Segundo a pesquisa, a marca O Boticário é a mais lembrada por cerca de 19% dos consumidores, seguida pela Natura (9%), Cacau Show (5%), Renner (3%) e Nike (3%)
O Dia dos Namorados é uma data de exaltação do amor e de casais felizes, mas também é uma oportunidade perfeita para que marcas consigam emplacar vendas e conquistar novos públicos, especialmente nos setores de perfumaria, chocolates, moda.
Segundo o estudo feito pela MindMiners, cerca de 2.000 homens e mulheres acima dos 18 anos entrevistados, das classes ABC, de todas as regiões do país, apontou que a marca O Boticário é a mais lembrada por cerca de 19% dos consumidores, seguida pela Natura (9%), Cacau Show (5%), Renner (3%) e Nike (3%).
“O que chama atenção no ranking de marcas é como O Boticário conseguiu se consolidar como sinônimo de presente romântico no imaginário brasileiro, mantendo uma liderança expressiva de quase o dobro da segunda colocada. Isso mostra como marcas que investem consistentemente em associar seus produtos a momentos especiais e emoções positivas conseguem criar uma conexão duradoura com o consumidor, transformando datas comemorativas em oportunidades de reforçar vínculos afetivos”, analisa Danielle Almeida, CMO da MindMiners.
O estudo também releva que a data continua sendo uma das datas mais importantes do calendário do varejo brasileiro, cerca de 78% dos casais mantêm o costume de trocar presentes na data. A pesquisa ainda mostra uma correlação direta entre tempo de relacionamento e interesse pela data. Casais com até três anos juntos lideram o entusiasmo pela data, com 87% comprando presentes. Esse percentual cai para 80% entre casais de 4 a 10 anos e despenca para 72% entre aqueles com mais de uma década de relacionamento.
“Os dados evidenciam uma mudança no comportamento romântico dos brasileiros conforme os relacionamentos amadurecem. Entre os casais mais jovens, há maior propensão a manter tradições românticas, enquanto relacionamentos mais estabelecidos tendem a priorizar outras formas de demonstração de afeto”, analisa Danielle.
O estudo revela, ainda, que pessoas em relacionamentos casuais são mais ativas no consumo na data, cerca de (53%) em comparação com casados (43%). Isso sugere que a formalização da relação pode reduzir a pressão comercial da data comemorativa.
“Entender como esses vínculos nascem, evoluem e se fortalecem é essencial para marcas que desejam construir laços genuínos com seus consumidores, porque escolher um produto ou serviço vai muito além da funcionalidade: existe uma dimensão emocional que desperta memórias, sentimentos e desejos”, finaliza.
Confira também: