No último dia 12, subiram ao palco da Gramado Summit Pedro Gazzola, CEO da Roda Digital; Stenio Girardelli, criador de vídeo; Guilherme Ibanes e Otavio Lima, ambos criadores de conteúdo; e mediação da jornalista Alexandra Zanela, cofundadora da Padrinho Conteúdo e Assessoria, para falar sobre como as marcas usam a criatividade dos Creators para se conectar com os consumidores.
Essa conversa chega em um momento bastante oportuno, já que muito se vem sendo falado sobre o marketing de influência. Pesquisas da Youpix, consultoria de negócios para a creator economy, comprovaram que os investimentos em Marketing de Influência aumentaram em 71% entre 2020 e 2022.
De acordo com outra pesquisa da Youpix, divulgada no ano passado, o Instagram lidera como a principal rede de atuação dos criadores de conteúdo, que corresponde a 59,6%, seguido de 12,7% no YouTube, TikTok (11,8%) e Twitter (3,2%).
“Muitas vezes, marcas e creators não têm feat. Porém, as marcas já entendem que a criação de conteúdo tem um valor. Antigamente para anunciar, era necessário ir para a TV. Hoje, a produção de conteúdo é feita nas redes sociais, atingindo públicos nichados”, explicou Pedro Gazzola, CEO da Roda Digital.
Um dos pontos altos da palestra foi a fala de Stenio Girardelli, conhecido por seus vídeos de humor. O influenciador reforçou que a identificação do criador com a marca é um fator muito importante. Ainda trouxe outro fator que deve ser levado em consideração pelas marcas.
“Destaco que número de seguidores não é o mais importante. Às vezes a pessoa tem muito seguidor, mas o público dela não é nichado. Não confundam quantidade com ganhar mais dinheiro ou fechar mais publis,” comentou Stenio.
Outro tema abordado foi a maturidade da profissão de creator. Guilherme Ibanes e Otavio Lima falaram sobre o assunto, deixando claro que, para eles, os criadores precisam entender que, em algum momento, eles também virarão uma marca e passarão a ser parceiros de outras empresas, podendo até trabalhar internamente com elas.
“Fazer publi é legal, mas a criação de conteúdo vai além, pois se configura como diversificação de renda, produto diferenciado e muito mais”, apontaram.
Antes da palestra começar, a head de conteúdo do Share, Fahen Carvalho, subiu ao palco e deu dicas preciosas para quem trabalha com criação de conteúdo. Ela começou apresentando a definição de ideia que, segundo ela, é uma representação mental de algo, um conhecimento e, principalmente, informação.
“Precisamos colocar energias em ideias simples para que gerem resultados”, finalizou.
A Gramado Summit é o maior brainstorming da América Latina. Uma verdadeira imersão no ecossistema de inovação. São sete palcos de conteúdo simultâneos, com mais de 200 palestrantes. Além das áreas de conteúdo, o evento possui uma das melhores feiras de negócios do país, com mais de 500 expositores e centenas de investidores.