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Posicionamento e identidade visual das marcas são fatores importantes para 54% dos brasileiros, segundo pesquisa

Publicado em

23/10/2023 10h27

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Estudo revela quais aspectos são determinantes para fidelizar o público, e aqueles que podem afastar o consumidor

Sabendo da importância da comunicação e da identidade para as marcas, e buscando entender a relevância dessas esferas para os consumidores, o Guia dos Melhores, plataforma de avaliação de produtos online, realizou uma pesquisa com brasileiros de todas as idades e regiões do país para entender o quanto o posicionamento, os valores e a aparência de uma marca influenciam no momento de compra e ajudam na fidelização do consumidor.

A pesquisa revela que a comunicação, incluindo posicionamento, mensagem e valores, e a identidade visual de uma marca são fatores significativos para 54% dos consumidores. As respostas positivas equivalem aos 27% dos entrevistados que consideram o fator como bastante importante no momento de escolha e de consumo, e aos 26% que pensam que a questão é determinante, sendo que só consomem de marcas com as quais se identificam com a identidade. Para 17% dos respondentes, esses quesitos são critério de desempate quando estão na dúvida entre produtos ou serviços; para 14% não é algo tão importante, mas pode interferir na decisão de consumo de um produto, e apenas 6% disse não considerar esses pontos nem um pouco importantes e que eles não interferem em suas decisões de compra.

Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores, analisa as informações a partir de uma perspectiva do dia a dia do consumidor.

“Sabemos que, na correria diária, muitas vezes o cliente não se atém tanto à identidade das marcas, mas é muito importante saber que o consumidor realmente dá importância para essas questões, conforme podemos ver a partir dos dados da pesquisa. Esse ponto é muito relevante pois sabemos o quanto grandes marcas investem em suas identidades e em marketing, e isso pode ser um forte diferencial para marcas menores se destacarem no mercado”, comenta Scherer.

Quando se fala de comunicação, existem muitos aspectos que buscam conectar as marcas com seu público. No entanto, algumas dessas estratégias podem ter mais ou menos apelo de acordo com perspectivas geracionais, financeiras ou regionais.

De acordo com o estudo, entre os aspectos mais importantes para as marcas transmitirem por meio de sua comunicação escrita e visual estão o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade, indicado por 57% dos entrevistados; possuir uma identidade visual agradável, segundo 50% dos respondentes; possuir missão e valores alinhados com o do cliente, citado por 43%; estar alinhado com o estilo de vida do consumidor, de acordo com 39%, e ter compromisso com a diversidade, para 36% dos perguntados.

Mas assim como existem aqueles pontos determinantes para que o consumidor se sinta atraído por uma marca e motivado e consumir seus produtos, há também aqueles que desestimulam o público a seguir comprando. 

Segundo o levantamento, os pontos mais determinantes para que se deixe de utilizar uma marca da qual se costumava consumir:

  • Mau atendimento ou suporte por parte da marca, indicado por 57%;
  • Aumento de preço dos produtos ou serviços, para 55% dos respondentes;
  • Alteração na composição do produto, como mudança de ingredientes ou de materiais, citado por 52% dos entrevistados;
  • Polêmicas negativas em relação à marca, escolhido por 42%;
  • Diminuição do tamanho do produto, apontado por 35%. 

“É indispensável para as marcas entenderem que elas precisam seguir aqueles valores a que se propõem. Se uma empresa diz ter compromisso com a diversidade, é imprescindível que ela realize ações que realmente demonstrem esse engajamento. Atualmente, o público está muito atento a essas iniciativas, e não seguir com as missões propostas pode ter o efeito contrário e afastar o consumidor”, explica Scherer.

Entre as mudanças que mais causam impacto ou que mais são percebidas pelos consumidores:

  • Estão as alterações em apresentações de embalagens de produtos, segundo 40% dos entrevistados;
  • Modificações no logotipo, citado por 22%;
  • Variações em propagandas e anúncios, indicado por 14%;
  • Alterações em ícones de celular, segundo 12% dos respondentes.