O estudo idealizado pela ABAP, e conduzido pela consultoria Deloitte: “Por Dentro das Agências”, revela um panorama das transformações pelas quais passaram as agências brasileiras entre 2010 a 2023.
A pesquisa observa uma mudança significativa na atuação das agências, como: a explosão dos dados, a influência dos criadores de conteúdo, o avanço das redes sociais e o uso da inteligência artificial, que redesenharam o mapa da comunicação.

Hoje, 88% das agências pesquisada atuam em modelo full service, oferecendo um mix cada vez mais integrado de criação, mídia, conteúdo, performance, e-commerce, dados e tecnologia. Ao todo, foram incorporadas 16 novas frentes de atuação em poucos anos – uma resposta direta à complexidade do novo consumidor e à fragmentação da comunicação.
Esse salto na entrega vem acompanhado de custos crescentes: investimentos em pessoas, ferramentas e infraestrutura tecnológica aumentaram ano a ano. Para 100% das agências pesquisadas, a mudança nos meios e nos hábitos de consumo foi determinante para acentuadas transformações operacionais. Já 65% apontam impactos diretos na saúde financeira.

Mais do que números, o estudo também revela o papel de uma agência mais estratégica, transversal e adaptável. Mas deixa claro: o mercado precisa ajustar as engrenagens para garantir que construção de marca, criatividade, performance e novas tecnologias também sejam reconhecidas financeiramente.
Confira o estudo completo no site.