Case Mercadinhos São Luiz ilustra a temática Employee Experience e inspira os 100 líderes presentes
Na tarde da última quinta-feira (11), a Performes Inovação e Agilidade, primeira consultoria de agilidade do Ceará, promoveu o 2° BENCHRH – Troca de boas práticas de RH com o tema Employee Experience e a parceria da TeamGuide, plataforma de gestão de pessoas. Reunindo líderes de RH, o evento aconteceu no BS Design e o conteúdo ficou por conta de Ana Paula Falcão, Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Mercadinhos São Luiz.
Daniel Araújo, CEO da Performes Consultoria e idealizador do BENCHRH, abriu o evento entusiasmado com a presença de 100 líderes e mais de 60 empresas. Ciente da importância do grupo para o enriquecimento do mercado como um todo, Daniel destacou que os encontros têm o propósito, também, de desenvolver pesquisas.
“Isso é algo importante para vocês levarem aos gestores das empresas de vocês e desenvolverem estratégias eficientes de gestão, até para que cada uma das 60 empresas presentes entendam quais pautas estão cercando o mercado”, aponta Daniel.
Após a abertura, Ana Paulo Falcão subiu ao palco junto de Aline Nunes, Gerente de Desenvolvimento Humano do Mercadinhos São Luiz, e Fernanda Fiuza, Coordenadora de Medicina e Segurança do Trabalho, para falar sobre o Case do Mercadinhos São Luiz, marca reconhecida em primeiro lugar no ranking de Melhores Empresas para Trabalhar segundo o GPTW. Ana Paula destaca como a missão e valores da empresa são vividos diariamente por cada um dos colaboradores.
“Essa base é o que nos dá impulso para tudo que fazemos no Mercadinhos. Acolhimento, treinamento, aperfeiçoamento e estratégia estão baseados nesses pilares”, conta.
Com 3.142 colaboradores, a marca possui 98% de felicidade entre os colaboradores, segundo índices internos. Contextualizando sobre a temática principal de Employee Experience,
“Cada empresa vai construir uma jornada única. Precisamos entender que cada marca é individual e possui uma forma específica de construir o relacionamento com quem faz a empresa”, pontua Ana.
Ana Paula levantou a questão que, para criar boas experiências, é necessário compreender quais experiências os funcionários desejam. A Diretora exemplificou como o Mercadinhos São Luiz conhece os colaboradores por meio de alguns métodos e pesquisas:
- Pesquisa de Relacionamento;
- Pesquisa de Valores;
- Medindo Felicidade;
- Comitê de Personas;
- GPTW;
- Relacionamento com o colaborador.
Para exemplificar as diversas formas como o Mercadinhos São Luiz replica esse métodos, Aline Nunes, Gerente de Desenvolvimento Humano do Mercadinhos São Luiz, contou sobre o projeto Líder Mentor, lançado em 2023 com objetivo de capacitar a liderança da empresa.
“Com a capacitação os nossos líderes saíram líderes mentores. Ano passado capacitamos 45 líderes e esse ano fizemos em um novo formato. Além disso, criamos um acompanhamento dentro da empresa para garantir a aplicabilidade do que foi aprendido”, detalha Aline.
Com esse projeto, o Mercadinhos obteve o melhor resultado no GPTW em 2023. “A partir do projeto conseguimos melhorar a qualidade das relações e da confiança”, destaca Aline.
Fernanda Fiuza, Coordenadora de Medicina e Segurança do Trabalho do Mercadinhos São Luiz, trouxe o projeto Guardiões da Saúde Mental, em que colaboradores são capacitados a ter um cuidado empático e não invasivo com outros colaboradores que necessitam de cuidado emocional. Todos os líderes da empresa foram capacitados com a plataforma educativa e em cada loja a empresa conta com dois guardiões preparados para acolher qualquer pessoa que necessite de ajuda imediata.
“Há tempos já estávamos tratando a saúde como algo primordial. Já tínhamos psicoterapia há mais de 10 anos, já faz parte do nosso cuidado da saúde e preventivo”, aponta a Engenheira de Segurança do Trabalho.
Para mostrar a eficiência e a aplicabilidade na prática dessas iniciativas, Daniel Araújo, reuniu depoimentos espontâneos dos colaboradores do Mercadinhos São Luiz e emocionou as executivas que estavam no palco.
“Não orientei nenhum dos colaboradores, apenas perguntei ‘como é trabalhar aqui?’. Vimos o depoimento de cada um e como essas estratégias refletem a qualidade de vida dos colaboradores. Isso só tem a nos ensinar e inspirar a trazer para cada uma das marcas presentes práticas que colocam a experiência do colaborador como prioridade e estratégia para o negócio”, aponta Daniel.
Após uma troca ativa entre os profissionais presentes, Daniel pôde fomentar um diálogo conjunto e por fim incentivar os líderes a participarem da votação para a escolha do tema do próximo encontro.
“Com mais de 60 respostas, já conseguimos determinar que o tema do próximo encontro será Cultura Organizacional e Gestão da Mudança”, finaliza Daniel.
Sobre o BENCHRH
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