O comércio do varejo farmacêutico aponta crescimento para 2023. Ao contrário de alguns mercados no Brasil, o campo farmacêutico está se saindo muito bem, faturando R$ 166,46 Bilhões até o 1° semestre deste ano (Fonte IQVIA).
De acordo com a pesquisa realizada pela IQVIA Brasil, empresa multinacional americana que atua nos setores de tecnologia da informação em saúde e pesquisa clínica, o setor farmacêutico brasileiro assinala um crescimento de 12% no mercado, e estima uma projeção de mais 11,5% de crescimento para 2023.
Nesse cenário a Pague Menos vem expandindo sua atuação no mercado como um Hub de saúde, com o propósito de levar saúde e bem-estar para os brasileiros.
Para isso, a Pague Menos vem aumentando o seu leque de serviços, com consultórios farmacêuticos em mais de 800 lojas, oferecendo mais de 50 serviços de saúde, entre eles consultas via telemedicina e testes clínicos, por preços acessíveis.
Renato Camargo, Vice-Presidente Marketing, Digital, Serviços de Saúde & CX na Pague Menos, trouxe ao MMA Impact Brasil um panorama e as estratégias e diversas atuações para construir uma marca sólida.
70% público da Pague Menos não possui plano de saúde, e é justamente nesse ponto que a rede de farmácias viu uma oportunidade de crescimento, já que os clientes necessitavam de atendimento especializado por um preço mais acessível.
“A pandemia fez com que a farmácia voltasse para o protagonismo do primeiro atendimento, de urgência, do primeiro momento. Então a gente acabou virando um Hub de Saúde, que a gente chama de One stop Care”, afirma.
A Pague Menos é a única rede do varejo farmacêutico presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Com mais de 20 mil colaboradores, atua em mais de 320 municípios e conta com mais de 1.100 lojas espalhadas por todo o Brasil, além de uma plataforma omnichannel que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir.
Renato destacou a importância dessa presença em diversos canais de comunicação, e apresentou o lançamento da “Minha Pague Menos”, que tem como objetivo alcançar mais clientes e proporcionar um benefício para eles por meio de um aplicativo.
Marketing Inovador
Um dos diferenciais da Pague Menos, a plataforma de conteúdo Sempre Bem, continua a aumentar o engajamento de clientes por meio de uma estratégia efetiva de comunicação 360º, que contempla mídias sociais, programa de TV, portal e revista.
A Pague Menos foi reconhecida pela segunda vez consecutiva como a rede de farmácias líder em engajamento nas redes, de acordo com a pesquisa Social Analytics Varejo Farmacêutico 2021, publicada pela plataforma de big data Zeeng.
BBB 23
A entrada no BBB 23 faz parte de uma estratégia de marketing que foi desenhada após a pandemia, quando a relação da rede de farmácias com seus clientes mudou.
“Após a pandemia tivemos um crescimento expressivo de participação do digital e notamos que a relação das pessoas com as farmácias mudou. Achamos que ali estava o pulo do gato para posicionarmos a Pague Menos com um hub de saúde e bem-estar. E quando pensamos em levar esse posicionamento para âmbito nacional, qual programa teria maior apelo para isso do que o BBB?”, questiona o executivo.
No entanto, a Pague Menos quer passar longe da ideia de associar seu nome apenas à comercialização de medicamentos e aproveitar a visibilidade do programa para pontuar questões sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida.
Para isso, a rede estruturou uma equipe de 70 pessoas, de todos os departamentos (compras, logística, abastecimento, CRM, digital e também marketing), voltadas exclusivamente ao BBB, que têm a missão de acompanhar as conversas da casa, ver os insights que a marca pode aproveitar e garantir que aqueles produtos que aparecem na casa ou que são citados nas redes sociais estejam disponíveis nas lojas e nos canais de e-commerce.
E os resultados já começaram: Segundo o executivo, houve um aumento de mais de 300% no faturamento e um pico de acessos históricos no site. Além disso, a Pague é uma das marcas com mais engajamento desta edição.
Embora o BBB seja o investimento de marketing mais nacional já feito pela companhia, a empresa dará continuidade a outras iniciativas já realizadas, como o patrocínio das seleções brasileiras masculina e feminina de futebol, válido até o ano de 2024.
A rede de farmácias também promoverá um circuito de corridas em estados da região Nordeste ao longo deste ano. E, até o fim do ano, o plano é que outras 60 lojas sejam abertas no Brasil.
“Queremos tornar a marca mais conhecida por nosso papel em prol da saúde e pela capilaridade que temos, com lojas em que as pessoas podem encontrar de tudo. Farmácia não é local de doença e sim de saúde”, finaliza.
MMA Impact Brasil 2023
Nesta edição, o MMA Impact Brasil celebra, por meio de um festival inédito e composto por várias trilhas, o real impacto da inovação dos negócios. O objetivo é compreender e fortalecer, a partir dos exemplos e insights de nossos palestrantes, como a inovação se relaciona com diversidade, tecnologia, liderança e novos métodos de trabalho. O evento acontece nos dias 11 e 12 de abril na Fundação Bienal de São Paulo.
Renato Camargo
Atualmente Vice-Presidente de Marketing, Digital & Relacionamento com Cliente nas Farmácias Pague Menos & Extrafarma. Também atua como investidor anjo e advisor para early stage startups.
Teve passagem pela RecargaPay, uma das 5 maiores FinTechs do Brasil, como Country Manager & CMO (Chief Marketing & Growth Officer) sendo responsável por todas as coisas de Marketing & CX: Growth por Performance On & Offline (de Awareness a Aquisição, Retenção & Loyalty), Inteligência de Clientes & Mercado (Pesquisa, Concorrência & Operações), CRM & BI, Publicidade & Social Mídia, Parcerias, Identidade visual, Branding & Experiência e Atendimento ao Cliente, tanto B2B quanto B2C. Passou pelo GPA (Grupo Pão de Açúcar) como Head de Marketing, sendo responsável pelos programas de relacionamento, plataforma de clientes e CRM das marcas Extra e Pão de Açúcar; Grupo Accor, como Gerente-geral de Marketing de relacionamento, CRM e Parcerias estratégicas para a América Latina, além de Gol Linhas Aéreas, Panrotas Editora e Grupo White de Comunicação.