Com a busca cada vez permanente por uma melhor qualidade de vida para todas as idades, o esporte para pessoas longevas, na chamada categoria “master”, tem obtido um grande crescimento nos últimos anos, dispondo de eventos dedicados exclusivamente a ex-atletas profissionais e entusiastas de várias modalidades esportivas com idade mais avançada. Em contraposição a isso, estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 40,3% dos adultos no Brasil se declaram sedentários, situação que, em regra, aumenta o risco do desenvolvimento de doenças crônicas e cardiovasculares no decorrer da vida de homens e mulheres, em especial com o passar dos anos.
Tal realidade está longe de ser uma questão de foro apenas individual, uma vez que esses hábitos acabam por representar um decréscimo anual de cerca de R$ 300 milhões à economia nacional, em forma de prejuízo ao Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com pesquisa recente da Universidade Federal Fluminense.
Para quem opta pela via contrária, o aumento na expectativa de vida passa a ser uma condição esperada, conforme dados divulgados no British Journal of Sports Medicine. O estudo revelou que pessoas que se mantêm fisicamente ativas apresentam um risco até 50% menor de desenvolver doenças cardiovasculares e até 30% menor de adquirir condições crônicas, como o diabetes tipo 2.
Aliada a tudo isso, a prática regular de exercícios beneficia a saúde mental, prevenindo o declínio cognitivo, a depressão e a ansiedade. Ou seja, se traduz em qualidade de vida por mais tempo na vida do indivíduo e, por consequência, mais tempo de idade produtiva. Lembrando que, segundo o último Censo, de 2021, 14,7% da população brasileira – aproximadamente 32,1 milhões de pessoas – estão acima dos 60 anos. Um mercado dos mais expressivos.
Torneio Master de Vôlei no Sesc
Se a evolução dos dados positivos nos campos da saúde e da economia é viabilizada na opção pela chamada vida “fitness”, para quem busca uma dose extra de competição, foi pensada a 2ª edição do Torneio Master de Vôlei (35+), que ocorre de 16 de setembro a 15 de outubro, no Ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc) Fortaleza. Uma oportunidade para atletas com 35 anos completos ou mais demonstrarem suas habilidades nas quadras.
Para o torneio, que recebe tanto o público feminino como o masculino, as categorias são estabelecidas a cada cinco anos, abrangendo participantes de 35, 40, 45, 50, 55 anos e assim por diante.
A competição, que promove a atividade física e o desenvolvimento do voleibol no Estado do Ceará, espera reunir cerca de 600 atletas, ex-atletas e profissionais da área, motivando entusiastas de longa data e amadores a se juntarem à disputa.
DATAS DO TORNEIO:
16/09 (Sábado) – Fase Classificatória Feminina
17/09 (Domingo) – Fase Classificatória Feminina
30/09 (Sábado) – Fase Classificatória Masculina
01/10 (Domingo) – Fase Classificatória Masculina