O desafio enfrentado por muitos profissionais e representantes de empresas e instituições reside na escolha das ferramentas adequadas de marketing e comunicação para posicionar e impulsionar suas carreiras e negócios. A seleção nem sempre é uma tarefa fácil. Durante o maior evento de Personal Branding do Brasil, o Summit Internacional de Branding: Pessoas & Marcas (SIB), que ocorreu em Salvador nos dias 24 e 25 de novembro, abordei o conceito de colaboração entre marcas como estratégia de alavancagem de marcas.
A estratégia de posicionar uma marca por meio de outras marcas trata-se de um mix de técnicas e ferramentas que vão além da comunicação e do marketing. Investir em processos de colaboração entre marcas tem diversos benefícios, como o aumento do alcance e visibilidade, o estabelecimento de conexões emocionais com o público-alvo e a ampliação da credibilidade e confiança.
Dentre as ferramentas de colaboração, destaca-se a assessoria de imprensa, na qual a marca é promovida por meio de veículos de comunicação de boa reputação, incluindo jornais, rádios, TVs e portais. Além disso, a divulgação é ampliada por meio de parcerias com microinfluenciadores digitais, e o networking com método são outras ações eficazes que trazem resultados surpreendentes de acordo com suas metas de negócios. A confiança na “publicidade, opiniões sobre marcas e/ou marketing direto feitos por influenciadores” é expressiva, com 71% dos entrevistados afirmando confiar nesse tipo de abordagem, conforme a Nielsen.
Há 22 anos, Arthur Bender, que também palestrou no SIB, introduziu no Brasil o conceito de personal branding, também conhecido como branding pessoal ou simplesmente marca pessoal. Até pouco antes da pandemia, havia dúvidas sobre esse conceito, que muitas vezes se limitava a celebridades e personalidades. Contudo, durante a pandemia, tornou-se praticamente impossível visitar empresas e instalações físicas. Em um período de isolamento social, o foco passou a ser a pessoa. Portanto, o xeque-mate nos negócios era determinado por quem sabia se destacar melhor no ambiente digital.
Apesar de a inteligência artificial criar mascotes e influenciadores falarem sobre marcas, o que prevaleceu e não teve volta foi o representante da marca. O embaixador da marca. O autêntico influenciador da marca, ou seja, o porta-voz, o proprietário do negócio. O especialista naquilo que faz.
Por essa razão, em nossas mentorias, destacamos que mais importante do que escolher é definir. Definir a estratégia certa para o momento adequado de posicionar sua marca, hoje considerada um dos principais ativos, não apenas a marca corporativa, mas sim como você a projeta no mundo. Antes de qualquer ação, foco, planejamento, estratégias e recorrência vão fazer a diferença entre uma marca e A MARCA.
Sobre o autor:
Mônika Vieira – Jornalista e Personal Branding