Destaque

Outubro Rosa: A atuação de empresas locais para a saúde e bem-estar das mulheres

Por Lucas Abreu

22/10/2024 09h16

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Na segunda parte do especial Outubro Rosa, o Nosso Meio destaca as empresas locais que realizam campanhas internas e externas em apoio a causa

Presente no Brasil desde 2002, a campanha do Outubro Rosa visa conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama – e, mais recentemente, câncer de color de útero. Neste período, boa parte das empresas adota o famoso Laço Rosa em prol da campanha e produzem materiais institucionais que servem como lembrete para que as colaboradoras realizem os exames preventivos.

Pensando em uma abordagem mais ampla, os setores de RH de algumas empresas vão além, realizando campanhas internas e externas em prol da saúde e do bem-estar de suas colaboradoras e das mulheres que enfrentam o câncer de mama e/ou o câncer de colo de útero. As ações incluem momentos educativos com a presença de especialistas da área da saúde, campanhas de doação de perucas e ações que incentivam a prática de esportes como medida de prevenção ao câncer de mama e colo de útero.

Conheça algumas dessas campanhas, abaixo:

Aço Cearense

A Aço Cearense realiza campanhas internas em prol do Outubro Rosa com sua colaboradoras, anualmente. A nova edição tem como tema “A Prevenção Transforma Vidas”. Serão rodas de conversas com profissionais de enfermagem convidados e a equipe médica do Grupo. Além disso, a campanha também contemplará um café da manhã especial, massoterapia e dicas de autocuidado e beleza para todas as colaboradoras interessadas em participar. 

“O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, mas sempre tendemos a ampliar o tema para uma visão mais geral de cuidados de saúde da mulher, destacando sempre a importância do olhar para a saúde da mulher, de maneira integral, para ser lembrado e estimulado durante o ano inteiro”, ressalta Fernanda Maria Rocha, Médica do Trabalho da Aço Cearense.

Engaja Comunicação

Durante um dia no mês de outubro, a Engaja realiza um momento de conversa com todas as mulheres que fazem parte da agência. A conversa é mediada pela equipe de psicologia da plataforma Moodar, que fica disponível o ano inteiro para os funcionários da assessoria de comunicação.

“A prevenção do câncer de mama é fundamental para engajar, conscientizar e motivar os colaboradores sobre a importância da saúde preventiva no ambiente corporativo. […] Essa abordagem não só fortalece o vínculo entre a empresa e os colaboradores, mas também impacta diretamente a produtividade e a motivação, uma vez que os funcionários se sentem cuidados e valorizados”, aponta Geísa Tavares, analista de RH da Engaja.

Especiarias Aromas

A Especiaria Aromas possui em seu portfólio uma linha de home spray que possui uma fragrância exclusiva chamada Ame-Se. Segundo Bárbara Monterry, proprietária da Especiarias Aromas, 100% da renda arrecada com os home sprays é destina à Associação Nossa Casa, que acolhe pacientes em tratamento ao câncer de mama.

“Durante minhas sessões de quimioterapia no CRIO, onde também há pacientes do SUS, vi de perto a necessidade de pessoas que vinham do interior para tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Me perguntei como poderia ajudar essas pessoas e foi então que conheci a Associação Nossa Casa, que acolhe pacientes. A partir daí, surgiu a ideia de criar a fragrância “Ame-se”, com 100% da renda destinada à instituição”, explica Bárbara.

Além da “Ame-Se”, Bárbara Monterrey realiza outras ações de apoio ao Outubro Rosa como membra da OncoFriends, grupo de apoio formado por 150 mulheres de diferentes faixas etárias, do qual também é uma das fundadoras.

Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar

Engajados em amplificar o cuidado com o colaborador, o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar possui o projeto Jeito de Cuidar que envolve, nas dimensões e pilares do cuidado integral, os seguintes aspectos: movimento, nutrição, sono, natureza e ambiente, gestão do estresse, relações e redes de apoio, desenvolvimento pessoal e profissional, finanças e espiritualidade.

Neste Outubro Rosa, o Instituto lança uma série de atividades em alusão ao mês de prevenção ao câncer de mama. Durante uma semana, o Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) engajará os colaboradores na conscientização e no diálogo sobre o tema.

“A ideia é que esses momentos sejam conduzidos pelos profissionais na área da saúde de nossas unidades, reforçando a importância do autocuidado”, ressalta Graziela Monte, Coordenadora de DHO. 

Dentre as atividades, a Segunda Rosa será destinada a bate-papos virtuais sobre a importância do autocuidado, superação e desafios, além de destacar que cuidar da mente também é cuidar do corpo, reforçando o empoderamento feminino. Os encontros acontecerão todas às segundas-feiras do mês de outubro, às 8h30h, pela plataforma Teams. Além disso, outros momentos foram reservados para a prática de autocuidado, práticas integrativas, além de jogos, dinâmicas e ações da CIPA.

Rede Memorial

A Rede Memorial Fortaleza realizou um evento interno em celebração ao Outubro Rosa, dedicado à promoção do autocuidado e à valorização da beleza feminina. A ação contou com serviços de maquiagem e atividades de pintura, incluindo a criação de telas e mandalas, proporcionando um espaço acolhedor para um bate-papo sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde.

“O autocuidado da mulher deve ir além do Outubro Rosa. Esta campanha nos oferece a oportunidade de propagar essa mensagem de maneira ainda mais efetiva”, declarou a diretora da Rede Memorial Fortaleza, Patrícia Meireles.

Sicredi

A Sicredi Ceará lança a campanha “Doe Autoestima” em apoio ao movimento Outubro Rosa. A iniciativa tem como foco principal incentivar a doação de cabelos para mulheres em tratamento oncológico, proporcionando a elas a chance de resgatar parte de sua autoimagem e confiança durante esse período difícil. Além de destacar a importância dos cuidados com a saúde, a ação também reforça o valor da solidariedade.

A queda de cabelo, um dos efeitos colaterais mais evidentes da quimioterapia, pode afetar profundamente a autoestima das pacientes. Pensando em minimizar esse impacto, a campanha tem como propósito arrecadar doações de cabelo para a confecção de perucas. A iniciativa conta com a participação de 27 salões de beleza distribuídos por Fortaleza, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixadá, Sobral, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Brejo Santo, Crateús e Russas.

“Essas ações estão diretamente conectadas com o nosso propósito como cooperativa, sendo essenciais para apoiar aqueles que estão passando por um momento tão difícil. Através da valorização da autoestima, oferecemos um suporte emocional significativo”, ressalta Natalie Batista, gerente de comunicação e marketing da Sicredi Ceará.