Economia

Polishop anuncia estratégia de reestruturação para varejo e lança modelo de franquias a partir de abril

Por Redação

28/03/2024 13h43

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Em um movimento estratégico para se adaptar às mudanças do mercado pós-pandemia, a Polishop inicia, a partir de abril, seu plano de reestruturação e, para tal, lança um novo modelo de negócio: as franquias da marca. O plano traz uma incursão da marca no mundo das franquias, apoiada pelos canais digitais, modalidade de venda a qual a empresa de João Appolinário nasceu e que faz parte do seu DNA, e será o motor para expansão física. A expansão vem com o objetivo de aproximar a Polishop ainda mais ao consumidor final, que poderá ter toda experiência do que vê nesses canais e no site em uma loja física. 

“Nos últimos anos, a elevação da taxa Selic e a restrição ao crédito, principalmente para o varejo, tornou o custo do dinheiro altíssimo, aumentando, também, o endividamento das famílias. Além disso, o aumento do custo de ocupação dos shoppings, regulado pelo IGP-M, que registrou altas significativas nos últimos anos, passando de 64% de aumento acumulado, assim como os dissídios salariais regulados pelo INPC, entre 2019 e 2022, pressionou ainda mais os custos operacionais”, ressalta Appolinário, presidente e fundador da Polishop.

A resposta da marca a esses desafios envolve uma grande reestruturação, que inclui o fechamento de algumas lojas em shoppings, desde o final de 2020 até 2023, ano o qual ocorreu a maior concentração de fechamentos e mudanças de pontos.

“Agora, em 2024, a expansão será por meio de franquias apoiadas e aceleradas pela estrutura digital de canais e comunicação da Polishop”, completa. 

“Eu acredito no poder do omnichannel. Nascemos assim e ter lojas físicas e um digital forte continua sendo fundamental para a experiência do cliente. Com o modelo de franquia em lojas, principalmente em ruas comerciais, teremos um grande diferencial e um custo de ocupação muito menor, o que nos permitirá ampliar nossa presença tanto nas capitais quanto no interior dos estados, aumentando nossa capilaridade em cidades a partir de 150 mil habitantes que nunca foram atendidas por lojas físicas até hoje”, ressalta Appolinário. 

Inicialmente, o foco da marca está no estado de São Paulo, posteriormente seguindo para outros estados da região Sudeste, Sul e demais regiões do país. A primeira franquia será inaugurada na zona sul da cidade de São Paulo.

“Escolhemos essa região para a nossa primeira franquia da Polishop, por estar próxima de nossa sede, para que nossa equipe possa dar todo o suporte e ajuste necessários ao novo modelo, que tem foco em lojas de rua”, comenta o presidente e “tubarão” do Shark Tank Brasil. “Além das 23 unidades previstas para 2024, nosso plano prevê somar 102 franquias em 2025, 182 em 2026, 266 em 2027 e alcançar 314 lojas em funcionamento até o final de 2028”, inclui.
 

Com este projeto, a Polishop não visa só superar os desafios atuais, mas também promover um crescimento sustentável nos próximos anos. A aposta e confiança de João Appolinário no projeto de franquear a Polishop vem de sua própria experiência com a sua holding de franquias, a JAAP Franchising, responsável pela expansão de empresas investidas por ele, como Mega Studio Be Emotion, rede de salões de beleza com 20 unidades em operação, WiseHome, rede de lojas de automação residencial com 86 unidades ativas, e a Decor Colors, que já é a maior rede de tintas do Brasil, com mais de 500 lojas e foi a franquia que mais cresceu em 2023, entrando para o ranking das TOP 50 Franquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que de 3300 empresas associadas. 

“Montamos uma estrutura robusta, trouxemos grandes executivos de mercado, entre eles, Ivan Ferreira, headda JAAP Franchising, com mais de 25 anos de experiência e mais de 5000 franquias implantadas de grandes marcas nacionais, e o Gustavo Brandão, head de franquias da Polishop, com mais de 27 anos de experiência no franchising e que foi responsável pelo projeto de franquias de grandes marcas como Mizuno, Timberland e Havaianas”, reverbera o presidente da Polishop. “Já colocamos três redes em operação de forma bem sucedida, com destaque para Decor Colors, que passou por um forte crescimento nos últimos 2 anos. “Isto comprova nossa capacidade de expansão e crescimento da marca Polishop com este modelo de franquias. Estamos prontos para repetir a dose com ela”, completa.

O franqueado poderá comercializar toda a linha de produtos exclusivos da marca, entre as linhas próprias ICHEF – Airfryers, panelas, liquidificadores etc -, produtos de beleza e para cabelos da linha Be Emotion, produtos da linha fitness GENIS, entre outros.

“Manteremos o nosso DNA de inovação, o omnichannel e a vocação para criar produtos de desejo. Isto posiciona a Polishop para um caminho de retomada do crescimento e um marco de virada no varejo nacional”, finaliza o CEO da Polishop.

O lançamento oficial das franquias da Polishop será em abril, no Grand Openning da Polishop Franchising, em São Paulo, evento para empreendedores que fazem ou já fizeram parte do canal de venda direta “Polishop܂com܂vc” e outros convidados que verão, em primeira mão, a oportunidade de negócio para empreender com João Appolinário com a marca Polishop.