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Para celebrar os 100 anos do Itaú, Madonna estrela filme destacando por que ela é feita do futuro

Por Redação

22/02/2024 09h05

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Considerada uma das artistas mais relevantes culturalmente e influente de todos os tempos, Madonna se juntou ao Itaú Unibanco para estrelar um filme falando ‘por que ela é feita de futuro’. A campanha, que celebra os 100 anos do Itaú Unibanco, foi desenvolvida em torno do movimento “Feito de Futuro”, lançado pelo banco no final do ano passado para celebrar seu centenário. A ideia de inspirar as pessoas a honrar a importância do tempo, legado e longevidade é o cerne da mensagem.

Madonna, a artista musical feminina que mais vendeu em todos os tempos, foi a escolha por conta de sua história de liberdade criativa, versatilidade e uma carreira que continua a transcender fronteiras tradicionais. Esta é a primeira vez que um artista assume a criação de um filme publicitário para o banco.

“Quando uma escolha assim é feita, a marca precisa de coragem para abraçar o que é verdadeiro no artista. Foi a primeira vez que o Itaú abriu mão de signos muito característicos da marca, e fizemos isso para ser fiéis ao conteúdo dela”, conta Thaiza Akemi, superintendente de marketing do Itaú Unibanco.

Assim como em tudo o que Madonna faz em sua carreira, ela esteve muito envolvida em todo o processo. Sua perspectiva está presente em cada cena, pois nenhum detalhe foi ignorado. Ela escolheu a direção de Jonas Åkerlund, que também dirigiu seu premiado videoclipe para “Ray of Light” e se tornou um parceiro criativo contínuo ao longo de sua carreira.

No filme, Madonna declara: “eles me chamam de rainha do pop. Eu sei que é um elogio. Mas a monarquia está no passado e eu não. Eu não tenho uma idade: tenho todas as idades. Não se trata de quem eu sou, mas de quantas eu sou. Contem minhas conquistas e não o número de anos que vivi neste planeta. Estou sempre me reinventando, para poder continuar sendo eu mesma. Acho que a coisa mais controversa que já fiz foi permanecer. Vi muitas estrelas aparecerem e desaparecerem, como estrelas cadentes. Mas minha luz nunca se apagará. Nem todos estão vindo para o futuro. Mas eu estou. Continuarei hoje, amanhã e pelos próximos 100 anos”.

Pela primeira vez, em 34 anos, desde seu lançamento em 1990, Madonna autorizou o uso da música ‘Vogue’ em um filme publicitário.

A importância da música ‘Vogue’ no cenário pop vai além do topo nas paradas mundiais. Com a canção, a artista deu holofote à cultura Ballroom, que nasceu em 1977 na cena drag americana, com a primeira “casa” de voguers. O movimento tinha como objetivo dar visibilidade ao público LGBTQIAP+, promovendo um espaço seguro para que eles pudessem expressar suas identidades por meio dos bailes e performances originalmente feitos no Harlem, em NY.

Para muitos, aquela era a única oportunidade de viver um universo de glamour e experienciar uma liberdade sem medo. Hoje, o chamado “voguing” resume um estilo de dança marcado por poses, que reafirma de identidade de gêneros e a sexualidade, temas amplamente discutidos pela própria Madonna ao longo de seus 40 anos de carreira, muitas vezes de forma pioneira e disruptiva.

Segundo conta Thaiza Akemi, superintendente de Marketing do Itaú, o objetivo da escolha de Madonna para esse projeto foi convidá-la para dividir com o público brasileiro o que significa para ela ser Feito de Futuro. A liberdade criativa e o respeito à genuinidade da sua carreira foram os pontos essenciais para que ela topasse o desafio.

“A música ‘Vogue’ é um hino à liberdade de expressão e um tributo à cultura pop e à dança. A canção começa com uma chamada para a ação, ‘Strike a pose’, que é um convite para que as pessoas entendam a sua importância na história de suas vidas, o que tem referência direta ao que queremos comunicar com essa campanha histórica para o Itaú: inspirar as pessoas sobre a importância do tempo, do legado e da longevidade”, conta a executiva.

Antes do lançamento da campanha, o banco arquivou todas as postagens de seu perfil, depois reativou os posts dos filmes de sua campanha da 100 anos e seguiu somente as celebridades envolvidas neles nas redes sociais.

Ação pioneira

É a primeira vez que um filme do Itaú Unibanco é criado e dirigido por um artista, um movimento pioneiro do banco que já foi percebido em suas estratégias de mídias sociais.

“Madonna é reconhecida mundialmente por seu talento, seu espírito ousado e sua autenticidade. Tê-la conosco, com todos esses atributos, durante o processo criativo, trouxe ainda mais força à comunicação dos 100 anos do Itaú, que celebra precisamente a relevância do legado e a construção do futuro”, acrescenta a executiva.

O filme foi desenvolvido pela agência Africa Creative. A estreia será a partir de 22 de fevereiro durante o intervalo do Jornal Nacional, na TV Globo.

“Procuramos Madonna pela sua carreira inovadora, pela sua capacidade de atravessar gerações e permanecer sempre contemporânea”, conclui Alexandre Peralta, co-CCO da Africa Creative.

Ficha técnica

FILME DE MADONNA
Cliente: Itaú
Agência: Africa

Equipe da Africa
CCO: Sergio Gordilho
Co-CCO: Alexandre Peralta
Chefe de design: Bruno Valença
DC: Renato Jardim
ACD: Dudu Barcelos

Criação: Madonna, Alexandre Peralta, Dudu Barcelos, Renato Jardim, Cortez Pereira, Diego Viana

Conteúdo: Maria Carolina Colicigno, Caio Verçosa, João Machado, Mateus Souza, Leandro Lucena

Atendimento: Renato Broggin, Stephanie Barbatto, Isadora Charbel, Eduardo Chijo, Marina Buzzi Fontes, Guilherme Alves

Mídia: Pedro Eustachio, Haroldo Paro, Rodrigo Rodrigues, Henrique Arakaki, Fabio Vannucci, Rafael Leite, Milena Oliveira, Nicole Cardoso, Jonathan Victor dos Santos

Planejamento: Ana Paula Kuroki, Guilherme Godinho, Victória Franco

Talentos: Fernando Alonso, Bruna Cicolino e Leandro Motta

Produção da Agência: Rodrigo Ferrari, Mariana Hermeto e Gabriela Ferrer

Aquisição de agência de talentos: RM Mgmt – Renata Murga e Allan Meira.

Equipe do Itaú

Aprovação do cliente: Eduardo Tracanella, Thaiza Akemi, Caroline Pintarelli, Pedro Smith, Paula Pazikas, Caroline Paluan

Artista
Artista: Madonna

Diretor
Diretor do filme: Jonas Åkerlund

Production Team UK – Black Dog Films

Global Head of Black Dog / Executive Producer: Martin Roker

Producer: Holly Wolfers

UK Production Manager: Lily Moore

UK Production Coordinator: Daisy Shepherd

Director’s Assistant: Jack Dentinger

International Team

Director of Photography: Eric Broms

Madonna’s Creative Team

Creative Director & BTS Photographer: Ricardo Gomes @sfcreative_

BTS Videographer & Editor: Courtney Harvier

Madonna’s Team

M Make Up Artist: Wendi Miyake

Make Up Assistant: Justin Lentz

Hair Stylist: Sasha Nesterchuk

Hair Assistant: Céline de Cruz

Manicurist: Naomi Yasuda

Stylist: Rita Melssen

Stylist Assistant: Pauline Abadia

Tailor: Samuel Ososki

Service Company Paris: Mommy Production

Production Paris Line Producer: Cécile Liconnet

Production Manager: Céline André

Production Coordinator: Alma Labarthe

Production Coordinator: Julia Mongin

Chaperone Agency & Client: Anastasia Marto

AD

1st Assistant Director: Fabrice Jeandemange

2nd Assistant Director: Eric Labat

Camera

1st Assistant Camera A: Franck Leclerc

2nd Assistant Camera A: Lucas Leclerc

1st Assistant Camera B: Olivier Greco

2nd Assistant Camera B: Maguelonne Pochon

1st Assistant Camera C: François Gallet

Assistant camera GoPro: Jule Poisson

Video Assistant: Brune Aulagne

Q-take Operator: Stephen Coquin

DIT: David Goudier

Steadicam Operator: Loïc Andrieu

Teleprompter Operator: Goulven Salliou

Grip

Key Grip: Benjamin Renaud

Grip: Benjamin Ramé

Grip: Arthur Ehret

Grip: Pierre-Alain Mainguy

Grip: Guillaume Mondin

Grip: Dorian Pirot

Lighting

Gaffer: Yvan Quéhec

Best Boy: Stéphane Martin

Electrician: Antoine Quéhec

Electrician: Clément Duroux

Electrician: Guillaume Brunet

Electrician: Willy Gauzin

Electrician: Teddy Moireau

Air Star: Brice Mousnier

Sound

Sound Engineer: Cyril Moisson

Boom Operator: Valentin Sampietro

Boom Operator: Sacha Mikoff

Art Department

Art Director: Jean-Michel Bertin

1st Assistant Art Director: Antoine Lamperiere

2nd Assistant Art Director: Sylvio Marchand

Art director Assistant: Raphael Berrichon

Art director Assistant: Anne-Camille Allueva

Unit / Locations / Security

Location Manager: Stéphane Aoughlis

Assistant Location Manager: Gilles Serrao Nunes

Unit Manager: Ludovic Dupont

Assistant Location Manager: Clément Perot

PA Location: Eva Bakouche

PA Location: Arthur Meurisse

PA Unit: Mathilde Rossi

PA Unit: Juliet Ames

PA Unit: Coline Chatard

PA Unit: Anae Beille

PA Unit: Anne-Caroline Remy

PA Unit: Antoine Peltier

PA Unit: Phébé Loucano

PA Unit: Nelson de Melo

Head of Security: Christophe Feve

Catering @Catering Parisien: Hava Celik

Catering @Catering Parisien: Jade Amalric

Catering @Catering Parisien: Lea Berlingaud

On Set Medic: Johanna

Transport

Transport Manager: Sylvain Trystram

Driver UK Production Team: Valerian Skowron

Driver Director: Christophe Coupé

Driver DOP: Jean-Paul Girbal

Driver Glam M: Didier Stebon

Driver Management M: Christophe Coupé

Driver Agency: Pierre Hue

Driver Client: Nabil Azzoug

Lighting Stand In

Lighting Stand-In: Satine Jahn

Equipment

Camera & Lighting: RVZ

Editor – Main Film

Editor: Danny Tull

Archive Research Team Archive Research: Fourth Drawer

Archive Producer: Tess McNally Watson

Post-Production – Hero Film

@Black Dog Films

Producer: Holly Wolfers

@1920

Colourist: Kai Van Beers

2D Supervisor: Ryan Hadfield

2D Artist: Lucas Warren

2D Artist: Taylor Webber

2D Artist: Matilda Craig

2D Artist: Weronika Holak

VFX Producer: Ella Whiting

@Supersonic

Sound Designer: Rune Klausen

@Pope Creative Studio

Graphics: Robin Olofsson

Music composer: Mikael Åkerfeld