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Petrobras celebra 30 anos de patrocínio ao cinema nacional com releituras de filmes no Tiktok

Por Redação

21/11/2025 16h58

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Iniciativa assinada pela W3haus conecta legado audiovisual à cultura de influência e participação ativa da Geração Z

Quando o assunto é apoio à cultura brasileira poucas marcas têm tanto repertório quanto a Petrobras no cinema nacional. Desde 1995, foram mais de 600 filmes patrocinados. Mas, para celebrar seus 30 anos de apoio ao audiovisual brasileiro, a marca decidiu não apenas relembrar o passado, e sim criar uma campanha que olha para o presente da cultura digital. A campanha foi assinada pela W3haus, agência cocriativa do Grupo Stefanini, que propôs uma abordagem conectada a redes com o comportamento da Geração Z.

O destaque criativo está na releitura de cenas icônicas do cinema nacional por influenciadores. Usando formato de esquetes, edits, trends e ativações multiplataforma, influenciadores foram convidados a recriar cenas marcantes de filmes como Se Eu Fosse Você, Saneamento Básico, Aquarius e Bacurau.

@petrobras O Agente Secreto acabou de lançar, e já faz parte da história do nosso cinema! O que será que o Wagner Moura falava no orelhão? O @rafaelcossme ♬ som original – Petrobras

A ação “Grandes Cenas do Cinema Brasileiro” mistura humor e a estética nativa das redes, em especial do TikTok, reafirmando a relevância dessas obras e seus temas atemporais. “A Petrobras tem uma trajetória marcante no incentivo à cultura brasileira, reconhecendo que apoiar a arte fortalece a identidade de um povo. No audiovisual, esse compromisso já gerou mais de 600 histórias que refletem nossa diversidade. Com esta campanha, queremos renovar a conexão com as novas gerações, usando linguagem atual e formatos nativos das redes sociais para inspirar orgulho e pertencimento ao cinema nacional”, afirma Gustavo Ferro, gerente de Comunicação Digital da Petrobras.

Para escalar a campanha, a agência estruturou a estratégia em uma multiplicidade de criadores, garantindo amplitude de formatos e pontos de vista. Além disso, o público será estimulado a participar ativamente, produzindo seus próprios vídeos e ampliando organicamente a conversa em torno do orgulho e da valorização do audiovisual brasileiro.

@petrobras Quem não se lembra da cena da galinha e do Buscapé em Cidade de Deus? @Letícia Takei usou a criatividade para recriar essa sequência. Agora é com você! #GrandesCenasDoCinemaBrasileiro #Petrobras30AnosDeCinemaNacional #CinemaBrasileiro #CidadeDeDeus #Petrobras30AnosDeCinema ♬ som original – Petrobras

“Queríamos que o orgulho pelo cinema brasileiro saísse da tela e ganhasse o feed, o Reels, o Duet, os vídeos engraçados e os edits. É uma campanha que convida a geração mais conectada da história a se apropriar do cinema nacional com criatividade e afeto”, explica Leandro Pinheiro, diretor-executivo de criação da agência. “Vimos nesse projeto uma oportunidade real de mostrar como uma marca pode construir cultura em tempo real, dialogando com os códigos de hoje”, completa Leandro.

Com uma estratégia que une redes sociais, experiências presenciais, influência cultural e inovação visual, a campanha dos 30 anos da Petrobras no cinema mostra como marcas podem celebrar o passado olhando para frente e conversando com quem vai escrever os próximos capítulos.

@petrobras Convidamos a @pamellaokuyama para recriar uma cena clássica do cinema brasileiro. Advinha qual? A gente vê como a criatividade e o humor podem transformar qualquer história, até a de um esgoto! Agora é a sua vez: qual cena do cinema brasileiro marcou você? Compartilhe com a hashtag e entre nessa homenagem aos 30 anos do nosso patrocínio ao cinema nacional! 🎬 #GrandesCenasDoCinemaBrasileiro #Petrobras30AnosDeCinemaNacional #CinemaBrasileiro #SaneamentoBasico #Petrobras30AnosDeCinema ♬ som original – Petrobras

Ficha técnica
Agência: W3haus
Cliente: Petrobras
Diretor Executivo de Criação: Leandro Machado Pinheiro
Diretor de Criação: Marcello Rullo
Heads de arte e conteúdo: Diogo Pereira 
Gerente de Conteúdo: Débora Ferreira
Criação: Diogo Pereira, Carolina Cunha, Pedro Niemeier, Dimas Forchetti, Gustavo Brigatti, Bruno Santanna Carneiro da Fontoura, Taís Severo, Ana Luisa Pasin, Laura Sonego, Amanda Campos, Amanda Gomes e Diego Luz
Diretora Executiva de Negócios: Patricia Angeletti
Diretora de Atendimento: Adriane Soares Maria
Supervisora de Atendimento: Nayara Buriel 
Diretor Executivo de Estratégia e Dados: Eduardo Barreto
Diretor de Midia: Felipe de Miranda
Gerente de Mídia: Karine Cordeiro
Midia: Matheus Teixeira
Produção: Ana Cristina Tancredo de Assis e Mariana Scardua
Influência: Eduardo Espindola, Maiara Garducci, Juliana Lima
Operações: Márcia Yoshimura