O publicitário de larga experiência no mercado cearense compartilha com o Nosso Meio sua análise sobre o resultado da premiação que é o Oscar da comunicação no Brasil.
Na segunda-feira (06), aconteceu a cerimônia do Prêmio Caboré no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo. Pelo 42º ano, a premiação reconhece os profissionais e empresas de comunicação, mídia e marketing que se destacaram ao longo do ano.
Os vencedores foram escolhidos em votação aberta aos assinantes do Meio & Mensagem e auditada pela PWC. Os três indicados em cada categoria do prêmio são selecionados pelos editores do Meio & Mensagem, após um processo de consulta a líderes do mercado e análises editoriais das trajetórias e fatos recentes envolvendo profissionais e empresas dos segmentos contemplados.
Conheça as 14 categorias e os seus respectivos vencedores:
Dirigente da indústria da comunicação
Sergio Gordilho (AFRICA)
concorreram Eduardo Simon (GALERIA) e Fátima Pissara (MYND)
Profissional de veículo
Manzar Feres (GLOBO)
concorreram Cris Moreira (BAND) e João Binda (YAHOO)
Serviço de marketing
Spark
concorreram Mooc e Think Eva
Profissional de inovação
Samantha Almeida (GLOBO)
concorreram Helisson Lemos (VIA) e Gian Martinez (WINNIN)
Profissional de atendimento
Fernanda Tedde (ALMAPBBDO)
concorreram Claudio Kalim (TECH AND SOUL) e Fabio Brito (LEO BURNETT TAILOR MADE)
Veículo de comunicação – Produtor de conteúdo
Porta dos Fundos
concorreram R7 e SBT
Produção
Endemol Shine Brasil
concorreram Stink e Iconoclast
Profissional de mídia
Vanessa Gianotti (OGILVY)
concorreram César Toledo (SUNO) e Tiago Santos (FCB)
Veículo de comunicação – Plataforma de mídia
TikTok
concorreram Eletromidia e YouTube
Profissional de planejamento
Gabriela Rodrigues (SOKO)
concorreram Agatha Kim (BETEC/HAVAS) e Sumara Osório (VMLY&R)
Profissional de marketing
Poliana Sousa (COCA-COLA)
concorreram Eliana Cassandre (GRUPO PETRÓPOLIS) e João Branco (MCDONALD’S)
Profissional de criação
Mariana Sá (WMcCANN)
concorreram Benjamin Young(DPZ&T) e Felipe Silva (GANA)
Anunciante
Vivo
concorreram Avon e iFood
Agência de comunicação
Publicis
concorreram Gut e Soko
O publicitário cearense Sílvio César tem larga experiência no mercado da propaganda, com atuação como coordenador da área de criação de agência, diretor de arte, copywriter, editor de vídeo e motion designer. O especialista fez algumas considerações sobre o resultado do Prêmio Caboré 2021.
“Pode-se considerar que o Prêmio Caboré é o Oscar da comunicação brasileira. Vendo o volume de mídia que os concorrentes produzem para pedir votos, percebe-se que é a mais pura verdade. Um verdadeiro retrato do momento da comunicação do país”, ressalta Sílvio César.
Entre os vencedores de 2021, temos o Tick Tock como ganhador na categoria Veículo de comunicação – Plataforma de mídia, vencendo concorrentes como a Eletromidia e o YouTube.
“ Isso aponta para outras formas e formatos em que marcas podem estabelecer conexões com seu público. O nêmesis de Mark Zuckerberg provou que é a onda do momento, por mais que muitos achem ainda que é uma rede social de gente que faz dancinha”, destaca.
O Porta dos Fundos derrotou R7 e SBT, dois tradicionais veículos na categoria Veículo de comunicação – Produtor de conteúdo.
“Um canal de comédia venceu dois dinossauros da mídia. Veja o que o Porta faz para as marcas que fazem sinergia com suas ideias para entender que tipo de conexão verdadeira com o público pode ser feita, sem parecer forçada ou fake. Esses dois exemplos mostram como o Caboré aponta para o futuro. Ou o agora, e isso já está acontecendo. Não é à toa que o slogan da campanha de divulgação desse ano foi ‘Amadores anseiam pelo futuro. Nós nos preparamos para ele’. Não é mais esperar para ver. É fazer para ver”, resume Silvio.
Créditos imagem em destaque: Eugenio Goulart
Confira também:
- ACADi elege nova diretoria e lança 3ª edição do Prêmio Juan Vazquez
-
Miligrama Design vence prêmio ABEDESIGN com cervejaria Capitosa
-
Profissionais e estudantes da Comunicação recebem Prêmio Gandhi