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Os Mascotes e as Marcas: o papel informativo e preventivo que eles representam

Por Victor Campos

12/09/2024 16h03

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Os mascotes também servem como forma de facilitar o repasse de informações e na tratativa de assuntos delicados a população

Costumeiramente os mascotes estão ligados a empresas e marcas os humanizando e facilitando sua comunicação com o público. Muitas vezes conseguem até abordar casos sensíveis com uma didática mais eficiente e direta. Dando continuidade à nossa série sobre os mascotes e as marcas, o Nosso Meio apresenta alguns que utilizam dessa ferramenta para informar e cuidar de seus clientes.

Amo Vacinas

A Amo Vacinas possui dois icônicos mascotes, o Super Teddy e sua companheira, a Super Amy. Surgindo em 2016, inicialmente era chamado somente de Teddy e era um urso carismático que logo se tornou símbolo da marca. Sua inspiração foi no grande urso de pelúcia que pertencia à filha de uma das fundadoras. Desde a sua primeira aparição, proporcionando uma sensação de tranquilidade e conforto nas clínicas da Amo Vacinas.

Em 2021, o Teddy passou por uma transformação significativa, tornando-se o Super Teddy, uma versão atualizada do mascote, essa mudança, veio em consonância com o rebranding que a marca sofreu no mesmo período. No ano seguinte, o Super Teddy ganhou uma versão “humana”, ampliando sua conexão com o público. Em 2023, a família de mascotes cresceu com a criação da Super Amy, a companheira de aventuras do Teddy.

Os dois mascotes têm desempenhado um papel fundamental nas campanhas e eventos da marca. Eles marcam presença em inaugurações de clínicas em todo o Brasil, na Feira da ABF (Associação Brasileira de Franchising), alem da presença em eventos como o Cruzeiro do Navio Gloob e nas atividades da revista Pais & Filhos. Além disso, ambos se destacaram em ações temáticas como as Olimpíadas e a Copa do Mundo.

A presença do Super Teddy e da Super Amy atrai público para fotos e abraços, mas também representa os valores da empresa junto aos seus clientes e colaboradores. Os mascotes são os embaixadores da marca e reforçam a missão de proporcionar o bem-estar e segurança em todos os momentos.

Hemoce

O Hemocinho é o mascote do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), e surgiu em uma campanha do centro em novembro de 2000. A campanha foi bem aceita por toda a população e fez muito sucesso na época. Ao longo do tempo, o personagem se tornou um símbolo associado à instituição e à doação voluntária de sangue. Com isso, o Hemoce decidiu alterar seu logotipo e a vogal “o” constante no meio da palavra Hemoce passou a ser representado pelo Hemocinho.

“Em 2024, o Hemocinho está completando 24 anos de vida. Sempre quisemos ter um mascote que representasse a nossa instituição, humanizado, mais acessível e que pudesse não somente ter a cara do Hemoce, mas também ser um fator de identificação com os doadores. A aceitação do público foi muito positiva e começamos a reproduzi-lo em diversos formatos em cartazes, e outros materiais gráficos, brindes para os doadores, além de bonecos infláveis para uso em eventos, como no Halleluya, por exemplo” explica a diretora-geral do Hemoce, Dra. Luciana Carlos.

O mascote participa ativamente de ações do Hemoce em shows e eventos, marcando presença nas campanhas de conscientização e doação de sangue junto aos doadores.

Amar.Elo

O mascote da Amar.Elo carinhosamente apelidado de “ELO” foi idealizado e implementado pela Desencaixa Branding em agosto de 2022. Pensado para facilitar o contato com pessoas vulneráveis com dificuldades e realidades diferentes.

Como o intuito de ser a voz de quem está passando por um transtorno mental, o mascote serve como ponte de contato a quem queira falar de situações que viveu, ou vivência no seu dia a dia do trabalho, sem a necessidade de se mostrar.

O ELO, possui um blog no site da Amar.Elo onde compartilha vivencias e conversa com pessoas em situação venerável, ofertando dicas e orientações de como enfrentar os momentos difíceis. Confira o Blog aqui., O mascote também está sempre presente nas redes sociais da empresa e também serve como rosto para bonecos e outros materiais de divulgação da empresa.

“Nossa metodologia de desenvolvimento de plataforma de marcas é bem dinâmica e colaborativa, criamos de uma forma bastante integrada com o cliente. No caso do desenvolvimento da plataforma da marca da Amar.Elo já era um desejo do cliente ter uma mascote. E, realmente, fazia muito sentido, por ser uma marca de serviços relacionados à saúde mental que precisava ser muito humanizada. Foi, então, que criamos a Elo. Ela ou ele (Elo não possui um gênero definido) representa os sentimentos e as emoções do paciente. Uma forma de criar conexão com o público e gerar relacionamento. Elo, na época, tinha o seu próprio blog. Outro fato interessante é que Elo muda de cor de acordo com a temática que está abordando. Visualmente, ela tem o formato do “A” do nome Amar.Elo.” destaca, Céu Sturdat, CEO da Desencaixa Branding

ProHospital

Há 45 anos, Glauco Bosco Guedes Holanda e Angélica Maria Rufino Holanda fundaram a Comércio e Representações Holanda LTDA, dando início a uma jornada de dedicação e compromisso com a saúde no Brasil. O que começou como uma resposta à escassez de suprimentos médicos no final da década de 1970, hoje é o renomado Grupo Prohospital, referência no mercado de saúde brasileiro.

Uma das formas mais criativas e eficazes que o grupo encontrou para reforçar esses valores foi a criação do mascote Doquita, uma figura carismática em homenagem ao Sr. Glauco, o fundador do grupo. O nome “Doquita” surgiu como uma maneira carinhosa de preservar a memória e a influência do Sr. Glauco, que era conhecido por sua sabedoria, simpatia e pelos jargões que usava dentro da empresa. Ele sempre foi uma pessoa cujas palavras e ensinamentos traziam grandes lições, impactando positivamente todos ao seu redor.

A criação do “Doquita” se deu em 2022, um ano após o falecimento do Sr. Glauco em fevereiro de 2021, foi uma forma de homenagear e manter viva sua presença e seu legado dentro da empresa. O mascote reflete a personalidade alegre, empática e carismática do Sr. Glauco, servindo como uma extensão da cultura que ele implantou em nossa organização.

Além de ser uma homenagem, o mascote desempenha um papel estratégico no marketing e endomarketing da empresa. O mascote humaniza a marca, tornando-a mais acessível e conectada emocionalmente ao público. Traz leveza e uma experiência lúdica que facilita a comunicação de mensagens importantes, criando um vínculo mais forte com colaboradores, clientes e parceiros.

O Doquita é utilizado em campanhas promocionais, ações de trade marketing e eventos, tanto internos quanto externos da marca. Sua presença constante em nos eventos, sejam eles voltados para o público interno ou para os fornecedores, ajuda a criar um ambiente acolhedor e envolvente.

Grupo Cidade de Comunicação

Recentemente, o Grupo Cidade de Comunicação reuniu todos os colaboradores e seus familiares para apresentar seu novo mascote, o Cidadão, também chamado de Cidinho.

O mascote foi criado com intuito de ser símbolo de alegria, informação e conexão com o público cearense, representando os valores do grupo: inovação, credibilidade e proximidade com as pessoas.

Com um visual cativante e uma personalidade carismática, o personagem foi desenvolvido para interagir com crianças e adultos, levando a marca do GCC para todos os cantos do Ceará de uma forma leve e divertida, estampando o rosto das campanhas, ações e dos eventos do grupo.