Construção e fortalecimento de marcas através de conteúdo é tema da palestra de abertura da segunda edição do NM2B
O NM2B 2023 abriu sua programação com Paulo Samia, CEO do UOL, sobre construção e fortalecimento de marcas através de conteúdo. O palestrante possui uma jornada que cresceu junto com as novas tecnologias, e trouxe para o palco tópicos importantes para o crescimento das empresas por meio de estratégias de conteúdo, afinal 9 em cada 10 internautas acessam o UOL todos os meses e sua home page recebe mais de 114 milhões de visitantes únicos por mês. Sâmia possui trajetória de 23 anos de história só na plataforma do UOL.
Cerca de 600 players do mercado vieram prestigiar palestras de grandes nomes do mercado, em uma programação rica em conhecimento e networking com uma das maiores feiras de negócios do Nordeste. O Nosso Meio to Business trás em sua segunda edição o tema “Experiência e centralidade na pessoa” sob a perspectiva de quem vive isso na prática, gestores de marketing, inovação e pessoas.
Paulo Sâmia iniciou a sua fala falando sobre o impacto da comunicação e do consumo de notícias atualmente, trazendo dados de como o Jornalismo penetra as camadas da sociedade em diversas áreas.
“Tudo começa com o jornalismo de qualidade, por humanos, isso pode ser representado na produção de conteúdos de qualidade e potente para a população”, destaca.
Além do jornalismo, Sâmia destacou que a produção de conteúdo não noticioso também está presente na rotina do UOL, assim como a multiplataforma e o multiformato devem estar presentes em todos os momentos de consumo da população. Ele complementa trazendo exemplos de como a produção de conteúdo pode comunicar de diversas formas.
“Além das notícias, os publishers precisam ampliar sua relevância com a diversificação de negócios e de produtos. Ter o olhar estratégico para ampliar a relevância”, cita Sâmia.
“Cada vez mais a segmentação e a personalização do conteúdo são diferenciais no mercado”, completa.
Como exemplo de conteúdo para aproximar as marcas dos seus consumidores, Sãmia destaca a importância da boa construção de histórias por meio do branded content, uma forma de produzir conteúdo sobre a marca, com uma linguagem não comercial, sendo produzido por jornalistas sérios
“Você leva um conteúdo de informação e de interesse, e leva o conteúdo da marca também”, explica.
Paulo conta que a produção de conteúdos por marcas não é uma novidade, já que tantas marcas antigamente traziam conteúdos dentro dos produtos, como o Leite Moça e suas famosas receitas de brigadeiro.
“A gente percebe a marca de uma forma agradável em um conteúdo que você consome naturalmente. As marcas procuram por quem já produz conteúdo e têm audiência própria”, reforça.
Paulo apresenta cases de sucesso de conteúdos desenvolvidos pelo UOL na missão de solidificar marcas, como O Boticário, Fanta e Avon. Ele mostra que os melhores conteúdos não seguem um padrão mas se adequam aos ideais e objetivos da marca. Estratégias atreladas ao marketing de influência e ao comportamento dos consumidores foi um dos pontos destacados pelo palestrante.
Parcerias estratégicas geram resultados brilhantes. Sâmia destaca como determinadas marcas souberam trazer uma proposta criativa para veículos tradicionais como a televisão, para isso trouxe o exemplo da série Partners of Life e House of Dragons.
“Quem faz conteúdo é quem entende a audiência. Quanto mais liberdade você dá ao veículo, a probabilidade de dar certo é maior”, pontua.
O Universo Online UOL criou um novo mercado de comunicação há 26 anos, quando, em abril de 1996, após vários Luiz Frias colocou no ar o primeiro portal de conteúdo do país. Foi a época dos primórdios a internet, e poucos veículos de imprensa e editoras perceberam que era a hora de criar uma operação no mundo digital, que engatinhava. Apesar de nascer dentro da Folha de S. Paulo, pelo menos em termos acionários, o UOL começou como uma empresa independente, tendo a Folha uma parceria de conteúdo. Sete meses após a fundação, o UOL uniu-se ao portal Brasil Online (BOL), da Editora Abril — a editora dos Civitas saiu do negócio depois.
“O foco na experiência do consumidor e maturidade na relação com os anunciantes impacta até a mídia tradicional”
Hoje, o UOL é a maior empresa brasileira de conteúdo, serviços e produtos na internet. E mantém o DNA do pioneirismo e da inovação. O jornalismo é uma parte importante do negócio, mas não a única. A marca é um guarda-chuva de 50 produtos digitais, entre segurança digital, assistência técnica, mobilidade e entretenimento. Todos são rentáveis e fortalecem o conteúdo noticioso, com a produção de mais de 400 matérias por dia.
“Seja para informação ou entretenimento é por meio do conteúdo que as conexões acontecem”, finaliza Sâmia.
Sobre o palestrante:
Paulo Samia ingressou no UOL em 2000, ocupando diferentes cargos na área financeira do UOL Brasil e UOL Argentina, até 2006. Retornou ao UOL em 2016 após passar por empresas de consultoria estratégica e tecnologia, como Booz Allen e Intel, assumindo a posição de Diretor de Planejamento Estratégico e CRO, tornando-se CEO em 2019. Atualmente, é membro do conselho do IAB, do CONAR e do CENP.
Paulo é graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, com MBA pela Columbia Business School, em Nova York.
NM2B2023:
Os dias 23 e 24 de agosto já estão marcados por uma programação cheia de conhecimento e insights provocados pelo encontro de alta gestão e criatividade, o Nosso Meio to Business, que acontecerá na Torre Norte do BS Design. A segunda edição do evento traz grandes nomes do mercado nacional para dentro de dois auditórios que serão movimentados simultaneamente, além de salas de mentorias para acompanhamento individual dos ingressantes.