O objetivo da ação é impulsionar a internacionalização da líder em massas e biscoitos
A M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos, conta agora com mais um reforço para impulsionar o seu negócio no mercado internacional. A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Observatório da Indústria e do Centro Internacional de Negócios, está desenvolvendo uma solução de ciência de dados que -subsidiará novos passos da empresa no seu processo de internacionalização. A solução irá transformar dados em informações valiosas sobre os mercados mais estratégicos para os produtos da empresa, levando a M. Dias Branco a atingir seus objetivos e potencializar seus resultados.
O trabalho parte da coleta de informações de uma ampla base de dados do comércio internacional global, com mais de um trilhão de registros de todas as relações comerciais mundiais, e segue com a identificação nesse mar de dados dos países com maior potencial para os produtos da M. Dias Branco. Isso vai permitir que a empresa, que hoje exporta para 42 países de todos os continentes, prospecte novas oportunidades em sua rota de internacionalização.
Para processar todos esses dados, os especialistas do Observatório da Indústria utilizam técnicas de processamento de Big Data e outras metodologias emergentes, que garantem a velocidade necessária ao projeto. A solução em desenvolvimento foi idealizada com uso de design thinking e contou com a participação da equipe técnica da M. Dias Branco, Observatório da Indústria e Centro Internacional de Negócios.
A cada etapa finalizada do projeto a empresa terá acesso a informações que já poderão beneficiar sua área de exportação. No fim do trabalho, a M. Dias Branco receberá um painel analítico, em que erá possível visualizar os dados processados e a metodologia desenvolvida conjuntamente, embarcada em uma solução ágil com design intuitivo.
“A parceria entre a M. Dias Branco, Observatório da Indústria e CIN tem como objetivo o uso da ciência de dados para orientar a estratégia de internacionalização da M. Dias Branco, analisando uma quantidade enorme de informações para subsidiar o trabalho da área de exportações da empresa, garantindo a identificação de mercados prioritários, insights para tomada de decisões e demais informações necessárias para auxiliar a empresa em seu plano de expansão para mercados priorizados”, destaca o gerente do Observatório da Indústria da FIEC, Guilherme Muchale.
De acordo com Muchale, a FIEC uniu a expertise da equipe multidisciplinar do Observatório, composta por economistas, designers, analistas de BI, cientistas e engenheiros de dados com as metodologias maduras do Centro Internacional de Negócios para cocriar uma solução inovadora e exclusiva com a M. Dias Branco. “A empresa tem avançado ao longo dos últimos anos com a implantação de sua cultura Data Driven. Ou seja, a gestão e as tomadas de decisão são cada vez mais orientadas por informações estratégicas”, explica.
O diretor de Tecnologia da Informação da M. Dias Branco, Mauro Alarcon, lembra que a semente dessa parceria foi plantada durante uma visita ao Observatório da Indústria realizada pelo empresário Ivens Dias Branco Júnior, presidente da companhia, no ano passado, a convite do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. Ivens Júnior ficou surpreso com o trabalho desenvolvido no âmbito da geração, uso e disseminação de dados e finalizou a visita com a sinalização de parceria futura.
“Em vez de a empresa internalizar um projeto como esse, a gente entendeu que poderia contar com esse importante braço da FIEC. O Observatório possui vários diferenciais, entre eles uma equipe de especialistas que são difíceis de achar no mercado. Além disso, tem um custo mais acessível que o de uma consultoria de São Paulo, por exemplo, e o acesso a dados que a gente não tem. O espaço do Observatório também é muito legal, foi lá onde realizamos o nosso workshop para construirmos o roadmap do que vai ser desenvolvido no projeto”, ressalta Alarcon.
A M. Dias Branco tem intensificado nos últimos anos os investimentos no comércio internacional e, mesmo na pandemia, registrou crescimento no seu faturamento em exportações. O diretor de Exportações da M. Dias Branco, César Reis, avalia que as informações sobre os países a serem entregues pela FIEC irão auxiliar a resolver a dificuldade da empresa de priorizar mercados.
“São muitos países, muitos produtos e a gente tem recursos limitados. Então, contar com uma ferramenta de priorização, que contenha informações de uma maneira visualmente fácil de compilar e de assimilar pode nos trazer mais agilidade na tomada de decisão”, afirma Reis.
A gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, considera que o trabalho realizado através da parceria entre as áreas traz vantagens relevantes e o desafio compartilhado aumenta a capacidade criativa para gerar alternativas e redução no tempo de execução das tarefas. “Com uma visão totalmente sistêmica, o presidente Ricardo Cavalcante aproximou o CIN do Observatório da Indústria e fortaleceu a atuação internacional através do compartilhamento de bases de dados”, frisa Karina.
O líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, diz que o Observatório tem feito grandes investimentos em bases de dados, tecnologia e talentos para auxiliar as indústrias cearenses a ampliarem seu acesso aos mercados e se tornarem mais competitivas. “É uma honra para a FIEC contribuir na implantação de uma estratégia de ambição digital de um grupo empresarial reconhecido por sua excelência”, conclui.
Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos
Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3, integrando desde 2020 a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). Sua história começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para todos o Brasil.
Detentora de marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Atualmente, a M. Dias Branco possui 14 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.