Davi, Yasmin, Isabelle, Beatriz e Van Lopes aparecem como os participantes mais falados entre 08/01 e 07/02; Mulheres são as internautas mais frequentes a falar sobre o assunto
A STILINGUE by Blip, plataforma multicanal voltada para criar melhores experiências digitais entre marcas e consumidores, através do social listening e do potencial da inteligência artificial, acaba de compartilhar o relatório ‘BBB/insights’, com os principais desdobramentos do reality entre os dias 08/01 e 07/02. Um dos destaques é que o programa gerou 19,9 milhões de conversas em canais digitais apenas neste período.
O dia 15/01 apresentou o maior pico de menções sobre o BBB24, com 1,5 milhão em um único dia, principalmente por conta do ‘Sincerão’ e do paredão entre Bia, Davi e Pizane. Em relação aos participantes, a análise mostra que Davi e Yasmin foram os brothers mais citados, com 4,5 milhões e 1,5 milhão de menções, respectivamente. Isabelle (1,4MM), Beatriz (1,4MM) e Van Lopes (1,3MM) aparecem na sequência.
“O Big Brother Brasil movimenta conversas entre indivíduos e marcas, ações de marketing, vendas no comércio e, consequentemente, a economia no país. Sem dúvida é um grande evento. Nem as eleições presidenciais, a Copa do Mundo ou um festival como o Rock in Rio chegam a números tão expressivos em volume de conversas nas redes sociais”, afirma Thiago Gonçalves, Diretor de Marketing Cloud da Blip.
Segundo o especialista, o BBB é o tema mais comentado na internet durante os mais de três meses de duração do reality.
“Desde 2021, fazemos esse levantamento detalhado para justamente mapear os insights e ajudar marcas, agências e veículos a entender como o programa está sendo recebido pelo público e mostrar o potencial que as marcas possuem ao utilizar o tema em suas estratégias de marketing e vendas. Nossos estudos revelam que, em média, 145 milhões de pessoas são impactadas por assuntos relacionados ao reality por ano”, comenta Thiago.
A potência do BBB revela-se em índices. Apenas nos primeiros sete dias de fevereiro, o programa representou cerca de 50% do monitoramento entre todas as tendências mapeadas no X/Twitter e no Google, segundo o relatório. Outro dado que o levantamento traz é que o público feminino lidera as postagens sobre o BBB entre os internautas, representando 61% do total.
Marcas patrocinadoras e as festas dos brothers
Aproveitando a audiência e a visibilidade do reality, as empresas patrocinadoras lançam estratégias e anúncios para vender mais. A Seara liderou o ranking TOP 5 de marcas mais mencionadas nas redes sociais, durante o primeiro mês de programa, com mais de 76 mil de citações. Em seguida, aparece o iFood, com mais de 33 mil menções e depois a Estácio, com mais de 27 mil. A Kwai com mais de 25 mil citações e a Chevrolet com mais de 22 mil completam o ranking.
O BBB teve uma média de 22,5 mil publicações por festa no programa e os destaques foram as atrações musicais. Downy levou Ludmilla ao BBB, Nestlé levou Léo Santana, Kevin O Chris e Pixote para a casa, enquanto a Pepsi investiu no funk com DJ Marlboro, Tati Quebra Barraco e Valesca Popozuda.
“Vale dizer que quando as atrações musicais se destacam, as marcas patrocinadoras das ações recebem uma enorme visibilidade, aparecendo com cenografia e reforçando as imagens e mensagens das anunciantes, que fazem com que, de qualquer forma, exista uma forte lembrança de marca. Aqui entra em cena também o marketing de oportunidade, que é quando as marcas usam os assuntos quentes do programa em suas estratégias de conteúdo para participar das conversas com os internautas nas redes sociais – que são a segunda tela do programa”, finaliza Thiago.
Na semana de 08 a 14/02, as conversas sobre o BBB em canais digitais comentaram principalmente as provas do reality. A prova do Líder teve 56,5 mil menções com 3,8 mil citações sobre a marca patrocinadora, a Meli+. Já a prova do Anjo teve 18 mil mensagens e a prova “Bate e Volta” acumulou 12,4 menções.
A marca Hellmann’s teve sua estreia como patrocinadora no BBB na última semana, com uma comunicação voltada aos sabores de maionese da marca. A ação chegou a mais de 5,8 mil menções. A Hellmann’s recebeu muitos elogios, principalmente, sobre Hellmann’s Churrasco.
A metodologia da STILINGUE by Blip para analisar o Big Brother Brasil se baseia em social listening em larga escala, através do monitoramentos dos seguintes canais: Facebook, Instagram, Tumblr, Blogs, Portais, X, Fóruns, Reclame Aqui e YouTube. O monitoramento considera todas as marcas patrocinadoras desta edição.
Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui.