Influência

Prêmio Caboré 2021: uma análise por Sílvio César

Por Redação

09/12/2021 14h34

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

O publicitário de larga experiência no mercado cearense compartilha com o Nosso Meio sua análise sobre o resultado da premiação que é o Oscar da comunicação no Brasil.

 

Na segunda-feira (06), aconteceu a cerimônia do Prêmio Caboré no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo. Pelo 42º ano, a premiação reconhece os profissionais e empresas de comunicação, mídia e marketing que se destacaram ao longo do ano.

 

Os vencedores foram escolhidos em votação aberta aos assinantes do Meio & Mensagem e auditada pela PWC. Os três indicados em cada categoria do prêmio são selecionados pelos editores do Meio & Mensagem, após um processo de consulta a líderes do mercado e análises editoriais das trajetórias e fatos recentes envolvendo profissionais e empresas dos segmentos contemplados.

 

Conheça as 14 categorias e os seus respectivos vencedores:

 

Dirigente da indústria da comunicação

Sergio Gordilho (AFRICA)

concorreram Eduardo Simon (GALERIA) e Fátima Pissara (MYND)

 

Profissional de veículo

Manzar Feres (GLOBO)

concorreram Cris Moreira (BAND) e João Binda (YAHOO)

 

Serviço de marketing

Spark

concorreram Mooc e Think Eva

 

Profissional de inovação

Samantha Almeida (GLOBO)

concorreram Helisson Lemos (VIA) e Gian Martinez (WINNIN)

 

Profissional de atendimento

Fernanda Tedde (ALMAPBBDO)

concorreram Claudio Kalim (TECH AND SOUL) e Fabio Brito (LEO BURNETT TAILOR MADE)

 

Veículo de comunicação – Produtor de conteúdo

Porta dos Fundos

concorreram R7 e SBT

 

Produção

Endemol Shine Brasil

concorreram Stink e Iconoclast

 

Profissional de mídia

Vanessa Gianotti (OGILVY)

concorreram César Toledo (SUNO) e Tiago Santos (FCB)

 

Veículo de comunicação – Plataforma de mídia

TikTok

concorreram Eletromidia e YouTube

 

Profissional de planejamento

Gabriela Rodrigues (SOKO)

concorreram Agatha Kim (BETEC/HAVAS) e Sumara Osório (VMLY&R)

 

Profissional de marketing

Poliana Sousa (COCA-COLA)

concorreram Eliana Cassandre (GRUPO PETRÓPOLIS) e João Branco (MCDONALD’S)

 

Profissional de criação

Mariana Sá (WMcCANN)

concorreram Benjamin Young(DPZ&T) e Felipe Silva (GANA)

 

Anunciante

Vivo 

concorreram Avon e iFood

 

Agência de comunicação

Publicis 

concorreram Gut e Soko

 

O publicitário cearense Sílvio César tem larga experiência no mercado da propaganda, com atuação como coordenador da área de criação de agência, diretor de arte, copywriter, editor de vídeo e motion designer. O especialista fez algumas considerações sobre o resultado do Prêmio Caboré 2021.

 

“Pode-se considerar que o Prêmio Caboré é o Oscar da comunicação brasileira. Vendo o volume de mídia que os concorrentes produzem para pedir votos, percebe-se que é a mais pura verdade. Um verdadeiro retrato do momento da comunicação do país”, ressalta Sílvio César.

 

Entre os vencedores de 2021, temos o Tick Tock como ganhador na categoria Veículo de comunicação – Plataforma de mídia, vencendo concorrentes como a Eletromidia e o YouTube.

 

“ Isso aponta para outras formas e formatos em que marcas podem estabelecer conexões com seu público. O nêmesis de Mark Zuckerberg provou que é a onda do momento, por mais que muitos achem ainda que é uma rede social de gente que faz dancinha”, destaca.

 

O Porta dos Fundos derrotou R7 e SBT, dois tradicionais veículos na categoria Veículo de comunicação – Produtor de conteúdo.  

“Um canal de comédia venceu dois dinossauros da mídia. Veja o que o Porta faz para as marcas que fazem sinergia com suas ideias para entender que tipo de conexão verdadeira com o público pode ser feita, sem parecer forçada ou fake. Esses dois exemplos mostram como o Caboré aponta para o futuro. Ou o agora, e isso já está acontecendo. Não é à toa que o slogan da campanha de divulgação desse ano foi ‘Amadores anseiam pelo futuro. Nós nos preparamos para ele’. Não é mais esperar para ver. É fazer para ver”, resume Silvio. 

 

Créditos imagem em destaque: Eugenio Goulart

 

Confira também: