11ª edição

Perfil | Relevância de marca em meio a um cenário de distrações

Publicado em

19/03/2024 10h29

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Em uma entrevista exclusiva para o Nosso Meio, Cecília Dias, VP de Marketing da PepsiCo Brasil Alimentos, compartilha sua jornada profissional marcada por aprendizados e experiências diversas, ao longo dos 25 anos de experiência em bens de consumo.

Com 18 anos de carreira, Cecília destaca a importância de sua trajetória em uma grande companhia, que proporcionou uma visão holística do marketing em uma multinacional. Há mais de seis anos na PepsiCo, Cecília lidera um time que enfrenta desafios constantes para manter a empresa em destaque no mercado brasileiro.

“Todos os dias aprendo algo novo com o nosso time, que abraça os desafios com sagacidade e faz entregas realmente incríveis”, destaca.

Um dos maiores desafios enfrentados por Cecília e sua equipe é manter a relevância das marcas da PepsiCo em meio a um cenário de constantes distrações. Com a crescente multiplicidade de canais de comunicação e avanços tecnológicos, a empresa busca ampliar os pontos de contato com os consumidores, desenvolvendo campanhas, inovações em produtos e ações de experiência de marca que gerem conexão real.

“Entender as necessidades do consumidor, acompanhar e antecipar mudanças nas preferências e comportamentos, ter e exercitar uma escuta ativa, e, principalmente, com tanta diversidade de canais como há hoje é, sem dúvida, um enorme desafio que o time de marketing enfrenta”, aponta a VP, destacando que o Brasil está entre os dez maiores mercados do mundo para a companhia.

Regionalização e inovação, sem perder a identidade

Outro aspecto fundamental para Cecília e sua equipe é a regionalização dos produtos e estratégias de marketing. Observando as preferências regionais e as ocasiões de consumo, a PepsiCo desenvolve lançamentos exclusivos para diferentes regiões do país.

“É fundamental ter em mente que cada categoria tem sua especificidade, para além do propósito de marca. E estando  atento em um país de extensões continentais como o Brasil precisamos estar atentos ao aspecto local. Em 2023, lançamos dois sabores de Fandangos exclusivos para o Nordeste – sabor bacon e sabor churrasco”, compartilha.

Segundo Cecília, isso foi feito com base em pesquisa sobre preferências do consumidor na região e as ocasiões de consumo. A partir daí, o time de P&D desenvolveu a inovação para o portfólio da Fandangos.

Quando recebe estratégias direto da sede de Nova Iorque, Cecília diz que sua equipe tem sempre em mente a importância desta regionalização. Por isso a estratégia atual de ampliar a  presença da marca em alguns locais, especialmente no Nordeste. Para isso, ela busca entender cada vez mais os consumidores locais e as preferências, para trazer lançamentos e inovações que façam sentido e tenham conexão real com esse público. “Além dos lançamentos de produtos exclusivos, também passamos a apoiar e promover mais eventos e experiências de marca com foco local. Exemplo disso foi o lançamento da  linha “Petisco do Churras” de Torcida, com snacks sabores Pão de Alho e Vinagrete. O desenvolvimento dessa linha foi pensado a partir de insights da jornada do consumidor brasileiro, unindo os maiores momentos de consumo de Torcida (churrasco, esportes, encontro com família e amigos) com sabores tradicionais e populares”, revela. 

Paixões e interesses pessoais

Além de liderar estratégias de inovação e marketing, Cecília compartilha paixões e interesses pessoais que contribuem para seu sucesso como líder. Com uma forte conexão com as pessoas e uma prática regular de pilates, ela encontra equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional, incentivando outros líderes a encontrarem seu próprio ponto de equilíbrio.

“Além do trabalho que amo, claro, tenho um filho de 8 anos com quem aprendo demais. E pra me conectar comigo mesma, com meu corpo e relaxar, pratico pilates há mais de 10 anos, três vezes por semana. Você é um conjunto de experiências, não dá pra definir por uma só”, diz.

Segundo Cecília, o equilíbrio é algo que todo ser humano busca, mas não há uma receita pronta para isso, e sim tentar encontrar o ponto certo em que os objetivos se tornam possíveis. “O conselho que eu dou é: encontre o seu e seja feliz com o que conseguir implementar na sua rotina. Para alguns o trabalho vai ser 60% e a vida pessoal 40%. Para outros o inverso, e está tudo bem. O mais importante é buscar o seu ponto de equilíbrio e estar feliz com isso”, conclui.