A trajetória de Fabrício Martins na Unimed Fortaleza é um estudo de caso sobre como equilibrar a precisão técnica da medicina com a audácia do empreendedorismo. Médico endoscopista e gastroenterologista, o especialista ascendeu ao papel de diretor-comercial com um perfil multidisciplinar que hoje é chave para a profunda reestruturação da operadora cearense: a criação de uma holding de participações.
Fabrício explica que a organização montou sua holding há dois anos, e que a principal motivação para buscar esse novo modelo de arquitetura de negócio foi a possibilidade de trazer mais flexibilidade para o trato principal.
“A holding vem para criar esse ecossistema, tentando entrar em toda cadeia de suprimentos da Unimed Fortaleza, buscando sinergia de negócios com o nosso formato principal, mas obviamente trazendo também todas as possibilidades que a marca Unimed pode emprestar para essa holding e para essas empresas que podem ser totalmente nossas ou podem também ser sócias da organização”, destaca Fabrício.
Médico e gestor
A união da experiência clínica com a paixão pela gestão não foi um acaso. Fabrício Martins revela que, após se tornar médico especialista, a oportunidade de ser sócio em uma clínica de endoscopia o fez buscar um MBA em gestão para “poder entender melhor esse mundo”.
“Eu entendi que aquela modelagem de negócio que eu já vinha trazendo, e fazia na minha vida pessoal, poderia caber ali de uma forma sistematizada dentro da Unimed Fortaleza. Logo, eu trouxe realmente essa vontade de empreender, de fazer parcerias e de buscar essa cadeia de negócios da Unimed Fortaleza com pessoas que eram líderes de mercado, que tinham valores compatíveis com os meus e também com os da empresa”, disse.
Esse perfil, que ele define como uma tríade entre “médico, gestor e empreendedor”, ajudou na montagem e no amadurecimento da Unimed Soluções, que hoje tem um faturamento anualizado em torno de R$ 70 milhões.
Aquisições e parcerias
De acordo com Fabrício Martins, a estratégia de aquisições e criações da holding demonstra a amplitude da sua visão, que se volta para o fortalecimento do ecossistema e do futuro. A corretora, que já possui 33 anos, por exemplo, agora será ampliada para todo o Ceará, e a Unimed Vacinas, que já estava madura, teve seu faturamento dobrado, com práticas mais comerciais.
O médico ainda explica que o grupo buscou negócios que pudessem trazer expertise em áreas críticas, como a Neuropsicocenter, uma clínica de Transtorno do Espectro Autista (TEA), unindo parcerias com empresas líderes nesse segmento. A tecnologia também é um pilar com a criação da Unitec, uma empresa de tecnologia que, segundo o gestor, já nasce com um faturamento anual estimado em R$35 milhões.
Liderança
O estilo de liderança e gestão de Fabrício Martins é marcadamente participativo. O diretor comercial revela que gosta de dividir todas as informações que tem, e cultiva o brainstorm e discussões para “filtrar o que há de melhor” e “evitar riscos de caminhar um pouco e ter que voltar para rever processos”.
“Hoje, no meu time, posso dizer que todos são melhores do que eu. Eu entendo que essa formatação é interessante porque todos têm valores muito parecidos com os meus. São pessoas competentes, que gostam de construir pontes, que não buscam o ego, que não trabalham para si, mas para o time. E essa visão de trazer o time fez com que a gente crescesse no comercial; fizéssemos mudanças estruturais dentro do setor, que, obviamente, já estavam em cima da mesa. Algumas delas há muito tempo, mas que precisavam dar um grau de maturidade e de relacionamento com as outras áreas para que elas pudessem evoluir”, conta Fabrício Martins.
O diretor comercial acrescenta ainda que seu modelo de liderança é de “fazer, descer, buscar e de entender como é que funciona tudo”, e não apenas ficar “só dentro do escritório e analisando relatórios”. Considerando as transformações estruturais, Fabrício Martins conclui destacando que projeta um cenário de liderança crescente para a cooperativa no cenário nacional.
“A Unimed Fortaleza já está entre as 10 operadoras do Sistema Unimed, como uma das principais do país, e ela é vanguarda no nosso Nordeste. Não só em relação à operação principal, no nosso core business, mas também em relação à holding. Outras Unimeds iniciaram antes de nós, mas ainda não têm a robustez, ainda não tem o faturamento que nós temos dentro da nossa holding com 2 anos de fundação. Assim, eu entendo que nós nos posicionamos cada vez mais como líder; não só na nossa região, mas nacionalmente, e os números estão aí para confirmar”, conclui.
