Mercado

Pós-Unifor abre inscrições para sua nova turma do MBA em Inteligência de Mercado

Por Redação

05/05/2025 16h53

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Com duração de 21 meses, curso é voltado para profissionais das áreas de Administração, Marketing, Publicidade, Economia, Comercial e áreas afins

A Pós-Unifor abre inscrições para nova turma do MBA em Inteligência de Mercado. O curso – voltado para profissionais das áreas de Administração, Marketing, Publicidade, Economia, Comercial e áreas afins – tem o objetivo de fomentar a capacidade competitiva das organizações por meio de conhecimentos, ferramentas e práticas de inteligência competitivas. Os alunos aprenderão a planejar e implementar soluções estratégicas com foco em resultados, incluindo pesquisa de mercado, análise de dados e trade marketing.

A Inteligência de Mercado é uma ferramenta altamente aplicável a profissionais de diferentes mercados porque oferece uma base sólida para decisões estratégicas em qualquer setor. Independentemente da área — seja varejo, saúde, tecnologia, imobiliário, financeiro ou indústria — todos enfrentam desafios relacionados à concorrência, comportamento do consumidor, tendências e mudanças regulatórias. Profissionais capacitados em inteligência de mercado conseguem analisar esse ambiente com profundidade, identificar oportunidades específicas para seu segmento e propor ações mais eficazes, seja na gestão de produtos, na definição de preços, no posicionamento da marca ou na expansão de mercado. É uma competência versátil e transversal que potencializa resultados e gera diferencial competitivo, independentemente do contexto de atuação”, explica Nayane Monteiro, Coordenadora da Pós-Unifor.

O MBA em Inteligência de Mercado da Pós-Unifor tem duração de 21 meses, com início neste mês de maio e término em março de 2027. A carga horária total é de 430 horas – 406 obrigatórias e 24 optativas -, dividida em cinco módulos que incluem: contextualização de inteligência de mercado; coleta, gestão e análise de dados; ferramentas de inteligência de mercado; e projeto final.

As aulas – ministradas por tutores renomados como Gal Kury, Alexander Ponce, Pedro Brito, Camila Coutinho, Danielli Monteiro, Adamir Bezerra dentre outros – ocorrerão presencialmente às segundas e quartas-feiras na Sala B08 do Bloco B, no período da noite, das 19h às 22h.

O conhecimento em inteligência competitiva pode fazer uma diferença significativa para o profissional ao ampliar sua capacidade analítica, estratégica e de tomada de decisão com base em dados concretos. Esse domínio permite que ele identifique oportunidades de mercado, antecipe ameaças, compreenda melhor o comportamento dos concorrentes e contribua ativamente para decisões que impactam diretamente os resultados do negócio. Além disso, fortalece sua atuação como agente de inovação e diferenciação dentro da empresa, aumentando seu valor estratégico e sua empregabilidade em um mercado cada vez mais orientado por dados, agilidade e competitividade. Trata-se de uma competência-chave para quem deseja ocupar posições de liderança e protagonismo em ambientes corporativos dinâmicos, pontua Nayane Monteiro.

Os interessados em se matricular no MBA em Inteligência de Mercado deverão apresentar cópia do diploma de ensino superior, histórico escolar e documentos de identificação. As inscrições podem ser feitas online no site da Pós-Unifor.