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Parte 2 do Sana 2024 reúne ativações de marcas locais, nacionais e internacionais

Por Lucas Abreu

12/07/2024 19h08

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Evento contou com stands temáticos da Coca-Cola, Brisanet, Mentos, Waaw, Suricate Seboso e tirolesa

O Sana 2024 deu abertura a sua segunda parte nesta sexta-feira (12), no Centro de Eventos do Ceará. Ao longo de três dias, o maior evento de cultura geek do Nordeste espera atrair um público de mais de 80 mil pessoas, com atrações nacionais e internacionais, entre eles a banda Restart e a atriz Tichina Arnold — a Rochele de Todo Mundo Odeia o Chris. Sabendo do grande potencial de divulgação do Sana, as empresas aproveitaram para promoverem suas marcas. O Nosso Meio esteve presente no primeiro dia de Sana para conferir todas as ativações realizadas no evento.

O stand da Coca-Cola chegou personalizado com os personagens da Marvel Comics. Além do totem 360º, onde os visitantes podem tirar fotos com a manopla do personagem Thanos, o local também apresenta o trono do personagem Pantera Negra e minigames valendo brindes. Vizinho ao da Coca-Cola, o stand da Fanta promove a Fanta Cajú com um minigame cuja premiação é uma lata do novo sabor. Os stands do energético Monster e das balas Mentos também apostaram nos minigames, cujos prêmios eram os produtos das respectivas marcas.

A Fecomércio, através do Sesc e Senac, promovem os dois palcos do Sana, onde estão sendo realizados os campeonatos de e-sports e cosplayers, as apresentações das bandas e artistas musicais, e as palestras com os dubladores e atores convidados pelo evento. Já o Governo do Estado do Ceará trouxe a tirolesa, que promete levar adrenalina aos participantes. A estrutura possui nove metros de altura e 50 metros de extensão, localizando-se em um dos fronts do Sana Market.

A Brisanet também esteve no local, com sua arena gamer, onde disponibilizou jogos de diferentes consoles, como PC, Xbox One e o PlayStation 4, e fez a distribuição gratuita de chips da empresa. A Waaw by Alok expôs seus novos lançamentos em stand interativo com minigame de realidade virtual.

Conhecidos pela página Suricate Seboso, Leo Suricate e Dudu Souza também marcaram presença no Sana com seu stand de produtos exclusivos. Os influenciadores, que participam do evento desde 2012, demonstraram entusiasmo com a parte dois do Sana 2024 e com o contato direto que seu stand promove com o público.

“É diferente do celular, né? Porque você tá lá no dia-a-dia na rede social, você ver os vídeos com muita visualização, muito like, mas é muito frio. O calor humano de ver uma pessoa, tirar uma foto, é muito mais legal”, afirma Leo Suricate.

“Nós fomos o primeiro personagem a ocupar o palco do Sana, com mais de 3.000 pessoas, no ano de 2013. Já fizemos cobertura do Sana e hoje, pelo segundo ano seguido, ocupamos um stand. No primeiro ano, conseguimos vender todos nossos produtos e, nesse segundo, esperamos bater essa mesma meta, porque a gente tem que pagar as contas, né?”, disse Dudu.

Criado em 2001 e com 24 edições, o Sana recebe, em média, 150 mil visitantes por ano e já movimentou mais de R$200 milhões da economia local, gerando empregos — principalmente para as minorias sociais, que incluem mulheres, negros e pessoas LGBTQIA+. Daniel Braga, um dos diretores do Sana, concedeu entrevista exclusiva ao Nosso Meio, onde destacou a importância das leis de incentivo e dos patrocinadores para a continuidade anual do evento.

“O pesado da verba de marketing está represado no eixo Rio-São Paulo. Então, como nós conseguimos a participação dessas marcas? Primeiro, com um projeto sólido que entrega resultado e, segundo, com as leis de incentivo. Todas as marcas que estão no SANA estão através as leis de incentivo. Mas também a gente oferece todo um pacote completo de atendimento. Então, quando a marca chega pra gente, a gente já entrega ideia de ativação, como ativar, o que vai engajar junto com esse público. E temos um retorno que a gente espera dentro desse evento, que é o SANA”, afirma Daniel Braga.

Fotos: Rey Alves / Divulgação