Design

Polenghi apresenta em campanha novo posicionamento e identidade visual

Por Redação

12/05/2025 16h40

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A marca ganha destaque nas gôndolas com novas cores e reforça a identidade “brasiliana” em sua nova campanha

Polenghi, marca fundada em 1947 por imigrantes italianos, acaba de anunciar sua nova identidade visual, o rebranding reflete o DNA da marca enfatizando a modernização que abrange logotipo, paleta de cores, embalagens e posicionamento.

Desenvolvida pela agência Narita Strategy & Design, toda a criação foi feita com o consumidor no centro do processo, em uma pesquisa robusta realizada em duas fases: na imersão; com visitas a casas dos consumidores e depois grupos qualitativos para a validação da rota gráfica que mais se conectava emocionalmente com quem convive com Polenghi diariamente. A proposta vencedora de renovação incorpora a cor turquesa, adotada como a nova cor oficial da marca, refletindo requinte, sofisticação, e valorizando e diferenciando o design nas gôndolas.

Redesenhado com curvas mais suaves e sofisticadas, o escudo confere uma aparência elegante e imponente, que evoca uma qualidade superior dos produtos. A letra “P” resgata as origens, sendo inspirado nas curvas do primeiro “P” utilizado pela empresa.

Boníssimo, utilizado junto a logo, é a representação dessa combinação de culturas e simboliza o novo tom de voz da República Brasiliana de Polenghi. O conceito surgiu da fusão cultural Itália e Brasil e caracteriza a sua originalidade no mercado nacional. As embalagens também recebem o selo Legado Italiano – Alma Brasileira. 

“O Processo Límbico é a metodologia de pesquisa, exclusiva da Narita, que desvenda emoções humanas de forma espontânea e intuitiva. E foi fundamental para embasar e aprovar uma mudança tão robusta”, conclui Mario Narita, CEO da Narita Strategy & Design.

Junto da nova identidade, a Polenghi também lança sua nova campanha “República Brasiliana”, que traduz o conceito Legado Italiano, Alma Brasileira. Essa fase chega logo após a marca anunciar sua nova identidade visual e novas embalagens, que transmitem com elegância esse novo DNA da marca.

Criada pela agência DPZ, a campanha resgata a história iniciada por imigrantes, que chegaram inspirados pelas técnicas tradicionais de produção de queijos europeus, e a mescla à cultura brasileira, com uma narrativa autêntica e contemporânea.

O filme convida o público a participar da República Brasiliana de Polenghi, onde elementos estéticos e tradições dos dois países se entrelaçam, em um convite à experiência gastronômica e à valorização dos sabores legítimos.

“O objetivo foi traduzir nossa identidade única e comunicar essa essência ítalo-brasileira, da união entre o legado italiano e a criatividade, diversidade e vibração tipicamente brasileiras, para reforçar nossa conexão com o consumidor. Também reafirmamos nessa campanha nossa diferenciação no segmento de queijos: Se é Polenghi, é boníssimo”, declara Tatiane Brandão, Diretora de Marketing da Savencia Brasil.

“Polenghi ao longo do tempo foi se tornando cada vez mais brasileira – ou melhor, brasiliana. A campanha traduz esse movimento com uma releitura de ‘Tu Vuò Fa L’Americano’, unindo sonoridades italianas e brasileiras. Como assinatura, o gesto icônico do ‘ma che, que forma o ‘P’ de Polenghi, foi ressignificado com um toque brasileiro, reforçando a nova fase da marca”, destaca Fernanda Miné, Head de Estratégia da DPZ.

A campanha está no ar, juntamente com as novas embalagens disponíveis nos pontos de venda de todo o país, e terá veiculação em TV, mídias digitais e offline, social e OOH.

Confira:

Ficha Técnica – Polenghi – República Brasiliana

Cliente: Polenghi

Título: República Brasiliana

Agência: DPZ

CEO: Benjamin Yung Jr.

VP de Criação: Fabio Mozeli
DC: Fabio Mozeli
Criação: Fabio Mozeli, Paula Zebrak, Beatriz Dias, Patricia Collet

Negócios & Projetos: Samya Anjos, Aline Macedo, Yasmin Rosa
Estratégia: Fernanda Miné, Paula Gardinalli, Simone Santos, Thalita Vitalli, Theo Paiato
BI: Érica Nakamura, Wesley Gonçalves, Cauê Montenegro, Carol Matos

Social: Anna Martha, Jessica Tangerino, Lais Fonseca
Aprovação pelo cliente: Alejandra Bartolome, Augusto Lemos, Tatiane Brandão, Mariana Dutra, Ana Honda
Mídia offline: Mariana Tolosa, Carina Sampaio, Olive Santana, Monica Bueno
Mídia online: Mariana Tolosa, Carina Sampaio, Olive Santana, Monica Bueno

Produção Integrada: Paula Alimonda, Adriana Marino e Pâmela Verissimo

PR: Paula Ganem e João Paulo Freire

Produtora de Imagem: Tropical Film

Diretor: Rog Souza

Produtor Executivo: Gabriel Dagostini

Assistente Criativa: Letícia Zambon

Atendimento: Felipe Rangel

Assistente de Atendimento: Maria Clara Gonçalves

Coordenação de Produção: Alex Missaka

1º Assistente de Direção: Bice Costa

2º Assistente de Direção: Eugênio Silveira

Diretor de Fotografia: Josep Pardo

Diretor de Fototgrafia 2 Unidade: Beto Hacker

Diretor de Arte: Billy Castilho

Assistente de Arte: Gustavo Furlanetto

Produção de Objetos: Adriana de Paula e Fabiana de Paula

Produção de figurino: Juliana Prysthon

Make: Carol Romero

Diretor de Produção: Tadeu Piantino

Produtora: Livia Santos

Assistente de Produção: Larissa Teixeira

Produtor de Locação: Fabricio Marinho

Assistente de Locação: Giovana Pasinato

Produtor de Elenco: Cintia Cappellano 

Assistente de Elenco: Laercio Franciolli

Culinarista: Paula Rainho

Coordenador de Pós-Produção: André Serra

Montador: Beto Araújo

Assist de Montagem: Tommy Pastén

Pós Produtora: Voodoo

Finalizador: Daniel Amaro, Murillo Moura, Uriel Arakilian e Giovana Sayuri

Color Grading: Acauan Pastore

Produtora de Som: Mr. Pink Music

Direção Musical: Silvio Piesco

Produção Executiva: Chica Mauger e Renata Costa

Produção Musical: Marcio Gianullo

Coordenação: Ligia Menegon e Malu Leite
Finalização e Mix: Edilson Martins e Beto Freitas

Locutor(a)/Cantor(a): Rebeca Chagas

Editora: Universal Music Publishing MGB Brasil Ltda

Licenciamento Musical: Platinum Brasil

Produtora de Imagem: Estúdio Tango @estudiotango
Fotógrafo: Leonardo Braga @___leobraga
1ª Ad: Pedro Amaro @menosumpedro
Assistente de fotografia: Adrian Toshio @adrianikematsu
Assistente de fotografia: Renan Martins @renanmartinsfoto
Assistente de fotografia: Rafael Guimarães @rfl.sa
Dir. de Produção: Carla Fontella @carlafontella
Dir. de Produção: Pedro Amaro @menosumpedro
Atendimento: Gabríela Câstello @gaaacastello
Assistente de set: Robson Antonio @rrsilva03
Figurinista: Guilherme Alef @guilhermealef
Assistente figurino: Lincon Catto @lncnctt
Make e Hair: Sol Santos @solsrmakeup
Dir. de Arte: Gabriela Nassar @gabnassar
Assistente de Arte: Ana Paula Nigro @anapaula_nigro
Contrarregra: Jonathan Ritter
Assistente de Set: Helio Arte @heliodantassilva
Produção Casting: Thiago Arraes @taproducoesconsultoria
Modelo: Felipe Beraldo @berardofe
Modelo: Lary Nascimento @larydonascimento
Foodstylist: Juliano Albano @chefjulianoalbano
Assistente Foodstylist: Netto @nettoribeirobr
Assistente Foodstylist: Harrison Ferreira @harrisontasello
Equipamentos: 513 Foto @513foto
Infra / Consumíveis: EliteStock @elite.stock.br
Retouch: Mr. Pixel Studio @mr.pixel.studio