O rebranding da marca capturou a essência da marca de maneira autêntica e contemporânea
A Pande, agência de consultoria de branding, assinou a nova identidade visual da Cuba Libre, marca boliviana de bebida alcoólica. A empresa, que é referência na Bolívia, fez parte da vida do público jovem-adulto e enfrentava desafios de comunicação atrativa.
O projeto, que representou uma oportunidade única para que a agência aplicasse sua abordagem criativa, busca alavancar o potencial da Cuba Libre e entender as necessidades dos seus consumidores, com um novo reposicionamento de mercado.
Pensando nisso, a Pande, por meio de pesquisa qualitativa e visitas off e on trade em Santa Cruz e La Paz, conseguiu perceber os principais traços de imagem da marca e entender o que os consumidores mais buscavam em um produto.
Para Camila Della Monica, Diretora de Negócios da Pande, o objetivo principal da Cuba Libre é aumentar a percepção de valor da marca e estabelecer uma conexão com o público jovem.
“Ao nos aprofundarmos no briefing, era nítido que vários fatores vinham impactando nos resultados, como a entrada de novos players, a mudança nos hábitos de consumo, e, em especial, a desconexão com o público jovem e a falta de inovação em comunicação.
Parte do nosso desafio, foi entender com clareza as expectativas do cliente para a marca, seus objetivos de negócio e a percepção dos jovens em relação ao produto e o universo simbólico associado à categoria”, relata.
Apesar de ser uma marca histórica e reconhecida no mercado boliviano, sua imagem e comunicação focada na exposição do corpo feminino já não se conectava com a nova geração de jovens, que hoje levam em consideração e discutem pautas sociais diversas, entre elas, o respeito da figura da mulher e o direito sobre seu próprio corpo.
A identidade visual, ressignificada pela Pande, foi capaz de capturar a essência da marca de maneira autêntica e contemporânea, desde o design das embalagens até a estratégia de comunicação visual.
“Diante desse contexto, era necessário trabalhar um novo posicionamento e uma nova imagem que fossem mais atrativos e tivessem maior identificação com o público jovem-adulto, mas sem deixar de ser uma bebida acessível e sem perder parte de seu DNA que valoriza a alegria, a diversão, as festas e a amizade”, diz Daylton Almeida, Diretor de Criação da Pande.
Agora, a Cuba Libre não só reafirma seu compromisso de marca como direciona o foco de suas campanhas e ações para o público jovem, e deseja encontrar novos desafios e oportunidades no cenário global.
Ficha Técnica
Atendimento: Camila Della Monica
Estratégia: Cínthia Bernardes
Criação: Waldir Boaretto, Jorge Páez, Daylton Almeida
Arte Final: Lucia Santos, Letícia Santos