Nos últimos meses tenho percebido um crescimento na demanda para contratação de profissionais de marketing para as empresas, inclusive empresas que estão criando seus “departamentos” de marketing, isto me enche de alegria, pois significa uma evolução da nossa profissão, eu mesmo recebi cinco demandas nos últimos quatro meses.
A questão, entretanto, antiga até, é que as pessoas não sabem o que é ou o que faz o marketing.
– Bosco estou contratando um profissional de marketing, você tem alguém para indicar?
– Para fazer o que? Pergunto, já carimbado com a problemática.
– Ora, para fazer e cuidar do marketing da empresa. Responde meu interlocutor meio decepcionado com a pergunta.
Insisto:
– Para fazer o que exatamente?
E aí, meus amigos, recebo as mais variadas respostas, do tipo: “para cuidar das nossas redes sociais” é a mais comum, mas existem outras… fazer eventos, criar apresentações, tirar fotos, fazer propaganda e, por aí vai.
As pessoas confundem marketing com propaganda, designer, social mídia, trade, até mesmo com promotor de eventos. Uma confusão!
Sabe o que é o pior? Nas seleções que participo como entrevistador, recebo currículos onde as pessoas afirmam ter trabalhado como gerentes de marketing, responsáveis pelo marketing da empresa tal, coordenadores de marketing, assessores de marketing, especialistas em branding, entre outros. Mas quando vou entrevistar esses profissionais, percebo que muitos não entendem nada de marketing, foi colocado marketing em suas funções por entender de redes sociais, serem criativos, saberem desenhar, escreverem bem, além de outros fatores similares.
Uma tristeza, mas ao mesmo tempo, uma oportunidade.
Aliás, uma baita oportunidade para ensinar e capacitar um mercado profissional em ascensão e em crescimento.
Precisamos formar profissionais de marketing para as empresas do Ceará! Existe mercado, existe demanda, mas falta formação.
Vamos em frente.