Mercado

Pague Menos encerra segundo trimestre de 2023 com EBITDA de R$ 271,5 milhões

Por Redação

10/08/2023 10h28

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Aumento de 60,9% nas vendas omnichannel, atingindo 11,4% das vendas consolidadas

Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Empreendimentos Pague Menos registrou EBITDA ajustado consolidado de R$ 271,5 milhões no segundo trimestre de 2023, 28,9% acima do 2T22 e receita bruta consolidada de R$ 3 bilhões, 35,9% superior ao registrado no trimestre anterior. Um dos destaques do período foi o crescimento das vendas, chegando 35,9% no consolidado. 

“Esse aumento é o resultado de uma combinação saudável de crescimento em lojas maduras e expansão orgânica, além da consolidação da Extrafarma”, explica Mário Queirós, CEO da Pague Menos e Extrafarma

“Além do incremento significativo de market share nas regiões Norte e Nordeste em decorrência da integração com Extrafarma, crescimento muito importante na região Centro-Oeste e Sudeste”, complementa.
 

O aumento se justifica com o registro do aumento nas vendas omnichannel, com R$ 342,8 milhões, crescimento de 60,9% em relação ao mesmo período de 2022. Ao todo, os canais digitais da companhia representaram 11,4% da receita consolidada, aumento de 0,2 p.p em relação aos primeiros três meses do ano. Já o canal de vendas de maior destaque no período foi o e-commerce, que cresceu 74% na comparação com o 2T22. Também houve crescimento de tráfego (71%), downloads do app (55%) e usuários ativos (47%). 

“Nosso ritmo de aumento das vendas via canais digitais mais uma vez superou a média de mercado, gerando crescimento do nosso market share online”, comemora Queirós.

O mix de vendas da companhia também evoluiu de forma favorável no período, com crescimento acima de 20% em categorias como medicamentos genéricos, higiene e beleza e dermocosméticos. 

“O resultado positivo é fruto de um planejamento assertivo na expansão do sortimento, competitividade nos preços e boa execução do planejamento das lojas”, pontua Queirós. 

Os itens de marca própria ganharam relevância em ambas as bandeiras, chegando a 6,8% das vendas em Pague Menos e 5,6% em Extrafarma. Além disso, houve uma evolução favorável nos índices de ruptura de estoques, que atingiram o menor patamar em Pague Menos desde o final de 2021. Em paralelo, a média de sortimento ativo por loja atingiu 10,7 mil SKUs, crescimento de 8,8% em relação ao 2T22. Já em Extrafarma, que antes da integração contava com índice de ruptura cerca de duas vezes superior ao de Pague Menos, a disponibilidade de produtos no 2T23 foi semelhante à registrada em Pague Menos.

Ao longo dos últimos três meses, a Pague Menos realizou 16 inaugurações e 11 fechamentos, encerrando o trimestre com portfólio de 1.652 lojas. As aberturas executadas no 2T23 concluem o plano de expansão projetado para o ano.

“Até o final do ano, vamos concentrar nossos esforços na normalização do ciclo de caixa, redução de alavancagem e integração da Extrafarma”, explica Queirós.

Além disso, o Conselho de Administração acaba de anunciar o aumento de capital privado de até R$ 400 milhões via emissão de novas ações no 3T23. O aporte será integralmente destinado ao reforço da estrutura de capital, viabilizando a redução de encargos financeiros da dívida e a retomada da expansão orgânica em 2024. 

“Acreditamos que a capitalização também terá impacto positivo no lucro por ação e possibilitará a chegada da Pague Menos e Extrafarma a um número cada vez maior de cidades brasileiras”, conclui o executivo.

Confira também:

Segundo dia de CONARH 2023: Saúde mental e liderança são temas dos principais painéis do evento

Acesso Estratégia Criativa celebra a conquista da conta da Ambiental CE e novas contas

Caramelo Comunicação conquista conta da Associação Brasileira de Podcasters (Abpod)