12ª edição

Pilotando Organizações Multigeracionais: Potencialidades da diversidade etária para organizações perenes

Por Redação

24/05/2024 10h00

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O mundo contemporâneo tem trazido novos desafios para a sociedade e, consequentemente, para as organizações. Questões como o aumento da longevidade, maior consciência sobre as questões do etarismo, limitações do sistema previdenciário brasileiro, entre outros, fazem com que muitos profissionais optem por continuar trabalhando por mais tempo. O resultado é um fenômeno nunca visto antes: 5 (ou até mesmo 6) gerações interagindo simultaneamente no mercado de trabalho. 

Os efeitos dessa diversidade etária como, por exemplo, mudanças em hábitos de consumo, demandas por novos serviços e produtos e impacto em políticas públicas são amplamente discutidos dentro e fora das organizações. Mas questões interpessoais, subjetivas e emocionais raramente entram na discussão. Será que estamos conseguindo aproveitar as potencialidades e sinergias da sociedade multigeracional? Ou estamos paralisados nos desafios que, de fato, existem?

Desafios das organizações multigeracionais

A comunicação é um dos aspectos complexos num cenário multigeracional. Nós da Cambridge Family Enterprise Group trabalhamos com famílias empresárias de diferentes perfis, mas invariavelmente, apoiamos as trajetórias de diferentes gerações trabalhando em conjunto. Percebemos que apoiar o diálogo estruturado de pessoas de diferentes gerações, alinhando expectativas e fazendo combinados de convívio são essenciais para a perenidade da organização e da família. 

Outro desafio relevante diz respeito às expectativas e motivadores no trabalho que permeiam cada geração. Questões como flexibilidade de jornada de trabalho, pausas programadas e expectativas em relação a crescimento podem variar de maneira significativa. Os Millenials e a Geração Z, por exemplo, frequentemente priorizam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, buscando empresas que valorizem horários flexíveis e trabalhos remotos. Em contrapartida, outras gerações podem valorizar estabilidade no emprego e benefícios tradicionais. 

A Tecnologia também pode ser outro ponto de divergência. Enquanto as gerações mais jovens são nativas digitais e rapidamente se adaptam a novas tecnologias, as gerações mais sêniores podem necessitar de mais tempo e treinamento para se familiarizar com novas ferramentas. Acordos bem-feitos podem minimizar conflitos e potencializar resultados.

Benefícios de uma Força de Trabalho Multigeracional

Mas afinal, quais são os reais benefícios de uma força de trabalho multigeracional? Por que vale a pena criar estratégias para aproveitar a sinergia de diferentes gerações atuando em conjunto?

1. Habilidades Diversificadas

A convivência de diferentes gerações traz uma vasta gama de habilidades diversificadas. Trabalhadores mais experientes podem contribuir muito na construção de relacionamento e na demonstração de resiliência a situações de crise. No paralelo, colaboradores mais jovens podem contribuir com o uso otimizado das tecnologias e novas abordagens inovadoras. Essa combinação pode aumentar significativamente a capacidade de uma organização enfrentar desafios e se adaptar a mudanças rapidamente. 

2. Resolução de Problemas

A resolução de problemas se beneficia da diversidade de perspectivas proporcionada por diferentes gerações. Ao usar lentes multifacetadas, típicas de cada geração e contexto, amplia-se a possibilidade de superar desafios ligados aos negócios. As soluções encontradas são frequentemente mais criativas e abrangentes, levando em consideração uma maior variedade de fatores e interesses. 

3. Visão Abrangente do Mercado

Uma força de trabalho multigeracional oferece uma visão abrangente do mercado. Produtos e serviços podem se beneficiar imensamente a partir das perspectivas multigeracionais, evitando assim a armadilha de que somente um canal, formato ou tipo de produto e serviço atendam diferentes demandas e necessidades. As gerações mais jovens podem identificar tendências emergentes, enquanto as mais velhas podem fornecer insights sobre a fidelidade do cliente e a evolução do mercado. 

4. Engajamento no Trabalho

Ao reconhecer e valorizar as diferentes potencialidades de cada geração, ambientes de trabalho ampliam suas possibilidades de engajamento e atração. Funcionários que se sentem valorizados e compreendidos são mais propensos a se engajar e a se comprometer com a organização.

Conclusão 

A gestão eficaz de uma sociedade multigeracional dentro das organizações é essencial para maximizar os benefícios dessa diversidade. Portanto, investir em práticas que promovam a inclusão e colaboração intergeracional não é apenas uma necessidade, mas uma oportunidade para construir organizações mais fortes e inovadoras. Um bom começo é o estabelecimento de rituais que promovam o fortalecimento do diálogo, troca e senso de contribuição real para que todos tenham a segurança psicológica de que, naquele determinado ambiente, todos os pontos de vista e diferentes perspectivas são importantes.

Sobre as autoras:

Bruna Tokunaga: Sócia da Cambridge Family Enterprise Group. Lidera projetos de  planejamento estratégico familiar, governança, sucessão e desenvolvimento das próximas gerações. Antes de juntar-se à Cambridge, fez carreira em consultoria de Recursos Humanos atuando em empresas como Itaú, Unilever, Johnson&Johnson e Carrefour como Head de Carreira e Desenvolvimento no Grupo Cia de Talentos. É autora do livro “Crise dos 30 – A adolescência da vida adulta” (2017) da Editora Integrare. Psicóloga e Mestre em Psicologia pela PUC SP. Obteve certificação em coaching pelo Integrated Coaching Institute, Conselheira de Administração e Comitê de Pessoas pelo IBGC, Facet5 pela Consulting Tools, Effective Coaching e Mentoring pela LORE International e Inteligência Emocional (EQ-I) pela Felipelli. 

Helina Matos: É consultora sênior de educação e desenvolvimento de pessoas na Cambridge Family Enterprise Group. É também docente nas áreas de liderança e carreira na FGV e ESALQ-USP. Antes de ingressar na Cambridge, trabalhou durante mais de 15 anos em organizações como ABN Amro Bank, B3 e Grupo Cia de Talentos, com foco em educação, diversidade, desenvolvimento humano e organizacional. É psicóloga formada pela PUC-SP, mestre em administração de empresas pela FEA-USP e especialista em consultoria de carreira pela FIA-SP. Obteve a certificação internacional em coaching pelo Integrated Coaching Institute e é certificada em MBTI, Facet 5 e Mental Health First Aid (Canadá).