Tendência

Pesquisa inédita indica como público consome narrativas de marca

Por Redação

28/11/2022 09h59

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Realizado pela agência de conteúdo LUKSO, levantamento feito com 500 entrevistados aponta que histórias de pessoas reais são as mais admiradas e que boas narrativas podem atrair novos seguidores e até clientes

O que as pessoas fazem quando estão navegando por seu feed e se deparam com um post patrocinado por uma marca? Bem, depende. Mas se ele for um vídeo curto que apresenta uma história real e inspiradora de um consumidor a partir de um roteiro bem amarrado, há grandes chances de a marca ganhar um seguidor, ou até mesmo um cliente. Isto é o que indica a pesquisa “Pra onde vai esse tal de storytelling?”, idealizada pela agência de conteúdo especializada em storytelling LUKSO, e que visa entender quais os impactos das histórias contadas pelas marcas nos consumidores.

Realizada a partir de entrevistas com 500 pessoas, com idades entre 18 e 45 anos, a pesquisa traz insights valiosos para quem produz ou se interessa em produzir campanhas de storytelling nas redes sociais. “Nossa motivação foi compreender o que realmente funciona nas narrativas de marca  sob a ótica do nosso público-alvo: os próprios consumidores”, aponta Gustavo Teitelbaum, sócio da LUKSO.

 

Entre os dados levantados pela pesquisa, chama a atenção o que indica que, para 97,6% das pessoas, as histórias reais são mais interessantes do que as fictícias, um sinal da importância da autenticidade em tempos de pós-verdade e fotos montadas exclusivamente para o feed. Além disso, para 77% dos entrevistados, o consumidor é quem melhor pode contar uma história de marca. Funcionários e diretores da própria empresa vêm em seguida. Em último, com 16,8%, estão os influenciadores. “Hoje preferimos histórias e experiências que tragam a gente para perto, em que possamos nos enxergar dentro daquele contexto ou o mais próximo dele”, aponta um dos entrevistados, de 23 anos.

Entre os formatos preferidos para campanhas de narrativas de marca, 79,4% indicam os vídeos curtos, o que mostra que o grande desafio atual é adaptar as histórias para esse universo super dinâmico. A pesquisa mostra também que não existe uma fórmula para viralizar, mas 63,4% das pessoas afirmam que um roteiro bem amarrado ainda é a melhor ferramenta para um conteúdo desse tipo ter sucesso. O levantamento sinaliza que a mídia paga é a principal forma das histórias de marca chegarem nas pessoas, pois 77,6% dos consultados disseram que as consomem nos anúncios em redes sociais.