Visando estimular e premiar matérias jornalísticas com temáticas relacionadas ao varejo, o Prêmio CDL de Comunicação é uma iniciativa que propõe a cada ano um tema central, e nesta edição o tema é ” O Varejo em um Novo Tempo”. As inscrições acontecem até dia 3 de março e o prêmio abrange 6 categorias, sendo elas: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Cinemagrafia e Webjornalismo. O Prêmio também homenageia jornalistas renomados com o ‘Troféu José de Alencar’ e na edição de 2021 o homenageado será o Jornalista Eliomar de Lima.
O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da COVID-19, que revelou as fragilidades e potencialidades das nações, assim como as do varejo. Muitos se viram atrasados em relação à transformação digital, e outros em conhecer realmente seus consumidores. Mas o que realmente o ano de 2020 mostrou foi que o varejo se encontra em um novo tempo, que comprova diversas tendências que já vinham sendo apresentadas, como a importância das lojas físicas e digitais, dos serviços, do uso dos dados e informações dos consumidores para personalizar a oferta de produtos e serviços, da adoção das tecnologias existentes para tornar a compra mais rápida, fácil e segura. Esse tempo mostra que o consumidor, com seu celular na palma da mão, também tem mobilidade, mesmo sem sair de casa, uma vez que tem acesso às empresas, aos produtos e aos serviços 24 horas através do comércio eletrônico.
No ano de 2021 será preciso observar as lições aprendidas e buscar evoluir para esse novo tempo, em que o contato físico não é mais o único caminho, uma vez que o mundo, e não diferentemente empresas e consumidores, são cada vez mais digitais. Nesse movimento, o desafio será ser digital sem perder a essência humana. Quem sobreviveu em 2020, precisa preparar com urgência um canal de venda, utilizando o melhor da tecnologia.
Confira o vídeo que o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, comunica o lançamento do Prêmio CDL de Comunicação 2021 e dá mais detalhes sobre.