Os calangos permitem uma regionalização natural e autêntica das ações de marketing, além de uma aproximação natural com os brasileiros
Lançada no último sábado (9) com um filme na TV Globo, a campanha dos Postos Petrobras anunciam dois novos mascotes para estrelar suas campanhas publicitárias. O novo filme é a primeira aparição na mídia de Lu e Brás, uma dupla de calangos que representa a agilidade, a versatilidade e a energia contagiante dos brasileiros, dos quais mais de 30 milhões passam mensalmente pelos postos da rede.
A nova campanha chega para sustentar o objetivo da Vibra, líder do mercado de distribuição no país e licenciada exclusiva da marca Petrobras, de querer transformar a experiência dos clientes que passam pelos postos. Com os novos mascotes, a companhia vai reforçar seu ecossistema de marcas e produtos e ampliar o papel do posto para além do abastecimento, fazendo dos Postos Petrobras um verdadeiro centro de conveniência, um lugar para convívio, com solução e serviços, atendendo às necessidades e desejos de um público cada vez mais exigente.
A escolha do calango como mascote não foi por acaso nessa estratégia. A Vibra e a agência Africa querem quebrar os padrões da comunicação desse segmento, trazendo personagens memoráveis e que engajem os clientes, revendedores e equipes dos postos. A campanha apresenta o novo posicionamento dos Postos Petrobras: “A gente tem a energia do brasileiro”.
“Esse novo posicionamento já aparecia de forma sutil em nossas campanhas desde o ano passado, mas agora é oficial. Buscamos fugir do lugar comum das tradicionais campanhas publicitárias sobre postos de combustível e trazer uma perspectiva diferente. Escolhemos trazer a magia para a rede de postos, brincar com o lúdico e conectar com toda a família que frequenta o ecossistema dos nossos postos, que passa a ser parte da rotina da vida dos clientes”, explica Vanessa Gordilho, vice-presidente de Negócios, Produtos e Marketing da Vibra.
Desde o ano passado a Vibra já vem inovando nas campanhas dos Postos Petrobras, com ações como a “dancinha no posto”, que teve grande repercussão no TikTok, trazendo diversidade e modernização para a comunicação do segmento.
Por estarem presentes em todo o Brasil, assim como os Postos Petrobras, os calangos permitem uma regionalização natural e autêntica da campanha, além de uma aproximação genuína com os brasileiros de todas as regiões. E a dupla estará presente em muitas ações a partir de agora:
“A Lu e o Brás representam a riqueza natural do nosso país, a diversidade e adaptabilidade do nosso povo e a perseverança em tempos desafiadores. Eu estou totalmente apaixonada por eles e pelas possibilidades que poderemos entregar para os clientes. A partir de agora, eles vão integrar a comunicação de todas as marcas que ficam embaixo da testeira do posto, seja nas campanhas tradicionais ou nas redes sociais, eles serão nossos verdadeiros influenciadores. Eles têm um potencial de engajamento enorme e já estamos trabalhando em ações promocionais, já pensou como eles ficarão lindos como itens colecionáveis?”, antecipa Vanessa.
“Inovamos no meio publicitário do nicho, nenhum outro posto tem dois personagens tão carismáticos como os novos mascotes – e nenhum animal representa tão bem o Brasil quanto o calango. Assim como os Postos Petrobras, eles estão presentes por todo o território nacional, são ágeis, espertos, cheios de energia e possuem as cores verde e amarelo”, afirma Márcio Santoro, sócio, copresidente e CEO da Africa Creative.
Criados pela Africa em colaboração com a produtora Saigon, cada personagem tem sua própria personalidade, mas compartilham a paixão pela marca por meio das cores e energia dos Postos Petrobras. Eles dão vida ao novo conceito do posto e apresentarão ao público uma perspectiva diferente: apesar de pequenos, os calangos revelarão o cotidiano dos postos de uma forma grandiosa, explorando lugares que os consumidores nem sempre estão acostumados a ver.
Os novos mascotes foram anunciados durante o Vem de Vibra, evento para a revenda realizado no Rio de Janeiro, durante os dias 28 e 29 de fevereiro, e tiveram seus nomes escolhidos por meio de uma votação com os cinco mil participantes do evento.
A campanha já está disponível em OOHs espalhados pelas cidades de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Porto Alegre e Curitiba.