Os diretores da 55 Mídia dão detalhes sobre o primeiro painel 3D do Norte e Nordeste do Brasil, localizado em Fortaleza, na esquina da Av. Barão de Studart com a Av. da Abolição
Nos últimos anos, a publicidade tem surpreendido o mundo com um novo tipo de tecnologia, desenvolvida especialmente para a mídia exterior. Os painéis de LED 3D são capazes de transmitir imagens em alta resolução, trazendo uma experiência visual única, sem a necessidade de óculos especiais para enxergar as imagens que “saltam” da tela e viralizam nas redes sociais.
Presentes em grandes metrópoles como Nova York (EUA) e Hong Kong (China), os painéis 3D também estão no Brasil. Um deles está localizado na cidade de Fortaleza, e faz parte do portfólio da 55 Mídia. Segundo o diretor de operações da empresa, Alisson Braga, a escolha do local foi motivada pelo alto potencial turístico que existe na capital cearense e pelo grande fluxo de pessoas e veículos nas avenidas onde o painel 3D está instalado.
“Quando a decisão de trazer o 3D foi tomada, o que precisávamos era de uma boa localização que permitisse a angulação ideal para a ilusão de ótica e que combinasse com um fluxo intenso, público para consumir esses produtos. Encontramos tudo isso nesse cruzamento e mais: a possibilidade de impactar também os turistas que visitam a cidade, esse é o corredor turístico de Fortaleza. Então, não tínhamos dúvida. Essa é a melhor localização da cidade e nesse período o ponto estava fechado e livre para que fizéssemos as reformas necessárias. Foi perfeito! O que fizemos foi assinar contrato e iniciar nosso projeto”, afirma Alisson.

O painel de LED 3D da 55 Mídia possui duas telas de LED dispostas em L. Uma delas possui dimensões de 4 x 5,5 metros, com uma resolução de 1200 x 2200 pixels, enquanto a segunda possui dimensões de 5,5 x 5,5 m, com resolução de 2600 x 2200 pixels. Juntas, as estruturas formam uma área de 52,25 m2 com resolução de 3.800 x 2.200 pixels. Para garantir o sucesso na montagem do painel, os executivos fizeram uma pesquisa na China para entender como funcionava a estrutura das peças e conversaram com as fabricantes brasileiras para entender o que já havia disponível em território nacional.
“Tivemos muito êxito e construímos a melhor fluidez no processo, encontramos a produtora com melhor know how para confecção das peças publicitárias, fizemos uma estrutura toda nova para receber o painel, compramos o equipamento com a maior resolução de painel exterior da América Latina e encontramos o endereço perfeito”, explica Alisson.
Para criar o efeito tridimensional, as imagens de mídia 3D são renderizadas em perspectivas diferentes – uma para o olho esquerdo e outra para o olho direito –, dando a imagem profundidade e criando a ilusão tridimensional quando vista de determinado ângulo, ao ser projetada no painel de LED.
Os vídeos exibidos são produzidos com técnicas específicas de animação e modelagem em 3D, a partir de cálculos de ângulo, altura e distância da tela para exibir diferentes perspectivas de uma cena e simular a profundidade de campo. Ao serem reproduzidos na tela 3D, os vídeos interagem com os ângulos de visualização da tela, o que cria a ilusão de que os objetos estão em movimento e ganhando volume, como se estivessem saindo ou entrando na tela. Essa combinação de técnicas é o que garante uma experiência imersiva para quem interage com a mídia DOOH.
Acreditando no potencial da nova tecnologia, algumas marcas já trabalharam com a 55 Mídia e exibiram suas campanhas no painel 3D localizado na Av. Barão de Studart. Entre os clientes nacionais, estão Coca-Cola, Red Bull, Eudora, O Boticário, Avon, Fofo, Brahma e Caixa Econômica. Já os locais incluem Mota Machado, Fortal, Colégio Darwin, Rede Carmais, Newland e INBEC. A frente das operações comerciais da 55 Mídia, a diretora Luciana Melo explica o sucesso da mídia DOOH entre as agências e os anunciantes:
“A mídia OOH impacta todo mundo, já que todo mundo está na rua. Diferente do rádio e da TV, onde você vai ter que ter um olhar mais criterioso relacionado ao perfil do público, o máximo que você precisa fazer nesse segmento é escolher o endereço pelo perfil demográfico pra atingir um público mais específico. No caso do Digital Out of Home, o diferencial está na mídia em movimento, o que chama atenção imediata de quem passa e garante uma experiência mais imersiva, fluida e moderna.”
Estudos recentes, como o da Outfront Media, revelam que o mercado global de DOOH deve crescer 15% ao ano até 2025, impulsionado pela demanda crescente por experiências mais personalizadas e envolventes. Além disso, a estimativa é que o segmento movimente cerca de US$54,83 bilhões até 2030, demonstrando que empresas e anunciantes estão adotando mais do segmento em suas estratégias de divulgação.
Para Alisson Braga, o 3D é um forte aliado para as marcas que buscam inovação de maneira imersiva, dinâmica e democrática. O diretor de operações afirma que com a nova tecnologia, aumentam as possibilidades de tornar uma campanha maior, com status de algo icônico ou até mesmo como um ponto de referência.
“Quando falamos do uso do 3D, a marca que anuncia vira ícone e traz ao consumidor uma experiência muito mais imersiva do que ele poderia imaginar. Em São Paulo, o nosso Painel 3D já é algo icônico entre as agências de publicidade, e consequentemente, os anúncios que lá são projetados acabam adquirindo o mesmo status. Queremos que o mesmo aconteça tanto com o painel, quanto com as marcas aqui em Fortaleza”, pontua.