Responsabilidade

Prefeitura de Caucaia e Senac formam 1ª turma de Programadores de Sistemas em março

Por Redação

28/02/2023 09h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Graças a parceria 44 jovens estão sendo beneficiados com cursos de educação profissional, visando à inserção no mercado de trabalho

 

Estão em andamento duas turmas de qualificação em Programação de Sistemas, sendo a data final para uma delas em março. Já a turma de Matemática Aplicada à Lógica Computacional, foi concluída esse mês.

 

Os cursos integram o programa Ninho de Desenvolvedores (PNDEVs) e as aulas acontecem no Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (Cateq). De acordo com o instrutor, Tarik Ponciano, o objetivo é formar pessoas desenvolvedoras para atender à demanda tecnológica da região, além de capacitar e fomentar o espírito empreendedor dos participantes. 

 

A qualificação profissional em Programador de Sistemas proporciona uma formação completa, permitindo que o aluno inicie com conhecimentos básicos e conclua o curso apto a atuar na área. Já o de Matemática Aplicada à Lógica Computacional, por sua vez, foi desenvolvido como programa sócio profissional para auxiliar quem tem interesse em seguir essa carreira, mas precisa de reforço nos conhecimentos em matemática, lógica e álgebra.

 

O perfil das turmas é diversificado, reunindo alunos entre 18 e 35 anos.

 

“Alguns já possuem experiência na área, vindos de cursos técnicos ou de graduação relacionados à programação, mas a maioria busca ingressar em um novo mercado de trabalho”, conta o instrutor.

 

A secretária executiva da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST) de Caucaia, Izabel Calado, comenta alerta os interessados no curso sobre a alta demanda de profissionais na área.

 

“Há uma demanda grande no mercado de trabalho nessa área e, muitas vezes, as empresas não encontram profissionais capacitados. Estamos formando uma turma de Programador de Sistemas e, esperamos que os nossos alunos sejam contratados por empresas dentro e fora do país”, comenta.

 

Por meio de parceria com o Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (Cateq), os formados que se destacarem serão encaminhados para vagas de emprego em empresas da Região.

 

 “Contamos que o empresariado, de uma forma geral, olhe para esses jovens e dê as oportunidades que eles merecem”, conclui a secretária.

 

Para mais informações, visite o site oficial.

 

Confira também: