Destaque

Oversized Marketing e a utilização de CGI em campanhas publicitárias

Por Victor Campos

22/04/2025 17h18

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Marcas e influenciadores se apropriaram dessa técnica visando chamar ainda mais a atenção de seus públicos destacando seus produtos ou serviços

O Oversized Marketing é uma estratégia que aposta no exagero proposital que visa chamar a atenção de seu público. Esse exagero pode ser em tamanho, impacto visual, linguagem, promessas ou ações. A ideia é sair do comum e ser tão fora da curva que o público não consiga ignorar.

O objetivo dessa estratégia é chamar atenção num mundo saturado de mensagens, se destacando seja no feed, na rua ou em qualquer canal de comunicação. Funcionando muito bem em contextos onde chocar ou surpreender positivamente é mais eficaz do que ser somente elegante ou “certinho”.

Um ponto importante dessa estratégia é utilização do CGI (Computer Graphic Imagery) na maioria de suas ações virtuais, uma ferramenta perfeita para o exagero visual que o Oversized Marketing busca. Ela permite criar cenas ou elementos absurdamente grandes, surreais ou visualmente impactantes sem os custos e limitações do mundo físico.

Marcas e influenciadores viram nessa estratégia a oportunidade de posicionar seus produtos e serviços de uma maneira mais estratégica e impactante.

Confira:

MAC Cosmetics:

A MAC Cosmetics se utilizou do CGI (Computer Graphic Imagery) e do Oversized Marketing em 2023, emplacou uma ação promocional do batom da marca gigante em praça pública visando chamar atenção para o lançamento do produto na época.

Primark:

A campanha da Primark, intitulada “Walking Billboards”, foi uma ação criativa e impactante realizada em 2019, e visava marcar a reabertura da loja da marca no King of Prussia Mall, na Filadélfia, EUA. A campanha se utilizou de sacolas físicas enormes que chamou a atenção dos clientes ao redor do shopping.

DFB:

O Dragão Fashion Brasil 2025, também se utilizou dessa estratégia com a utilização do CGI, a qual auxiliou no anúncio do local onde o evento irá acontecer esse ano, implementando com a tecnologia em forma de dragão gigante em frente a fachada do Centro de Eventos do Ceará, onde ocorrerá o evento.

Magalu e Juliano Floss:

A Magalu também marca presença nessa lista. Em março desse ano, a varejista compartilhou em suas redes sociais a campanha assinada pela agência Ogilvy Brasil, produzida em parceria com o Estúdio Bento, que compartilhou o making of da campanha estrelada pelo influencer Juliano Floss.

BS Desing:

O empreendimento BS Desing também entrou na onda do CGI ao compartilhar a chegada da marca JcJewels em seu complexo com o despencar de joias preciosas no famoso prédio alencarino.

Lacoste e Malu Borges:

A influenciadora Malu Borges e a Lacoste se utilizam da estratégia do CGI para divulgar a Semana de Moda de Paris de 2025, a campanha se utilizou da ferramenta para inserir um jacaré gigante de cerca de 8 metros de comprimento e quase 3 metros de altura nas ruas de Paris.

Mari Maria e Burger King:

A influencer Mari Maria e o Burger King também se utilizaram dessa ferramenta para chamar atenção para o relançamento da collab entre as marcas com os brilhos labiais da marca da influenciadora no combo com o hambúrguer da franquia.

L’Oréal Paris:

A L’Oréal Paris também marca presença na lista com a utilização da ferramenta de CGI para divulgar sua coleção de produtos Intense, onde buscava chamar a atenção de seu público com cabelos esvoaçantes na sacada de um prédio em Paris.

Maybelline:

A Maybline também fez o uso de CGI em sua campanha com o Oversized Marketing onde implementou bases da marca gigantes caindo com balões em plena NY nos EUA.

Pandora:

A marca de joias Pandora, também entrou na onda e espalhou seus produtos gigantes por toda a Londres, desde o tradicional metrô da capital britânica até o icônico Big Bang envolvo com a pulseira da marca.

Outros influenciadores e marcas também se utilizaram de outras ferramentas de marketing para promoverem seus produtos, confira alguns conteúdos relacionados a baixo: