sendo a maior parte voltada para consumo humano e predial, e apenas cerca de 10% desse total utilizado para a refrigeração, tornando o Data Center uma referência em eficiência hídrica e sustentabilidade.

“Estamos entusiasmados com o lançamento do primeiro Data Center da Omnia, principalmente por se tratar de um empreendimento que reflete o nosso compromisso com o desenvolvimento de infraestrutura com foco na sustentabilidade, gerando desenvolvimento econômico, tecnológico e social para o país”, afirma Rodrigo Abreu, CEO da Omnia e Operating Partner do Pátria Investimentos. “O Data Center Pecém representa um marco importante para a indústria digital no Brasil, possibilitando que o país assuma um protagonismo global na atração de investimentos para a economia do conhecimento, servindo de forma competitiva e sustentável novas demandas como é o caso da Inteligência Artificial”.

O projeto marca o início do Polo de Data Centers do Pecém, iniciativa idealizada pela Casa dos Ventos, e que conta com a liderança da Omnia no desenvolvimento e implantação de seu primeiro projeto, posicionando o Ceará como um dos principais polos tecnológicos e energéticos da América Latina. “A parceria entre Casa dos Ventos e Omnia é pioneira no âmbito do surgimento dos megadacenters no nosso país. O Brasil tem os atributos certos para liderar esse mercado: matriz energética renovável, conectividade robusta e capital humano qualificado. Esta é uma oportunidade concreta para exportar serviços de alto valor agregado e acelerar a transformação energética”, comenta Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos.

Projeto sustentável com desenvolvimento para o Brasil e para a região

Localizado a apenas 40 km da capital Fortaleza, o projeto se beneficia da infraestrutura do CIPP e da ZPE Ceará, e será conectado diretamente aos cabos submarinos de fibra óptica internacionais que chegam a Fortaleza. Essa estrutura garante acesso às principais rotas internacionais de dados que conectam o Brasil à América do Norte, Europa, África e demais países da América Latina, consolidando o Brasil como exportador de serviços digitais de alto valor agregado. 

Além de sua relevância tecnológica, o projeto trará impactos positivos para a economia, gerando empregos diretos e indiretos, impulsionando a conectividade regional e atraindo investimentos estrangeiros. São previstos também investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de ponta, como inteligência artificial e computação de alto desempenho, além de projetos de impacto socioambiental positivo nas áreas de educação, formação de mão de obra qualificada e recursos hídricos, em discussão com as comunidades locais e regionais por meio da interação com os governos estadual e municipal.

Como líder em investimentos em infraestrutura na América Latina, o Patria criou e desenvolveu uma das maiores plataformas de data centers da América Latina, a Odata, desinvestida com sucesso em 2023. Com a Omnia, o Patria reafirma seu compromisso em liderar iniciativas de alto impacto no setor de infraestrutura digital sustentável em ampliar os investimentos no desenvolvimento de projetos no Brasil e demais países da América Latina, como Chile, México e Colômbia.