O último dia do Festival do Futuro reúne reflexões sobre o mundo do trabalho com palestra do filósofo Luiz Felipe Pondé
Um dos principais pensadores contemporâneos do Brasil, LuIz Felipe Pondé, é o grande nome que marcou a tarde de encerramento da quinta edição da Gramado Summit. O filósofo compartilhou preocupação com o excesso de cobranças no ambiente dos negócios.
“O futuro é agressivamente competitivo para as próximas gerações. Resultado disso é o dado de que já somos o país que mais consome ansiolíticos e outros remédios para transtornos de humor, ansiedade, depressão, aumento de desempenho e muito mais. Os estudos mostram o caráter ansiogênico das redes sociais porque somos medidos pelos likes. Outra mudança abrupta é o fim da vida privada e o medo da exposição. (…) É muito difícil não ser ansioso no mundo contemporâneo, pois nossa sociedade está baseada no projeto de controle de variáveis para entregar resultados e métricas”.
A palestra ainda destacou o debate sobre o Metaverso, no qual um mundo de fantasias seria monetizado. “O ato de monetizar relações, as redes sociais já mostrou como fazer. A aposta agora é monetizar a especulação e os delírios das pessoas em outras dimensões. Isso é de fato o Matrix”, ressalta.
Confira também:
“As empresas subestimam o departamento comercial”, destaca Thiago Concer na Gramado Summit 2022