Influência

Os insights poderosos sobre propósito de João Branco, CMO do McDonald’s

Por Redação

26/10/2022 18h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

O executivo foi ovacionado ao fim do primeiro dia do RD Summit 2022 após fala inspiradora

 

Também conhecido como João Branco do Méqui, o CMO do McDonald’s se apresentou no RD Summit 2022 como “um marketeiro obcecado”. João Branco é natural de São Paulo e tem 20 anos de experiência em grandes marcas, entre elas Novartis, Procter & Gamble e Ferrero. Trabalha desde 2014 no McDonald’s e esteve à frente do time em ações como a adoção do nome “Méqui” nos restaurantes da rede, a campanha “Picanha das Galáxias” e a parceria com Spotify. 

Quem não lembra da ação do McDonald’s durante o BBB21? A ação já virou case de criatividade em Marketing. A Festa do Pijama do McDonald´s foi uma ação integrada de marketing para promover a Méqui Box na casa mais vigiada do Brasil e trouxe ótimos resultados nas redes sociais para a marca.

Tudo foi pensado para parecer que existia um McDonald´s dentro da casa, mas por conta da pandemia da covid-19, os planos precisaram ser alterados. 

 

“A ideia inicial foi abortada e resolvemos inverter a ordem, trazendo o clima da casa das pessoas para dentro do BBB. Se as pessoas estavam trancadas em casa pedindo McDonald´s no delivery, levamos o mesmo clima para dentro da casa do BBB”, revela Branco.

 

Durante a festa foi disponibilizado um QR Code que dava direito a um desconto especial para pedidos feitos na plataforma iFood. Com isso, o McDonald´s não só foi o assunto principal nas redes sociais, mas também travou o aplicativo com a quantidade de pedidos.

 

Para trazer o espectador ainda mais para dentro da ação, no dia seguinte à festa, um domingo, a marca disponibilizou pares de meias exclusivas para quem pedisse a Méqui Box via iFood. Nos domingos seguintes, começaram as vendas de camisetas inspiradas nos produtos da marca e modelos de tapa olho.

 

“Você não faz uma marca ser querida ou amada da noite para o dia participando de um programa de sucesso, ou colocando uma campanha no ar. A gente precisa conhecer muito nosso cliente e saber o que ele deseja,” explica Branco.

 

Além de liderar o time de marketing do McDonald’s, João Branco é colunista no UOL Economia e no Meio & Mensagem. Em 2020, se tornou palestrante da TEDx Talks, ao falar sobre empatia.  Além disso, também é escritor do livro “Dê Propósito”, obra que fala dos valores que foram ensinados ao empresário desde a infância, usando um dos seus maiores apoios – não só do trabalho, mas da vida -, a fé. 

 

 

“Quero ajudar as pessoas a melhorarem sua relação com o trabalho e entenderem que ele não é um mal necessário. Na verdade, as pessoas precisam do que você faz! Nós só precisamos encarar o dia a dia muito além de tarefas ou atribuições, mas como uma missão”, comenta. 

 

João Branco desce do palco e concede entrevista exclusiva para o Nosso Meio TV:

 

 

 

Estrutura gigantesca e multi experiências chamam atenção do público

O evento segue até sexta-feira (28) no CentroSul — Centro de Convenções de Florianópolis — com a maior estrutura já realizada ao longo de suas oito edições: com mais de 14 mil pessoas  circulando pelo evento (entre inscritos, funcionários da RD Station e trabalhadores do evento) e uma equipe de especialistas do setor formado por mais de 130 palestrantes dedicados a 180 horas de conteúdos simultâneos. A estrutura do RD Summit 2022 é a maior já preparada pela organização do evento e leva mais de 60 dias para montagem, numa área de ocupação que supera os 56 mil metros quadrados espalhados nos dois andares do CentroSul, além das demais áreas do complexo de eventos, como estacionamento, passarela e ambientes externos.

 

 

Confira também: