Ao todo, o evento já movimentou R$ 500 milhões desde a sua primeira edição, há 25 anos
Começou, nesta sexta-feira (24), a primeira parte da edição comemorativa de 25 anos do Sana, o maior evento de cultura geek do Norte e Nordeste. Ao longo de três dias, os organizadores esperam receber um público de 100 mil pessoas de 22 estados no Centro de Eventos do Ceará. O evento conta com atrações nacionais e internacionais, como os influenciadores Mateus Machado, Diogo Defante e Lucas Inutilismo, o dublador Guilherme Briggs e a dupla de atores da série Smallville Tom Welling e Erica Durance.
A nova edição do Sana 2025 é uma realização da Fundação Cultural Nipônica Brasileira e conta com apoio cultural da Claro e da Coca-Cola; apoio da Pro Games, Dias Brasil Silveira Advocacia e Governo do Estado do Ceará; e apoio institucional do Edital Mecenas do Ceará, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará em parceria com o Ministério da Cultura do Brasil. O evento também tem o patrocínio Enel Brasil, Banco do Nordeste, Fecomércio CE, Monster, Fanta, KaBum, Câmara de Fortaleza, Assembleia Legislativa do Ceará, Uninassau e RioMar Fortaleza.
Neste ano, a Arena Gamer leva o nome da Claro, enquanto o Sistema FIEC, por meio das Escolas SESI SENAI promove a Arena de Robótica. Já a Coca-Cola, a Fanta, a Monster, a KaBum!, a Uninassau, a Enel Brasil e o Riomar Fortaleza possuem estandes próprios, onde os visitantes podem participar de ativações e desafios para ganhar brindes.
Para quem curte esportes radicais, o Fecomércio CE, que também inclui o Sesc e o Senac oferece uma tirolesa de 50 metros de extensão e 9 metros de altura, com um paredão de escalada incluso. A entidade também possui seu próprio estande, com espaço para desenhos, ala de maquiagem artística e uma mostra do trabalho desenvolvido pela turma do curso técnico de desenvolvimento de jogos do Sesc.
“O mundo dos jogos e do entretenimento digital é um dos mercados que mais movimenta dinheiro mundialmente. Então, trazer essa oportunidade pros nossos jovens desenvolverem suas ideias e colocar em prática a sua criatividade num evento dessa grandiosidade é algo fantástico”, pontua o instrutor de tecnologia do Senac Everton Azevedo.

Além dos estandes dos patrocinadores, a nova edição do Sana 2025 conta com um estande exclusivo da Riot Games, tematizado com um dos seus carros-chefes: o jogo League of Legends. O espaço conta ativações com cosplayers dos personagens dos jogos e criadores de conteúdo de League of Legends.
Fomento na economia local
Atualmente, o Sana se consolida como um hub de cultura geek e negócios com impacto social. Já foram mais de 1,5 milhão de visitantes ao longo dos anos e R$ 500 milhões movimentados na economia local. Segundo os organizadores, a cada edição, são gerados aproximadamente 2.900 empregos diretos e indiretos, dos quais metade são ocupados por mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+.
“Logo na nossa primeira edição, em 2001, conseguimos a participação de 250 pessoas. Na época, esse era considerado um número bem interessante, já que não contávamos com as redes sociais para divulgação. Com os anos e aprimoramento das edições, fomos conseguindo conquistar um público cada vez maior e, hoje, o Sana é considerado a maior feira multitemática de cultura pop e geek do Norte/Nordeste, com mais de 150 mil visitantes por ano”, explica Ricardo Busgaib, diretor e fundador do Sana.
Com o intuito de valorizar os artistas locais e nacionais, o Sana com a Vila dos Artistas. Nesse espaço, os criativos podem divulgar seus trabalhos, vender obras de artes e interagir com seus fãs. Entre os participantes, está o ilustrador baiano Wesley Mercês, responsável pelas tirinhas e quadrinhos digitais As Crônicas de Wesley, cujo o perfil no Instagram conta, atualmente, com mais de 800 mil seguidores.
“Eventos como o Sana promovem esse senso de comunidade. É muito legal ver a galera fazendo cosplay e receber o feedback do nosso trabalho. O artista, muitas vezes, é bastante sozinho, a gente costuma produzir em um quarto escuro, desenhando o dia todo. Quando a gente vem para um evento como esse, a gente recebe essa luz. Então, além de ser algo que nos recarrega financeiramente, também é um espaço para a gente se recarregar emocionalmente e criativamente”, pontua Wesley.

O Sana 2025 também é espaço para empreendedores locais mostrarem seus produtos. A tradicional Feira Geek conta com estandes com peças de vestuário, acessórios, livros, quadrinhos, brinquedos, jogos de diversos formatos e iguarias da culinária oriental disponíveis aos visitantes.
“O Sana é uma janela de oportunidades absurda para a gente que está com um estande aqui, principalmente na questão do marketing. Então, além de a gente conseguir uma renda muito grande, com toda a movimentação de pessoas que chegam ao nosso estande, nós conseguimos atraí-las para a nossa loja física, o que é muito bom pra gente também”, afirma Milton Leite, porta-voz da Dominaria Cards & Games.
“Apesar da gente ter uma loja física, a nossa participação no Sana é muito importante, porque nós encontramos não só encontramos que já é nosso cliente, mas também conquistamos novos. Então, é um momento de interação com um público que não nos conhece e proximidade com quem já nos conhece. Nossas expectativas sempre são altas, porque nós lançamos estampas exclusivas pro evento e a gente espera que isso gere uma consumação que movimenta também o mercado local“, aponta Ketlen Rossas, fundadora da Tanto Faz, marca de camisas e acessórios com parte dos lucros destinada à causa animal.
