Formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Faculdade Integrada do Ceará (atual Estácio), e pós graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, a atuação profissional de Nicolle Matos começou cedo. Curiosa e com sede de aprender, explorou ao máximo as ramificações da Comunicação, passando pelo marketing de empresa privada, agências de publicidade, empresa de eventos e veículos de comunicação.
“Todas as experiências foram importantes para construir essa Nicolle de hoje, seja acompanhando marcas de clientes em eventos de grande porte, com posicionamento e compreensão de visibilidade, seja como planejadora de mídia, definindo as melhores estratégias para investir o recurso das empresas, seja como atendimento publicitário, necessitando conhecer tudo que o mercado oferece, estudando e criando repertório para efetivar negócios”, antecipa ela.
Com grande aprendizado para a vida, Nicolle cita o fato de não ter vergonha de questionar, afinal ter dúvida impulsiona o profissional a perguntar, ser esclarecido e aprender. Por sua vez, quem tem a informação pode se colocar à disposição para passar esse conhecimento e fazer disso um ciclo virtuoso.
Por falar em conhecimento, a executiva menciona a grande oportunidade de aprendizado, em curto espaço de tempo, que a geração atual tem vivenciado:
“Jamais outra geração passará pelo olho do furacão que a nossa está vivendo. Saímos do orelhão ao smartphone, passando pelas reservas de anúncios por fax. Da internet discada ao 5g. Do disquete aos data centers. Conhecer o disruptivo, aprender a usá-lo e tirar proveito disso é a nossa missão. Tudo isso de uma vez só. Somos a geração que não tem tempo a perder e fazemos muitas coisas ao mesmo tempo”, pontua.
Projetos e recomendações
Como Diretora de Negócios no Grupo Cidade, seu principal projeto é entregar experiência de consumo de mídia, informação com credibilidade e entretenimento de qualidade, provando que está gerando impacto e retorno. Nicolle defende que cada indivíduo é único e há um negócio para atender a necessidade de cada um.
“Ajudar o mercado anunciante a entender e acertar essa dinâmica é fundamental”, ela crê.
Pensando na importância de integrar a sustentabilidade nas estratégias de negócios, a executiva recomenda aos profissionais que estão iniciando suas carreiras que busquem estar atentos a esta necessária tendência:
“Eu destacaria a visão de longo prazo, pois a sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para a longevidade dos negócios. Integrá-la nas estratégias desde o início pode posicionar a empresa como uma líder de mercado no futuro. Outro ponto é a conexão com o consumidor, pois ele está mais consciente e exige que as marcas adotem práticas sustentáveis. Ao alinhar a estratégia de negócios com esses valores, cria-se uma conexão mais forte e autêntica com o público”, elenca.
Para fechar as dicas, ela acrescenta: inovação e diferenciação, partindo da necessidade de buscar soluções sustentáveis que muitas vezes levam a produtos e serviços únicos que se destacam no mercado; também desenvolvimento pessoal e profissional, onde a dedicação à sustentabilidade tende a desenvolver habilidades valiosas, como pensamento crítico e capacidade de resolver problemas complexos, que são altamente valorizadas no mercado de trabalho.
Valores pessoais que agregam ao profissional
Entre as habilidades que considera essenciais para quem ocupa um cargo estratégico, Nicolle destaca a visão estratégica, capacidade de tomar decisões, liderança, comunicação eficaz, pensamento crítico, conhecimento de mercado, gestão de relacionamentos e adaptabilidade.
Para auxiliar na vida profissional, valores pessoais não podem ser esquecidos, como a valorização da família, a fé e espiritualidade, e a organização e planejamento.
“Meu forte vínculo com meu marido e filhas me proporciona uma base emocional sólida, minha fé em Deus e rotina de oração proporcionam um sentido de propósito e paz interior. E minha natureza organizada e analítica é uma grande vantagem no mundo dos negócios. Essa habilidade permite que eu gerencie melhor meu tempo, priorize tarefas e tome decisões informadas”, compartilha.
Um olhar para o futuro
Nicolle Matos diz que seu principal plano para a vida é sempre fazer aquilo que traz propósito. Em paralelo, ter a dádiva de acompanhar o crescimento das filhas, estando perto e fazendo diferença na vida delas, como também na das equipes que lidera.
“Não sigo filosofias ou receitas de bolo para vida. Existe algo que é fundamental, que precisa ser exercitado: a intuição. Essa não pode ser desconsiderada. Mesmo com análises baseadas em dados, visão de longo prazo, equilíbrio entre risco e oportunidade, a intuição estará presente como sopro de Deus”, conclui.