Mercado

PÓS NRF da Ancar Ivanhoe apresenta 10 insights gerados na maior feira de varejo do mundo

Por Redação

06/03/2024 17h05

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Evento focou em estratégias úteis para o mercado local e inspirou o varejo a implementar criatividade, inovação e sustentabilidade

Na última terça-feira (5), no Teatro do Via Sul Shopping, a Ancar Ivanhoe reuniu cerca de 700 participantes no PÓS NRF 2024. O evento contou com a curadoria de conteúdo da Fast Forward Xperience e trouxe para o palco Mariana Carvalho, Sócia e Cofundadora da FFX, Guga Schifino, Diretor de Novos Negócios da Linx Stone Co. e Cofundador da FFX e Tiago Pessoas de Mello, CPO/CMO na Linx Stone Co. Além dos palestrantes presentes, os participantes puderam receber virtualmente as curadoras da FFX.Z, Júlia Xavier e Natália Schifino.

Evandro Ferrer, CEO Ancar

Dando boas vindas aos participantes, Evandro Ferrer, CEO da Ancar, falou sobre a chegada da empresa em Fortaleza e como ele viu de perto a evolução do mercado. Evandro soma 36 anos atuando no varejo e inspirou os profissionais presentes ao pontuar que “para gente ficar tanto tempo no setor, temos que fazer algo diferente sempre, e, não necessariamente acertar em tudo”.

Em sua 6ª edição, a PÓS NRF surgiu com o propósito de fornecer conteúdo para o mercado varejista nacional, com isso em mente, o evento foi sediado em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Cuiabá, Brasília, Porto Velho, Fortaleza, e, por fim, chega em Natal amanhã (7). 

Sobre isso, Evandro se despediu do palco em Fortaleza, e relembrou o propósito de reservar esse tempo para consumir informações.

“O que a gente quer é municiá-los de informações para que possam ajudar o mercado do varejo e consequentemente a Ancar Ivanhoe”, finaliza o CEO.

Para organizar a enxurrada de conhecimento fornecido na NRF, a FFX separou os dez principais insights gerados pela NRF 2024:

  1. Prepare-se para uma sociedade intergeracional;
  2. Construa uma jornada unificada;
  3. Trate cada loja como uma Flagship;
  4. Fomente conexões poderosas;
  5. IA é o novo básico;
  6. Monetize a atenção que você já tem;
  7. Busque a China como inspiração;
  8. Navegue no mundo híbrido;
  9. Adapte-se a Economia Circular;
  10. Entenda o novo paradoxo do varejo.

Mariana Carvalho no palco do PÓS NRF

Compreenda alguns insights

Sociedade Intergeracional
Introduzindo o primeiro insight, Natália Schifino mostrou gráficos que ilustram a representatividade de cada geração. Natália mostrou que apesar das tendências comportamentais para cada idade, as marcas devem enxergar o consumo intergeracional e não aplicar estratégias exclusivas para cada geração. 

“Ouvimos uma palestrante da NRF falando que o espectro geracional vai ser desmantelado, uma vez que as gerações estão se relacionando mais entre umas e as outras”, ressalta.

Por meio de aspectos demográficos, Natália demonstrou como a geração Z e Alpha estão influenciando o comportamento das demais gerações, uma vez que elas são nativas digitais e compreendem melhor as novas tecnologias.

“Vivemos uma sociedade intergeracional que é derivada por comportamentos da geração Z e Alpha”, pontua.

Por fim, Natália trouxe esclarecimentos para cada uma das gerações:

Slide 16 apresentação evento


Jornada unificada e Flagship

Mostrando o consumo como uma jornada híbrida, Tiago Pessoas de Mello trouxe o conceito Unified Commerce.

Tiago Pessoas de Mello no palco da PÓS NRF 2024

“Esse conceito pensa a partir da jornada do cliente, você coloca o cliente no centro e pensa como ele interage, como ele descobre o teu produto e pensa em criar novos formatos de compra, e isso, faz muita diferença”, inicia Tiago.

Para isso, Tiago pontua que é preciso compreender onde o cliente busca os produtos e como ele se comporta no seu tempo livre.



Slide 33 apresentação evento

Com comprovações estatísticas, Tiago evidenciou uma mudança no comportamento de consumo da sociedade, evidenciando que o cliente chega na loja física decidido sobre o que quer comprar.

“Com os dados podemos identificar que a pesquisa é digital e a compra é física”, fala Thiago. “O ‘o que’ nunca muda, o que muda é o ‘como’. Vocês, varejistas, precisam entender que, o ‘o que’ vocês fazem vai continuar o mesmo por muito tempo, mas o ‘como’ vocês entregam valor para o cliente e como chegam até o cliente, mudou. Se vocês não entenderem isso, é aí que temos um problema”, acrescenta.

Entrando no tópico de Flagship, Tiago pontua que é preciso compreender que os clientes devem ter um motivo para ir até a loja física. Para isso, o palestrante mostrou exemplos de lojas que compreendem esse conceito e fazem da sua loja uma estratégia de branding.

Segundo uma pesquisa realizada pelo palestrante da NRF, Lee Peterson, os clientes buscam nas lojas físicas: inspiração, descoberta, vendedores e vibração.

Conexões Poderosas

Sendo mais uma curadora da geração Z na FFX, Júlia Xavier, evidenciou que as marcas que querem estabelecer uma forte conexão com essa geração, não devem criar para eles, mas sim, criar COM eles.

“Não é mais sobre ‘vamos escutar essa nova geração’, mas é de fato colocar essa nova geração para dentro da marca. É sobre cocriar, termo que usamos muitas vezes na NRF, e queremos enfatizar que não é mais a marca criar para geração Z, mas junto com a geração Z”, destaca Júlia.

Para explicar esse insight, Júlia separou quatro cases do TikTok com empresas brasileiras, citando: 

  1. Carmed;
  2. Novex com o produto ‘Recarga de Queratina’;
  3. Brownie da Kopenhagen;
  4. Stone no Carnaval.

De olho na China

Guga Schifino, evidencia a tecnologia do varejo chinês, uma vez que apesar de possuir apenas um quinto das vendas globais de varejo, o comércio móvel chinês é líder mundial em vendas.

Slide 141 apresentação evento

Para exemplificar, Guga citou o impacto da Shein no setor de Fast Fashion, e, como negócio, superou grandes marcas como a Zara e H&M.

Guga Schifino no palco

“Ecommerce players chineses continuarão a revolucionar as compras online e forçarão os varejistas estabelecidos a responder a disrupção”, pontua Guga.

Economia Circular

Por fim, Mariana Carvalho, trouxe o ESG para a conversa e mostrou que em 2021, 21% das empresas criaram o setor ESG, em 2022, esse número subiu para 57%.

“Vimos na NRF CEOs e líderes de grandes empresas se movimentando e o que elas estão fazendo. Porém, esse é um movimento que deve ser realizado em conjunto, as empresas não devem construir estratégias sustentáveis isoladas, o trabalho deve ser feito em equipe, para gerar mais impacto”, destaca Mariana.

Citando um exemplo, Mariana trouxe a parceria entre a Pepsico e o Walmart em prol da agricultura regenerativa, e instigou os participantes a pensarem em parcerias com outras empresas.

“É muito importante que vocês pensem dessa forma também. De alguma maneira vocês serão cobrados em relação a isso, seja pelo seu público ou clientes”, pontua.

Para conferir as fotos do evento, clique aqui.