Criada pela BETC HAVAS, campanha da rede abre discussão para levar mais conscientização sobre o tema, destacando pilares como felicidade e legitimidade
Para celebrar o mês do Orgulho LGBTQIAP+, o Pão de Açúcar lança campanha voltada ao movimento e à comunidade LGBTQIAP+, com o objetivo de estimular essa conversa e levar ainda mais conscientização aos consumidores, colaboradores e sociedade como um todo. Na ação, criada pela BETC HAVAS, a marca alterou seu slogan “Felicidade pode ser” para “Felicidade É Poder Ser”, evidenciando a importante batalha contra o preconceito e a discriminação, e apoiando o direito de todos(as) em poder ser quem se é, sem medo, e feliz.
Para isso, a iniciativa conta com três diferentes etapas, que começa com a alteração de seu posicionamento e também do logo da marca, e trazendo as influenciadoras Lorelay Fox e Déia Freitas (roteirista do canal Não Inviabilize), para serem as porta-vozes da campanha. Elas convidarão, através de suas redes sociais, pessoas comuns para contarem histórias de como são felizes podendo ser quem são. Em seguida, o Pão de Açúcar mostrará algumas das histórias selecionadas nas redes sociais oficiais da marca e escolherão as melhores para participarem de uma temporada exclusiva do podcast ‘Lugar de Escuta’, canal de conteúdo por áudio especial desenvolvido pelo Pão de Açúcar. Conheça o canal neste link.
Por fim, no dia do Orgulho LGBTQIAP+, a rede promoverá ações especiais no digital, também criadas pela agência, que trarão as histórias de Lorelay e Déia, além de uma participação especial de colaboradores da companhia, que também compartilharão suas experiências no ambiente de trabalho e na vida pessoal. Os colaboradores falaram sobre sua trajetória e como o Pão de Açúcar tem um papel fundamental na trajetória de felicidade da vida deles em poderem ser quem eles querem.
“Estamos muito felizes e orgulhosos de pela primeira vez fincarmos a bandeira do Orgulho LGBTQIAP+ no logo do Pão de Açúcar, simbolizando o compromisso da marca em ser parte ativa das discussões sobre o tema. Esse primeiro passo representa a consolidação de muitos meses de trabalho e reflexão para entrar de forma definitiva em uma questão tão importante”, comenta Camila Assis, gerente de Marketing do Pão de Açúcar. “Com isso, queremos auxiliar na conscientização dos nossos consumidores e da sociedade como um todo sobre os direitos da comunidade LGBTQIAP+ e incentivar o respeito aos espaços e escolhas de cada um, para que todos possam ser felizes podendo ser quem são”, completa.
O combate à discriminação está entre os temas auditados pelo GPA, grupo do qual o Pão de Açúcar faz parte. Desde 2017, no Brasil, a companhia é signatária dos 10 Compromissos da Empresa Com os Direitos LGBTI+, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o qual reforça o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTQIAP+ no ambiente empresarial e na sociedade. Além disso, a empresa também é signatária do movimento global “Partnership for Global LGBTI+ Equality”.
O GPA conta ainda com o grupo de afinidade Orgulho LGBTQIA+ GPA. Criado em 2018, é formado por mais de 40 profissionais que se articulam para contribuir com um ambiente de trabalho mais respeitoso e inclusivo. Nas lojas do Pão de Açúcar, desde 2019 contamos com o Programa Embaixadores da Diversidade formados pelo público interno (2 colaboradores por loja) que, após passar por um processo de seleção, torna-se multiplicador, com o desafio de sensibilizar seus(uas) colegas para a temática da Diversidade e Inclusão. Periodicamente, todos os colaboradores da companhia passam por treinamentos e palestras sobre o tema, além de contarem com uma “Política de Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos” e outros guidelines sobre gestão e comunicação inclusivas, inclusão de pessoas trans, entre outros.
Ficha Técnica
Agência: BETC HAVAS
Cliente: Pão de Açúcar
Produto: Institucional
Título: LGBTQIAP+
CCO: Erh Ray
CBO: Marcos Lacerda
Diretoria Executiva de Criação: Xã Villela
Diretora de Criação: Paula Junqueira
Criação: Paula Junqueira, Daniel Zappa e Carlos Gouveia
Marcas & Negócios: Raquel Hipólito, Thiago Xavier e Flávia Silva
Canais & Engajamento: Ariane Finavaro, Thyago Azevedo, Alexandre Lopez, Natalie Bezerra, Pedro Lara e Fatima Azevedo
Estratégia: Agatha Kim, Dannyllo Silveira, Bianca Moura e Jairton Junior
Montagem e Motion: Daniel Zappa
Aprovação do Cliente: Eduardo Telles, Camila Assis, Milene Melo e Camila Molezine