Confira as dicas de Rafael Kiso, o melhor profissional de planejamento estratégico do país, segundo a ABRADi
Quando falamos em marketing em ambiente digital, mais especificamente em plataformas de mídias sociais, o primeiro desafio é saber onde apostar as fichas. Assim, o primeiro passo é fazer um bom diagnóstico para saber onde estamos. O diagnóstico estuda o macroambiente, o microambiente e, depois, o ambiente interno do negócio. Para isso, é importante usar análise SWOT: forças (S: strenghts), fraquezas (W: weakenesses), oportunidades (O: opportunities) e ameaças (T: threats). Assim é possível montar uma matriz que servirá de base para os próximos passos, olhando não só o contexto digital, mas para o negócio de forma global.
O segundo passo é definir os objetivos. Após a análise SWOT, você verá que será necessário realinhar os objetivos de acordo com as descobertas e deixar claro onde quer chegar. A partir da SWOT, é necessário extrair os critérios norteadores que servirão para montar a estratégia. É dessa forma que teremos clareza do que fazer para neutralizar as ameaças, aproveitar as oportunidades, ajustar os pontos negativos e usar os pontos positivos com inteligência.
No terceiro passo, vem a estratégia em si, baseada em três pilares:
- Projetos digitais – que inclui modelo de negócio, apps, serviços on-line, sites etc.
- Canais e conteúdo – que inclui mídias sociais, blogs, e-mails etc.
- Mídia – que inclui mídia paga, própria e ganha
Você deve levar em consideração o marketing como um todo, incluindo o modelo de negócio baseado em produto, preço, praça e promoção, com ênfase na comunicação. Ou seja, os 4P’s do marketing apresentados por McCarthy e consagrado por Philip Kotler. Isso significa que não existe “marketing digital”, mas sim “marketing em ambiente digital”.
Com estratégia definida e aprovada, você deve passar ao quarto passo, no qual se especificam as táticas, os projetos, os orçamentos, o cronograma e os recursos disponíveis para a execução da estratégia. Todas as iniciativas postas na estratégia precisam virar um projeto, com início, meio e fim. Aqui, é importante montar os cronogramas e os esforços possíveis para cada iniciativa.
Por fim, o quinto e último passo é o de controle, no qual é necessário definir quais são as métricas de acompanhamento e os indicadores-chave de performance, para conseguir analisar se a estratégia está sendo executada conforme planejada. Neste momento, a execução é monitorada regularmente para verificar se há resultados com as ações projetadas. Ao longo do processo de execução, os indicadores de sucesso devem ser reportados e o status de cada projeto atualizado para que eles sejam reavaliados frequentemente. O monitoramento serve para ter a rota da estratégia corrigida, caso necessário. Mais importante do que ter um bom planejamento é uma boa execução!
*Retirado de UNBOUND MARKETING: Como construir uma estratégia exponencial usando o marketing em ambiente digital Capa comum – 17 agosto 2021