Considerada uma das artistas mais relevantes culturalmente e influente de todos os tempos, Madonna se juntou ao Itaú Unibanco para estrelar um filme falando ‘por que ela é feita de futuro’. A campanha, que celebra os 100 anos do Itaú Unibanco, foi desenvolvida em torno do movimento “Feito de Futuro”, lançado pelo banco no final do ano passado para celebrar seu centenário. A ideia de inspirar as pessoas a honrar a importância do tempo, legado e longevidade é o cerne da mensagem.
Madonna, a artista musical feminina que mais vendeu em todos os tempos, foi a escolha por conta de sua história de liberdade criativa, versatilidade e uma carreira que continua a transcender fronteiras tradicionais. Esta é a primeira vez que um artista assume a criação de um filme publicitário para o banco.
“Quando uma escolha assim é feita, a marca precisa de coragem para abraçar o que é verdadeiro no artista. Foi a primeira vez que o Itaú abriu mão de signos muito característicos da marca, e fizemos isso para ser fiéis ao conteúdo dela”, conta Thaiza Akemi, superintendente de marketing do Itaú Unibanco.
Assim como em tudo o que Madonna faz em sua carreira, ela esteve muito envolvida em todo o processo. Sua perspectiva está presente em cada cena, pois nenhum detalhe foi ignorado. Ela escolheu a direção de Jonas Åkerlund, que também dirigiu seu premiado videoclipe para “Ray of Light” e se tornou um parceiro criativo contínuo ao longo de sua carreira.
No filme, Madonna declara: “eles me chamam de rainha do pop. Eu sei que é um elogio. Mas a monarquia está no passado e eu não. Eu não tenho uma idade: tenho todas as idades. Não se trata de quem eu sou, mas de quantas eu sou. Contem minhas conquistas e não o número de anos que vivi neste planeta. Estou sempre me reinventando, para poder continuar sendo eu mesma. Acho que a coisa mais controversa que já fiz foi permanecer. Vi muitas estrelas aparecerem e desaparecerem, como estrelas cadentes. Mas minha luz nunca se apagará. Nem todos estão vindo para o futuro. Mas eu estou. Continuarei hoje, amanhã e pelos próximos 100 anos”.
Pela primeira vez, em 34 anos, desde seu lançamento em 1990, Madonna autorizou o uso da música ‘Vogue’ em um filme publicitário.
A importância da música ‘Vogue’ no cenário pop vai além do topo nas paradas mundiais. Com a canção, a artista deu holofote à cultura Ballroom, que nasceu em 1977 na cena drag americana, com a primeira “casa” de voguers. O movimento tinha como objetivo dar visibilidade ao público LGBTQIAP+, promovendo um espaço seguro para que eles pudessem expressar suas identidades por meio dos bailes e performances originalmente feitos no Harlem, em NY.
Para muitos, aquela era a única oportunidade de viver um universo de glamour e experienciar uma liberdade sem medo. Hoje, o chamado “voguing” resume um estilo de dança marcado por poses, que reafirma de identidade de gêneros e a sexualidade, temas amplamente discutidos pela própria Madonna ao longo de seus 40 anos de carreira, muitas vezes de forma pioneira e disruptiva.
Segundo conta Thaiza Akemi, superintendente de Marketing do Itaú, o objetivo da escolha de Madonna para esse projeto foi convidá-la para dividir com o público brasileiro o que significa para ela ser Feito de Futuro. A liberdade criativa e o respeito à genuinidade da sua carreira foram os pontos essenciais para que ela topasse o desafio.
“A música ‘Vogue’ é um hino à liberdade de expressão e um tributo à cultura pop e à dança. A canção começa com uma chamada para a ação, ‘Strike a pose’, que é um convite para que as pessoas entendam a sua importância na história de suas vidas, o que tem referência direta ao que queremos comunicar com essa campanha histórica para o Itaú: inspirar as pessoas sobre a importância do tempo, do legado e da longevidade”, conta a executiva.
Antes do lançamento da campanha, o banco arquivou todas as postagens de seu perfil, depois reativou os posts dos filmes de sua campanha da 100 anos e seguiu somente as celebridades envolvidas neles nas redes sociais.
Ação pioneira
É a primeira vez que um filme do Itaú Unibanco é criado e dirigido por um artista, um movimento pioneiro do banco que já foi percebido em suas estratégias de mídias sociais.
“Madonna é reconhecida mundialmente por seu talento, seu espírito ousado e sua autenticidade. Tê-la conosco, com todos esses atributos, durante o processo criativo, trouxe ainda mais força à comunicação dos 100 anos do Itaú, que celebra precisamente a relevância do legado e a construção do futuro”, acrescenta a executiva.
O filme foi desenvolvido pela agência Africa Creative. A estreia será a partir de 22 de fevereiro durante o intervalo do Jornal Nacional, na TV Globo.
“Procuramos Madonna pela sua carreira inovadora, pela sua capacidade de atravessar gerações e permanecer sempre contemporânea”, conclui Alexandre Peralta, co-CCO da Africa Creative.
Ficha técnica
FILME DE MADONNA
Cliente: Itaú
Agência: Africa
Equipe da Africa
CCO: Sergio Gordilho
Co-CCO: Alexandre Peralta
Chefe de design: Bruno Valença
DC: Renato Jardim
ACD: Dudu Barcelos
Criação: Madonna, Alexandre Peralta, Dudu Barcelos, Renato Jardim, Cortez Pereira, Diego Viana
Conteúdo: Maria Carolina Colicigno, Caio Verçosa, João Machado, Mateus Souza, Leandro Lucena
Atendimento: Renato Broggin, Stephanie Barbatto, Isadora Charbel, Eduardo Chijo, Marina Buzzi Fontes, Guilherme Alves
Mídia: Pedro Eustachio, Haroldo Paro, Rodrigo Rodrigues, Henrique Arakaki, Fabio Vannucci, Rafael Leite, Milena Oliveira, Nicole Cardoso, Jonathan Victor dos Santos
Planejamento: Ana Paula Kuroki, Guilherme Godinho, Victória Franco
Talentos: Fernando Alonso, Bruna Cicolino e Leandro Motta
Produção da Agência: Rodrigo Ferrari, Mariana Hermeto e Gabriela Ferrer
Aquisição de agência de talentos: RM Mgmt – Renata Murga e Allan Meira.
Equipe do Itaú
Aprovação do cliente: Eduardo Tracanella, Thaiza Akemi, Caroline Pintarelli, Pedro Smith, Paula Pazikas, Caroline Paluan
Artista
Artista: Madonna
Diretor
Diretor do filme: Jonas Åkerlund
Production Team UK – Black Dog Films
Global Head of Black Dog / Executive Producer: Martin Roker
Producer: Holly Wolfers
UK Production Manager: Lily Moore
UK Production Coordinator: Daisy Shepherd
Director’s Assistant: Jack Dentinger
International Team
Director of Photography: Eric Broms
Madonna’s Creative Team
Creative Director & BTS Photographer: Ricardo Gomes @sfcreative_
BTS Videographer & Editor: Courtney Harvier
Madonna’s Team
M Make Up Artist: Wendi Miyake
Make Up Assistant: Justin Lentz
Hair Stylist: Sasha Nesterchuk
Hair Assistant: Céline de Cruz
Manicurist: Naomi Yasuda
Stylist: Rita Melssen
Stylist Assistant: Pauline Abadia
Tailor: Samuel Ososki
Service Company Paris: Mommy Production
Production Paris Line Producer: Cécile Liconnet
Production Manager: Céline André
Production Coordinator: Alma Labarthe
Production Coordinator: Julia Mongin
Chaperone Agency & Client: Anastasia Marto
AD
1st Assistant Director: Fabrice Jeandemange
2nd Assistant Director: Eric Labat
Camera
1st Assistant Camera A: Franck Leclerc
2nd Assistant Camera A: Lucas Leclerc
1st Assistant Camera B: Olivier Greco
2nd Assistant Camera B: Maguelonne Pochon
1st Assistant Camera C: François Gallet
Assistant camera GoPro: Jule Poisson
Video Assistant: Brune Aulagne
Q-take Operator: Stephen Coquin
DIT: David Goudier
Steadicam Operator: Loïc Andrieu
Teleprompter Operator: Goulven Salliou
Grip
Key Grip: Benjamin Renaud
Grip: Benjamin Ramé
Grip: Arthur Ehret
Grip: Pierre-Alain Mainguy
Grip: Guillaume Mondin
Grip: Dorian Pirot
Lighting
Gaffer: Yvan Quéhec
Best Boy: Stéphane Martin
Electrician: Antoine Quéhec
Electrician: Clément Duroux
Electrician: Guillaume Brunet
Electrician: Willy Gauzin
Electrician: Teddy Moireau
Air Star: Brice Mousnier
Sound
Sound Engineer: Cyril Moisson
Boom Operator: Valentin Sampietro
Boom Operator: Sacha Mikoff
Art Department
Art Director: Jean-Michel Bertin
1st Assistant Art Director: Antoine Lamperiere
2nd Assistant Art Director: Sylvio Marchand
Art director Assistant: Raphael Berrichon
Art director Assistant: Anne-Camille Allueva
Unit / Locations / Security
Location Manager: Stéphane Aoughlis
Assistant Location Manager: Gilles Serrao Nunes
Unit Manager: Ludovic Dupont
Assistant Location Manager: Clément Perot
PA Location: Eva Bakouche
PA Location: Arthur Meurisse
PA Unit: Mathilde Rossi
PA Unit: Juliet Ames
PA Unit: Coline Chatard
PA Unit: Anae Beille
PA Unit: Anne-Caroline Remy
PA Unit: Antoine Peltier
PA Unit: Phébé Loucano
PA Unit: Nelson de Melo
Head of Security: Christophe Feve
Catering @Catering Parisien: Hava Celik
Catering @Catering Parisien: Jade Amalric
Catering @Catering Parisien: Lea Berlingaud
On Set Medic: Johanna
Transport
Transport Manager: Sylvain Trystram
Driver UK Production Team: Valerian Skowron
Driver Director: Christophe Coupé
Driver DOP: Jean-Paul Girbal
Driver Glam M: Didier Stebon
Driver Management M: Christophe Coupé
Driver Agency: Pierre Hue
Driver Client: Nabil Azzoug
Lighting Stand In
Lighting Stand-In: Satine Jahn
Equipment
Camera & Lighting: RVZ
Editor – Main Film
Editor: Danny Tull
Archive Research Team Archive Research: Fourth Drawer
Archive Producer: Tess McNally Watson
Post-Production – Hero Film
@Black Dog Films
Producer: Holly Wolfers
@1920
Colourist: Kai Van Beers
2D Supervisor: Ryan Hadfield
2D Artist: Lucas Warren
2D Artist: Taylor Webber
2D Artist: Matilda Craig
2D Artist: Weronika Holak
VFX Producer: Ella Whiting
@Supersonic
Sound Designer: Rune Klausen
@Pope Creative Studio
Graphics: Robin Olofsson
Music composer: Mikael Åkerfeld