Os perigos do marketing sem branding

Publicado em

15/01/2024 08h39

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Imagine uma casa construída sem um alicerce sólido. O risco de a casa desabar é iminente. Pode ter certeza que um dia ela vai ao chão e todo o investimento se perde. O mesmo acontece quando realizamos as ações de marketing sem termos definidas a plataforma da marca e suas estratégias. 

Essa realidade muitas vezes acontece pela pressa em se obter resultado, em encurtar caminho, mas o que isso vai ocasionar é o que diz o velho ditado: “o apressado come cru”. E eu digo, não só “come cru” como também perde tempo, esforço e dinheiro. 

A orientação que dou é: não pule etapas. Comece pelo branding e depois trace as estratégias de marketing. O branding traz clareza sobre a sua marca, sobre o que ela é, sua essência e os seus diferenciais. Ele traz um entendimento sobre a sua personalidade e identidade, além de definir o universo de atuação da marca, o que faz sentido e o que não faz sentido para ela. É como um processo de autoconhecimento que traz a poesia do que é único nela, gera consistência e que permite conectar com o consumidor.  

Começar pelo marketing é como ter a oportunidade de falar ao microfone para uma plateia selecionada e não saber o que dizer ou dizer algo que não faz o menor sentido. O marketing é crucial para o sucesso de um negócio, mas para trazer resultados deverá, dentre outros fatores, se fundamentar na plataforma da marca.  

Quando o marketing é realizado sem um foco claro que não respeita a identidade da marca, a empresa corre o risco de apresentar um posicionamento confuso e desconexo com a sua estrutura, prejudicando a sua imagem. Essa falta de consistência pode levar à perda de confiança por parte dos consumidores e impactar na autenticidade da marca. 

Prejudica também as possibilidades de expansão da marca para outros mercados. Estratégias genéricas de marketing não conseguem criar uma conexão emocional eficaz, inviabilizando a entrada em novos mercados.

Por isso, invista no “autoconhecimento” da sua marca, desenvolvendo a sua plataforma por meio do branding e depois trace as ações de marketing. Nesse processo é importante ter em mente que, mesmo com a plataforma da marca definida, o processo de branding é continuo. A gestão de uma marca não termina nunca e deve ser feita de forma profissional.

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.