Mercado

Pioneiro em infotenimento na televisão brasileira, Grupo Bandeirantes aposta em streaming, multiplataforma, podcasts e esportes para 2023

Por Redação

14/11/2022 09h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O grupo de mídia celebra 85 anos de atividades no país, 2 anos da filial Band Ceará e aposta em novos formatos de conteúdo

Criada a partir da inauguração da Rádio Bandeirantes, que entrou no ar em 6 de maio de 1937, o Grupo Bandeirantes teve um ano repleto de comemorações. Na data do aniversário de 85 anos, a Rádio Bandeirantes teve alguns programas transmitidos ao vivo diretamente do Teatro Itália, no centro de São Paulo. O vasto elenco da emissora participou da ocasião, com direito à presença especial do veterano Salomão Esper, no Jornal Gente. Algumas figuras como José Luiz Datena, Neto, Milton Neves, Elia Júnior, Ulisses Costa, Cláudio Humberto, Thays Freitas, Pedro Campos, Eduardo Castro, Agostinho Teixeira, Ana Paula Rodrigues e Joel Datena compareceram à celebração.

 

 

Desde fevereiro, os ouvintes puderam conferir a reapresentação de alguns dos momentos mais marcantes da história da rádio ao longo da grade, além de está veiculando atrações comemorativas alusivas ao aniversário. São pílulas que trazem trechos de entrevistas com grandes personalidades do Brasil e do mundo, além de fatos históricos retratados nos microfones.

Em homenagem à tradição da rádio nos esportes, a emissora promoveu ainda uma ação no Museu do Futebol, com a história das suas transmissões esportivas desde a Copa de 1950. Totens interativos instalados na entrada do local dividiram com o público a narração de 85 gols transmitidos pela Rádio Bandeirantes.

O calendário de celebrações se estende ao canal por assinatura BandNews TV e à TV aberta — que completou 55 anos dia 13 de maio —, com reportagens contando a história do grupo e pílulas mostrando os arquivos da Band, com novelas, competições esportivas, festivais de música e debates políticos, entre outras atividades. Em nível regional, a celebração fica por conta dos 2 anos de atividades da filial Band Ceará. No ar desde 1 de junho de 2020, a emissora opera no canal 20 (21 UHF digital de Fortaleza), de propriedade do conglomerado, por qual era retransmitida a NordesTV, afiliada à rede desde 2015, que teve suas atividades encerradas. Em abril de 2021, a Band Ceará inaugurou sua sede no Salinas Shopping, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza.

 

Sede da Band Ceará, em Fortaleza.

 

Para comemorar, Carlo Bastos, diretor-geral da Band Ceará, e Cris Grangeiro, gestora comercial da Band Ceará, idealizaram um momento intimista com a indústria de comunicação cearense. O jornalista e apresentador, Zeca Camargo, será o anfitrião do encontro executivo que terá palestra sobre “O futuro da TV na era do entretenimento”, no restaurante Mayú, no dia 17 de novembro, a partir das 12h. O Nosso Meio assina a realização do encontro, que é o último Marketing&Relacionamento promovido pela plataforma em 2022. O evento é exclusivo para convidados.

Zeca Camargo
Com 30 anos de carreira na televisão, o jornalista, escritor, palestrante e apresentador Zeca Camargo é um dos maiores ícones do jornalismo no Brasil. É diretor artístico da TV Bandeirantes e apresentador dos programas Comer é Viajar, exibido no Canal Sabor & Arte e do 1001 Perguntas, no ar de segunda à sexta na Band. Escreve colunas no caderno Ilustrada e de Turismo na Folha de S. Paulo, foi correspondente internacional em Nova York e apresentador  da MTV Brasil. Passou pela TV Cultura, por meio da Editora Abril. Foi  repórter, editor e apresentador do programa Fantástico durante 18 anos. Zeca fez quatro voltas ao mundo e conhece 114 países.

Pioneirismo no infotenimento

O neologismo infotenimento surgiu ainda na década de 1980 nos Estados Unidos, mas só passou a fazer parte do vocabulário dos profissionais da mídia e das pesquisas acadêmicas da área da comunicação a partir dos anos 1990. A indústria de comunicação logo percebeu o potencial da televisão para agregar esse novo formato, pelas suas características imagéticas, que possibilitam a fusão entre vida e espetáculo. É assim que a TV vem garantindo o protagonismo do infotenimento ao longo das décadas, combinando informação e entretenimento para conversar com o público de massa. Hoje, o infotenimento se consolida como uma megatendência‖ do jornalismo global.

No Brasil, um caso emblemático de infotenimento foi o programa Custe o Que Custar (CQC), transmitido semanalmente pelo Grupo Bandeirantes entre 2008 e 2015. Considerado um informativo de humor, o CQC subverteu a forma de tratar assuntos densos, como política e economia para o grande público. O CQC foi inspirado no programa argentino Caiga Quien Caiga (CQC), no ar entre 1995 e 2014, que, por sua vez, deu origem à versão chilena, de mesmo nome, e às versões portuguesa (Caia Quem Caia) e italiana (Le Lene). Assim, o Grupo Bandeirantes foi pioneiro no Brasil ao incorporar o infotenimento na televisão. No total, foram oito temporadas e 339 episódios, que garantiram os principais prêmios da televisão brasileira, como o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), o Troféu Imprensa e o Prêmio Arte Qualidade Brasil.

Quase 15 anos depois, o Grupo Bandeirantes segue renovando programação, pontos de contato e formatos, mas sempre com um olhar voltado para o infotenimento. Assim, a grade atual reserva 9 espaços para conteúdos desse gênero, que são: 1001 Perguntas, MasterChef, Faustão na Band, Linha de Combate, Melhor da Tarde, Nóis na Firma, Perrengue na Band, Pesadelo na Cozinha e The Chef, além de programas dedicados a esportes e jornalismo especializado em saúde, viagem e gastronomia.

 

Streaming

Aliado a essa estratégia, a emissora lançou no início de 2021 sua plataforma de streaming BandPlay. O app reúne o acervo histórico da Band, todas as marcas do grupo (incluindo os canais de TV, rádios e jornal), produções originais e ferramentas que engaje o público para o marketplace da empresa e de parceiros. A intenção é unir o que a empresa produz ao vivo e gratuito com produtos premium.

Em termos de conteúdo, a plataforma conta com a transmissão de todo o conteúdo audiovisual dos canais de TV e rádios, incluindo a transmissão da Fórmula 1, o acervo do Grupo Bandeirantes e produções exclusivas para o digital, sejam elas assinadas pela Band ou pelo estúdio da Vibra, spin-off de tecnologia do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

 

Orbi é o novo veículo multiplataforma do Grupo Bandeirantes

O Grupo Bandeirantes de Comunicação lança nesta quinta-feira (3) a Orbi, seu novo veículo multiplataforma. O projeto 360º inclui jornal impresso gratuito, site www.orbi.news, newsletter diária Orbi e Tal, canal no YouTube, presença nas redes sociais InstagramTwitterFacebook e TikTok, além de podcasts, lives e eventos.

“Baseada no tripé informação, entretenimento e experiência, a Orbi terá uma forte interação com a audiência em diferentes canais de comunicação, 24 horas por dia, com linguagem leve e bem-humorada. O objetivo é que o leitor absorva a informação de forma simples e objetiva”, adianta Sara Velloso, diretora geral do veículo. “Nosso foco é uma forte cobertura da capital paulista, prestando serviço para quem mora na cidade, mas sem deixar de lado as principais notícias do Brasil e do mundo”, completa a executiva.

site concentra toda a produção de conteúdo: newsletter, jornal, redes sociais e podcast, além da transmissão de eventos, lives e projetos de branded content. Todas as gravações são realizadas em um estúdio próprio.

As diretoras Ivana Moreira, Sara Velloso e Elizabeth Silva. Crédito: André Porto/Orbi

 

A Orbi é o primeiro veículo do Grupo Bandeirantes de Comunicação comandado por um trio de mulheres acima de 50 anos. Além de Sara Velloso, completam a chefia Ivana Moreira (diretora de conteúdo) e Elizabeth Silva (diretora comercial). O veículo conta ainda com a expertise de 15 anos da equipe do jornal Metro, que deixou de circular na última semana.

 

 

 

Podcasts

Mais de 60 produtos em áudio digital estão ativos no portfólio do Grupo Bandeirantes. A aposta converge com o posicionamento tradicional de liderança nas rádios. O podcast “Denilson Show” ficou na primeira posição entre os mais escutados no Spotify, segundo levantamento da própria plataforma, em maio de 2022. No ar desde fevereiro, o podcast já recebeu figuras do futebol brasileiro como Tinga, Dorival Júnior, Bebeto, Alan Ruschel, Neto, Ricardo Rocha, Cafu, Falcão e Muricy Ramalho. Outro sucesso é o “Pare o Mundo que Eu Quero Saber”, podcast da Band que tem a proposta de explicar assuntos da atualidade, com uma linguagem leve e acessível. Sob o comando de Joana Treptow, o podcast recebe especialistas e jornalistas.

Esportes

Ao mesmo tempo em que os canais por streaming tem crescido de forma avassaladora no Brasil para exibição de esportes, como a transmissão do Paulistão pelo Youtube, do Cariocão por meio do Cariocão Play, ou do Paranaense e Catarinense sob a produção da NSports, os canais tradicionais e abertos também demostram força. O exemplo mais recente deste sucesso vem da Band, que na final entre Palmeiras x Chelsea, pelo Mundial de Clubes, liderou o ibope com 28 pontos em São Paulo, a melhor audiência da emissora desde 2000.

Não é de hoje, alias, que a Band voltou a fazer jus ao jargão ‘O canal do Esporte’, tão famoso durante a década de 90 nas exibições de narrador Luciano do Valle nas programações de sábado e domingo. Agora com a exibição exclusiva de Fórmula 1, a emissora fechou acordos de patrocínios com empresas multinacionais e conquistou retornos financeiros significativos. Além disso, a emissora investiu na exibição do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol, o que trouxe mais alcance de público entre as modalidades esportivas.

 

Confira também: