Premiação

Pinheiro Supermercado vence dois prêmios nacionais com ação inovadora para controlar vencimento dos produtos

Por Redação

21/11/2025 11h39

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Ambas as cerimônias foram realizadas em São Paulo e tiveram como base a ação de automatizar as etiquetas com informações sobre o vencimento de cada produto

No espaço de uma semana, o Pinheiro Supermercado foi agraciado duas vezes com importantes premiações no segmento de inovação no varejo nacional. A empresa cearense venceu o Prêmio Automação 2025, organizado pela Associação Brasileira de Automação (GS1), e levou como melhor case Norte/ Nordeste/ Centro-Oeste no Prêmio da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE).

O primeiro evento reúne empresários, startups, instituições de ensino, profissionais de mídia e provedores de soluções que se destacaram pelo uso de tecnologia e automação, enquanto o segundo destaca as melhores iniciativas do varejo brasileiro na prevenção de perdas e é a principal premiação do setor a nível nacional.

Ambas as cerimônias foram realizadas em São Paulo e tiveram como base a ação de automatizar as etiquetas com informações sobre o vencimento de cada produto. Com a data de validade de cada produto registrada na etiqueta com QR Code, o sistema é automatizado para rebaixar o preço de forma progressiva conforme o prazo vai se aproximando. Assim, o cliente tem maior confiança na hora da compra e a loja reduz o indíce de desperdício no estoque. Somente nos dois primeiros meses de implementação os custos com avarias reduziram 10% e a meta é cortar esse número pela metade.

“Essas conquistas são um resultado do nosso esforço constante em buscar a inovação como um motor de eficiência operacional, otimizando os processos cotidianos e reduzindo os riscos envolvidos no negócio. Além disso, é uma demonstração importante de que caminhamos no rumo certo ao investir em tecnologia para seguir evoluindo”, destaca o diretor de logística, Tadeu Pinheiro, representante da empresa na solenidade da ABRAPPE.