Imagine uma casa construída sem um alicerce sólido. O risco de a casa desabar é iminente. Pode ter certeza que um dia ela vai ao chão e todo o investimento se perde. O mesmo acontece quando realizamos as ações de marketing sem termos definidas a plataforma da marca e suas estratégias.
Essa realidade muitas vezes acontece pela pressa em se obter resultado, em encurtar caminho, mas o que isso vai ocasionar é o que diz o velho ditado: “o apressado come cru”. E eu digo, não só “come cru” como também perde tempo, esforço e dinheiro.
A orientação que dou é: não pule etapas. Comece pelo branding e depois trace as estratégias de marketing. O branding traz clareza sobre a sua marca, sobre o que ela é, sua essência e os seus diferenciais. Ele traz um entendimento sobre a sua personalidade e identidade, além de definir o universo de atuação da marca, o que faz sentido e o que não faz sentido para ela. É como um processo de autoconhecimento que traz a poesia do que é único nela, gera consistência e que permite conectar com o consumidor.
Começar pelo marketing é como ter a oportunidade de falar ao microfone para uma plateia selecionada e não saber o que dizer ou dizer algo que não faz o menor sentido. O marketing é crucial para o sucesso de um negócio, mas para trazer resultados deverá, dentre outros fatores, se fundamentar na plataforma da marca.
Quando o marketing é realizado sem um foco claro que não respeita a identidade da marca, a empresa corre o risco de apresentar um posicionamento confuso e desconexo com a sua estrutura, prejudicando a sua imagem. Essa falta de consistência pode levar à perda de confiança por parte dos consumidores e impactar na autenticidade da marca.
Prejudica também as possibilidades de expansão da marca para outros mercados. Estratégias genéricas de marketing não conseguem criar uma conexão emocional eficaz, inviabilizando a entrada em novos mercados.
Por isso, invista no “autoconhecimento” da sua marca, desenvolvendo a sua plataforma por meio do branding e depois trace as ações de marketing. Nesse processo é importante ter em mente que, mesmo com a plataforma da marca definida, o processo de branding é continuo. A gestão de uma marca não termina nunca e deve ser feita de forma profissional.