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Os mascotes e as marcas: como evoluíram e se firmaram no mercado local?

Por Victor Campos

06/09/2024 10h30

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A utilização de mascotes por empresas é bem eficaz no aumento do engajamento, principalmente na redes sociais

No atual cenário, mascotes relacionados a marcas encontras nas redes sociais uma chance de brilhar. Esses personagens carismáticos, criados para representar empresas e produtos, se tornam estrelas tanto em campanhas quanto em eventos, conquistando corações e engajando o público. Mas como as empresas adaptaram seus mascotes ao mundo digital? Quais mudanças foram necessárias para manter a utilização desses personagens?

M. Dias Branco

Na década de 1960, a M. Dias Branco deu vida ao mascote Fortinho, para estampar a embalagem dos produtos Fortaleza. O personagem protagonizou comerciais de TV. Dentre eles, o famoso comercial com jingle de lançamento do Macarrão Fortaleza, que ficou conhecido como Tarantela, lembrado com carinho por muitos cearenses. Confira, abaixo:

Além da presença em comerciais, o mascote fez participações em eventos da marca desde a sua criação, na década de 1970, participando de desfiles com as famosas Kombis da Fábrica Fortaleza. Confira abaixo, o registro da empresa de como aconteciam os desfiles, que fazem parte não só da história da marca, como também da cidade de Fortaleza:

Com a modernização das embalagens, Fortinho ganhou adaptações e, ainda hoje, se mantém como ícone atual nas embalagens dos produtos da M. Dias Branco. Além disso, o mascote faz parte do projeto Escola da M. Dias Branco, cujo objetivo é proporcionar visitas de crianças de toda região metropolitana da capital cearense à Fábrica Fortaleza.

Transvale

Tião, mascote da Transvale, foi criado e implementado em 2021 pela Ipanema Comunicação como parte de uma estratégia para humanizar a marca. O processo de escolha do nome contou com a participação ativa dos clientes, criando um laço de interatividade e tornando o Tião rapidamente popular.

A aceitação do mascote foi tão grande que os próprios clientes começaram a pedir para que ele aparecesse mais nas publicações nas redes sociais da Transvale.

Com o passar dos anos e avanços das tecnologias, a Ipanema Comunicação identificou a necessidade de evoluir Tião para o mascote acompanhar as inovações tecnológicas e as novas expectativas dos consumidores. Assim, a agência propôs à Transvale a criação do novo Tião, um modelo 3D que mantém o carisma e a essência do original, mas com um visual atualizado e preparado para as novas plataformas digitais.

Agora, repaginado, o mascote oferece uma experiência ainda mais envolvente, adaptando-se às tendências modernas, sem perder a conexão afetiva com os clientes. Com o novo Tião, a Transvale e a Ipanema Comunicação mostram que tradição e inovação podem caminhar juntas, reforçando o compromisso com a evolução constante da marca.

Beach Park

A Turma do Parque, formada pelos personagens Maré, Finho, Fofura e Tarta, marcou a memória dos cearenses e a história da empresa. Eles foram idealizados com o objetivo de enriquecer a experiência com público, em especial as crianças, reforçando o compromisso do Beach Park em proporcionar momentos inesquecíveis para toda a família.

Os mascotes interagem com os visitantes no parque, fazem fotos e realizam apresentações ao vivo, trazendo alegria e entretenimento a todos que visitam o destino turístico.

Com o sucesso dos mascotes, em 2015, foi criado o Beach Park Studios, uma unidade de negócios dedicada à criação e gestão de propriedades intelectuais infantis. Cada personagem passou a ter uma personalidade própria, que simboliza um valor fundamental para uma infância feliz: criatividade, carinho, diversão e amizade.

Hoje, a Turma do Parque também está presente em várias plataformas digitais, como o YouTube, onde encantam o público infantil com suas aventuras, que se passam em um mundo mágico, em harmonia com a natureza. As ruas do lugar são feitas de água, os carros são boias coloridas e todos os habitante possuem um toboágua em casa.

A idealização e implementação da Turma do Parque pelo Beach Park Studios foi motivada pelo desejo de criar uma experiência de entretenimento que pudesse atrair, complementar e estender a experiência das famílias. Por meio de conteúdos criativos e educativos, os mascotes divertem a família e contribuem para o desenvolvimento psicomotor, linguístico, cognitivo e socioafetivo das crianças.

Unifor

A Unifor, com seus mais de 50 anos de história, idealizou, em 2017, sua mascote. Moema foi criada para as mídias da universidade, inicialmente pelo Facebook. A ideia inicial era ter um perfil auxiliar que abordasse temas institucionais de forma leve e descontraída, funcionando como um alter ego da marca. O objetivo é humanizar a comunicação da universidade e aproximá-la, ainda mais, de seu público, especialmente os estudantes.

A inspiração para a Moema veio da ema que habitava o campus, uma figura já conhecida e querida pela comunidade acadêmica. Para envolver ainda mais a comunidade, foi realizado um concurso cultural interno para escolher o nome da mascote, o que foi um grande sucesso! Em pouco tempo, Moema conquistou espaço na comunicação da empresa, sendo amplamente aceita por alunos, professores e colaboradores. O sucesso digital da Moema rapidamente a levou para fora das telas, transformando-a em um mascote físico, presente nos eventos e interagindo diretamente com a comunidade no campus.

Desde sua criação, Moema é amplamente utilizada em diversas campanhas da Unifor. Ela está presente em campanhas de boas-vindas aos novos alunos, onde interage tanto digitalmente quanto presencialmente, reforçando a identidade acolhedora da universidade. Moema também marca presença em eventos como a Corrida de Rua da Unifor, onde corre ao lado dos participantes, e na cerimônia de colação de grau, vestida de beca e capelo, para celebrar esse momento tão especial. Com o tempo, a mascote se tornou sinônimo de alegria e um símbolo de celebração que enche de vida e entusiasmo cada evento em que participa.

Hoje, Moema é um ícone das redes sociais e do campus, reforçando o vínculo entre a Unifor e seus estudantes. Sua presença marcante em eventos e atividades universitárias continua a fortalecer essa conexão, demonstrando como a humanização de uma marca pode criar laços duradouros e significativos.

Pinheiro Supermercado

O Pinheiro Supermercado nasceu em 1979, com a Mercearia União, localizada no bairro Pan Americano. Em 1989, uma segunda unidade foi aberta na Vila Manoel Sátira. A troca de nome só veio em 1991, quando a terceira loja foi inaugurada na Maraponga, sob o novo nome: Pinheiro Supermercado.

Na mesma época, surge o Pinheirinho, idealizado com o intuito de estabelecer uma conexão forte e pessoal da marca com a comunidade local. O mascote reflete o desejo do Pinheiro Supermercado de não só ser visto como um ponto de vendas, mas também como um vizinho amigável e participativo.

Por meio do Pinheirinho, o Bom Vizinho expressa seu compromisso em contribuir positivamente para o ambiente onde está localizado, fortalecendo os laços com os clientes e garantindo uma relação de confiança e proximidade.

Pinheirinho é utilizado em eventos esportivos promovidos pelo Pinheiro Supermercado, como corridas, campeonatos de beach tennis, passeios ciclísticos. O personagem aparece como um participante animado, interagindo com participantes e torcedores. Pinheirinho também costuma dar a largada das corridas infantis, criando um ambiente lúdico e encorajador para as crianças. Essas ações ajudam a fortalecer a imagem da marca entre um público diversificado e saudável.

Pinheirinho também participa de festas organizadas nos condomínios próximos às lojas do Pinheiro Supermercado. Geralmente, ele se apresenta como o mestre de cerimônias das atividades infantis ou distribui brindes personalizados. As ações ajudam a criar uma percepção positiva da marca entre as famílias residentes.

Delrio

A marca sobralense, Delrio Refrigerantes, criou o Delriozinho em 2017. Ele foi implementado para ser um garoto propaganda perpétuo que pudesse interagir com as pessoas em eventos e nas redes sociais, fazendo trends, memes e interação com influenciadores digitais.

A persona do Delriozinho foi idealizada como um pré-adolescente engraçado, reativo e um pouco imprudente. Seu principal diferencial é ter voz própria, inclusive bem cômica.

Confira também o primeiros episódio da nossa séries especial de conteúdos, “Os Mascotes e as Marcas”: Os mascotes e as marcas: o papel dos mascotes nos times de futebol – Portal Nosso Meio.