A diretora criativa, Maíra Xavier, explica detalhes sobre o projeto
Com o objetivo de posicionar a marca, a Pande recebeu o desafio de desenvolver uma nova identidade visual para Tijuca, produto pertencente ao portfólio da cervejaria Cerpa. Com a demanda em mãos, a agência trouxe à tona sua mentalidade orientada pela ideia de valor e refletiu sobre o que seria mais estratégico e criativo para a marca. A diretora criativa, Maíra Xavier comandou o desenvolvimento do projeto e explica qual foi o primeiro passo.
“Foi essencial entender a visão da empresa sobre sua identidade atual e os pontos que precisavam ser ajustados para uma melhor percepção de valor. A equipe da Pande realizou análises detalhadas do mercado cervejeiro, incluindo a posição de Tijuca em relação aos concorrentes, seus atributos distintivos e o perfil de seus consumidores. Isso permitiu à Pande identificar as lacunas na imagem da marca e desenvolver um novo logo que refletisse sua personalidade, valores e aspirações”, contextualiza.
Segundo dados do Anuário da Cerveja produzido pelo Governo Federal, o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo com 54.727 marcas. Sendo uma dentre esse oceano de marcas, Tijuca precisava se destacar e apresentar um tom certeiro de personalidade para atrair olhares e despertar emoções.
“No cenário cervejeiro, que é dinâmico e altamente competitivo, as marcas devem estar constantemente adaptadas às mudanças nas preferências dos consumidores e às tendências. Uma imagem atualizada não apenas revitaliza a marca, mas também tem o potencial de atrair novos clientes, fidelizar os existentes e estabelecer uma diferenciação clara em relação à concorrência”, pontua Maíra.
Passando por um processo profundo de cocriação com a Cervejaria Cerpa, a Pande compreendia que precisava rejuvenescer a marca, mas ao mesmo tempo, manter um legado construído ao longo de mais de 50 anos de história.
“Todas as fases do projeto foram importantes para o resultado final, mas a fase criativa foi especialmente crucial. Foi nessa etapa que a equipe da Pande traduziu as insights estratégicos em elementos visuais tangíveis, como o novo logo, sua identidade e as embalagens. O cuidado em rejuvenescer a marca, comunicar sua sofisticação e distinção no mercado de cervejas Premium, enquanto mantinha sua identidade ousada e descontraída, foi essencial para alcançar o objetivo de reposicionar Tijuca como um player de destaque”, destaca.
Realçando o que Tijuca já havia construído ao longo dos anos, a agência conseguiu trazer a referência do festivo e exuberante. A nova marca transborda versatilidade e criatividade e a boa mistura com a qual todo brasileiro se reconhece e se identifica.
“A escolha de uma tonalidade mais escura para o azul foi proposital, pois entendemos que, no cenário anterior, poderia haver uma associação com cervejas 0% de álcool, o que não faz parte do nosso projeto. Essa tonalidade mais escura do azul, juntamente com a tipografia mais sofisticada e amigável, a exclusão das sombras no layout e a incorporação dos losangos como elemento proprietário foram cuidadosamente selecionados para comunicar a mudança de imagem da Tijuca, transmitindo uma sensação de leveza, movimento, modernidade e autenticidade, que refletem a nova posição da marca no mercado cervejeiro”, revela Maíra.
Com esse projeto finalizado com sucesso, a Pande viu a possibilidade de gerar no cliente de Tijuca mais emoção e conexão com a marca.
“A Pande espera causar no cliente uma sensação de renovação e modernidade ao ver a nova Tijuca. Através do novo logo, da identidade visual e das embalagens, a Pande pretende transmitir a ideia de uma marca atualizada, alinhada com as tendências do mercado e capaz de cativar os consumidores. A nova imagem da Tijuca deve despertar emoções positivas e ter mais conexão com seu público”, finaliza Maíra.
Ficha técnica
Direção Criativa: Maíra Xavier
Estratégia de Marca: Gian Franco Rocchiccioli
Diretora de atendimento: Alessandra Diniz