Premiação

Prêmio Abradi comemora 10 anos com mudança estrutural para acompanhar evolução do setor

Por Redação

27/10/2025 10h09

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O Oscar do Digital Brasileiro inicia fase de inscrições para sua 10ª edição no dia 3 de novembro, com mudança importante em seu regulamento

A Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) inicia, em 3 de novembro, as inscrições para o Prêmio Abradi 2026, celebrando uma década de reconhecimento e evolução no mercado de comunicação digital. O marco histórico vem acompanhado de uma mudança estrutural que reposiciona a premiação como um termômetro ainda mais apurado do setor: a migração das categorias de “áreas de atuação” para “segmentos de mercado”.

A alteração reflete a complexidade atual dos negócios e o nível de especialização atingido pelas agências, que precisam se aprofundar cada vez mais nas variações de cada especialidade. “Mesmo na décima edição, nosso prêmio continua inovando. Neste ano, estamos apostando em um formato que valoriza a segmentação do mercado e reconhece o amadurecimento do digital. Cada setor tem suas particularidades, e faz sentido que isso também seja refletido na avaliação dos cases”, explica Carolina Morales, vice-presidente da Abradi.

Segundo a executiva, esse movimento busca ampliar a participação. “Com a segmentação, o prêmio se aproxima dos anunciantes, permitindo, por exemplo, que a agência que atende um McDonald’s, concorra com outros cases do setor alimentício. É um formato que será testado em 2026, e estamos com o objetivo de atrair ainda mais a comunidade digital”, completa.

Especialização e visibilidade de marcas

O novo formato aplica-se à premiação de Agências, que passa a contar com 11 categorias segmentadas por mercado, como melhor case Automotivo, de Saúde e de Governo. O regulamento atualizado garante que todos os trabalhos serão avaliados por critérios padronizados de acordo com o segmento em que atuam, conferindo maior clareza e transparência ao processo de julgamento.

A vice-presidente da entidade reforça que a alteração estratégica aumenta a representatividade e a visibilidade não apenas das agências parceiras, que continuam sendo o foco da inscrição, mas também das marcas atendidas. As 17 categorias do Prêmio Abradi 2026 estão divididas entre 6 classificações para profissionais e 11 para cases focados em segmentos de mercado para agências.

Os profissionais serão reconhecidos nas áreas de Customer Experience, Diretor de Arte, Gestor de Mídia/Tráfego, Gestor de Projetos/Atendimento, Redator/Copywriter e Social Media. Já as agências competirão com cases específicos em seus respectivos mercados: Alimentos e Bebidas, Automotivo, Beleza e Cuidados Pessoais, Construção Civil e Imobiliário, Educação, Governo, Instituições Financeiras, Marketplace, Saúde e Bem-estar, Social (Responsabilidade Social) e Turismo.