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48% dos brasileiros preferem comprar produtos locais, segundo Visual GPS

Por Redação

24/11/2023 09h34

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Black Friday, Cyber Monday e Natal disputam a atenção e a intenção de compra dos brasileiros

Enquanto as empresas brasileiras se preparam para o aumento nas vendas período de festas, a iStock, a plataforma do comércio eletrônico, revelou dicas baseadas em dados e orientação sobre como as PMEs podem maximizar o desempenho nessa época festiva e arrasar no mercado com comunicações e imagens impactantes e relevantes nos esforços de marketing e publicidade. Com os impactos econômicos atuais, as últimas pesquisas de VisualGPS da iStock mostram que as pessoas querem apoiar empresas pequenas, com 48% das pessoas afirmando que compram produtos locais e 23% afirmando que fazem as compras em empresas pequenas, ainda mais do que costumavam há um ano.

“As empresas estão pensando no período das festas cada ano mais cedo – considerando esse padrão de gastos e essa mentalidade, as empresas pequenas precisam considerar diferentes elementos de marketing ao tentar atrair clientes tanto no ambiente online como no físico, em suas lojas” afirmou Grant Farhall, o diretor de produtos da iStock.

Ao longo dos anos, os símbolos de espírito festivo do final do ano (como, por exemplo, luzes decorativas, gorros de Papai Noel, temporada de compras, bonecos de neve, etc.) permaneceram os mesmos, mas os impactos da pandemia provocaram uma mudança definitiva no sentimento e nas prioridades dos consumidores, especialmente quando se trata das festividades natalinas. Coisas como a saúde mental, as relações pessoais, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e a sustentabilidade são valores importantes para consumidores hoje em dia e são cruciais na hora de agradar os seus clientes.

Enquanto os símbolos natalinos dos pinheiros seguem ressoando entre os clientes, considere mostrar momentos que o dinheiro não pode comprar, oferecendo imagens detalhadas que da casa e da vida pessoal das pessoas – sejam os alimentos que estão comendo, os presentes e as sacolas de compras que estão usando ou as decorações que estão sendo exibidas. Busque uma estética que pareça rica, detalhada e feliz e opte por imagens e vídeos que enfatizem temas de proximidade.

Uma análise dos vídeos mais vendidos pela Getty Images e da iStock mostra que os vídeos em um estilo mais lento ajudam a criar uma conexão mais forte com as audiências-chave. Além disso, 76% das pessoas preferem vídeos mais curtos, reels e stories para conteúdo destinado a inspirar e fornecer novas perspectivas.

Em vez de as empresas promoverem diretamente um produto ou um serviço em todos os materiais de marketing, aproveitar a oportunidade para exibir imagens que se alinhem com a empolgação das pessoas para estar em família, com amigos e entes queridos no final do ano.

As redes sociais são uma ferramenta eficaz para atingir várias gerações de uma vez só. De fato, 56% das pessoas de todas as idades dizem que essas as ajudam para se manterem informadas sobre as suas marcas prediletas. Essa porcentagem é ainda maior para a Geração Z/millenials (76%). Aliás, 77% das pessoas de todas as idades concordam que as redes sociais são uma oportunidade para assistir conteúdo que as fazem rir ou sorrir.