Tendência

Pesquisa aponta quais profissões gostariam de contar com as IA’s na rotina de trabalho

Por Redação

28/07/2023 15h21

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Maioria dos entrevistados dizem que gostariam de contar com o dispositivo para auxiliar nas atividades do dia a dia

Não é novidade que a Inteligência Artificial está cada vez mais dentro do mercado de trabalho. Dentro desse cenário, muitos acreditam que algumas profissões podem estar em risco, mas também existe o outro lado desta moeda. Com a evolução da tecnologia, muitas atividades encontrarão na ferramenta um auxílio na realização de suas funções, o que poderá agilizar e otimizar muitas tarefas.

Para entender como as pessoas estão encarando a chegada da IA no ambiente de trabalho, a plataforma Onlinecurriculo realizou uma pesquisa que entrevistou 700 brasileiros, e que mostrou que, para 42% dos entrevistados, são bem-vindas ferramentas capazes de simplificar tarefas rotineiras que auxiliem no aumento de sua produtividade.

Desde a realização de funções técnicas a algumas que exigem mais criatividade, a inteligência artificial já vem sendo usada por muitos e a tendência é que a cada dia ela esteja mais presente.

“Antes de pensarmos que a IA irá assumir as atividades, talvez seja melhor pensar em como a tecnologia disponível tem condições de fazer com que as diversas profissões se aperfeiçoem”, analisa Amanda Augustine, especialista em carreiras da Onlinecurriculo.

Mesmo profissões que dependem de critérios subjetivos para suas atividades, como criatividade, por exemplo, admitiriam colaborações automatizadas. No estudo da Onlinecurrículo, 39% das pessoas afirmaram que precisariam de dispositivos para ajudá-las a criar conteúdos de qualidade – como textos, por exemplo.

Entre as funcionalidades de auxílio desejadas, também foram citadas a assistência técnica para resolver problemas rapidamente, apontada por 37% dos entrevistado; o uso da ferramenta como plataforma de comunicação para facilitar o trabalho em equipe, citado por 34% dos respondentes, e o suporte ágil para responder perguntas e resolver problemas, indicado por 30%.

A Onlinecurrículo ouviu 700 pessoas de diversos segmentos produtivos, faixas etárias, classes sociais e regiões do país entre os dias 14 e 21 de junho de 2023. A margem de erro da pesquisa é de 3.7 pontos percentuais.

Confira também:

Completando 68 anos, Piracanjuba apresenta sua personagem digital

Conteúdo em vídeo atingiu 99,2% dos lares brasileiros no primeiro semestre de 2023, aponta Kantar

Mais de 60% dos brasileiros dizem consumir notícias pela TV, segundo YouGov