Destaque

Pesquisa revela as marcas de alimentos e bebidas mais lembradas pelos brasileiros

Por Redação

20/03/2025 14h21

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Nestlé e Sadia conquistam o topo no segmento de alimentos. Já Coca-Cola se consolida como líder absoluta no mercado de bebidas

A Pesquisa Branding Brasil Segmentos revela que Nestlé (32%), Sadia (32%) e Seara (20%) lideram como as marcas de alimentos mais lembradas espontaneamente pelos consumidores, enquanto no segmento de bebidas Coca-Cola (56%), Skol (23%) e Brahma (20%) das citações, respectivamente.

O estudo, realizado pelo Valometry, ferramenta para gestão de valor de marca da agência anacouto, foi realizado com 2.853 pessoas entre julho e setembro de 2024, e evidência aspectos de lembrança espontânea, percepção de impacto econômico e social, além de fatores decisórios na hora da compra.

Marcas de alimentos mais lembradas pelos brasileiros:

Friboi aparece como a 1ª marca mais lembrada mesmo no contexto de alimentos

Bebidas mais lembradas pelos brasileiros:

O grupo Ambev e nomes de produtos sem menção à marca, como Guaraná, também são frequentemente citados

A Branding Brasil Segmentos é uma série de pesquisas que serão coordenadas pelo Valometry ao longo de 2025 para analisar diferentes setores da economia brasileira. Além de oferecer insights estratégicos sobre a percepção, relevância e conexão de marcas com os consumidores, o objetivo da iniciativa é apoiar a identificação de oportunidades de crescimento dos segmentos e fortalecer a jornada de preferência pelas marcas no mercado.

A pesquisa também mostra que as marcas de alimentos são vistas de forma mais positiva em comparação às de bebidas. Os consumidores associam essas marcas a contribuições significativas para o desenvolvimento econômico e social, bem como ao impacto positivo em suas regiões. Cerca de 76% dos entrevistados reconhecem que as marcas de alimentos impulsionam o desenvolvimento economicamente, enquanto 65% percebem o mesmo impacto nas marcas de bebidas.

“Esses resultados indicam uma oportunidade para as marcas de bebidas fortalecerem sua imagem, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento regional e impacto social”, destaca Marcelo Mattar, diretor comercial e de dados da agência anacouto.

Outro aspecto relevante é o comportamento de compra de alimentos. Enquanto o preço é o principal critério para 71% dos consumidores da classe C, a marca tem maior peso para 58% das classes AB. Na classe DE, 63% priorizam o custo, enquanto 50% consideram a marca. No caso das bebidas, o preço influencia 70% dos consumidores da classe C, enquanto a marca se destaca para 60% na classe AB. Entre os consumidores da classe DE, 56% dão preferência ao valor e 52% à marca.

“Esses resultados reforçam a necessidade de estratégias de marketing adaptadas a diferentes públicos”, avalia Mattar.

O estudo também avalia o Branding Value Score (BVS), uma ferramenta própria da agência anacouto que mede o Índice de Valor da marca, ou seja, força de uma marca no mercado. Ele funciona como uma “nota” que vai de 0 a 100, mostrando o quanto as pessoas reconhecem, confiam e se conectam emocionalmente com a marca.

Essa pontuação é baseada em três áreas principais: Marca (como ela é percebida), Negócio (como ela atua no mercado) e Comunicação (como ela se comunica com o público).

Comparação do BVS da indústria e suas marcas mais lembradas:

No setor de alimentos e bebidas, o estudo mostrou que a média geral do BVS é de 67 pontos, sendo que as marcas mais fortes conseguem manter um bom equilíbrio em todos esses aspectos.

“É uma maneira clara de entender quais empresas estão realmente conectadas com os consumidores e onde há espaço para melhorias”, explica Mattar.

No setor alimentício, o BVS das marcas mais lembradas apresenta resultados equilibrados, com destaque para a Perdigão e a Nestlé, ambas com um índice de 78%. Em seguida, aparecem Danone e Sadia, com 77 cada, enquanto a Bauducco mantém uma posição sólida com 76. A Seara e a Camil marcam 75 e 74, respectivamente, enquanto Aurora e Yoki obtêm 73 e 72. Por outro lado, a Friboi apresenta um desempenho inferior, com 67, reflexo de desafios em consolidar a percepção de qualidade com um portfólio vasto de marcas

As marcas de bebidas apresentam maior disparidade em seus scores, com Heineken liderando com 68 pontos, seguida de perto pela Coca-Cola, com 67. A Del Valle, única marca de sucos no ranking, alcança um BVS de 64. Já a Budweiser e a Fanta obtêm 63 e 61 pontos, respectivamente, enquanto a Pepsi fica com 59. Marcas do grupo Ambev, como Brahma, Antárctica e Skol, atingem 57, 56 e 56, respectivamente, mas enfrentam pressão crescente devido à entrada de novos competidores. A Itaipava, apesar de sua popularidade, registra o menor BVS do segmento, com apenas 48.

A conexão da Heineken com o público nos últimos anos se reflete no crescimento em valor da marca, com 68 pontos no índice de valor das marcas, e uma ótima performance no funil de branding, a Heineken vêm ganhando e dominando espaços de conexão que antes eram massivamente ocupados por Skol, Itaipava e Brahma.